Lipoaspiração: Como funciona esse procedimento


A lipoaspiração é um procedimento estético muito conhecido, principalmente por pessoas que não estão satisfeitas com  o seu corpo e cogitam a possibilidade de se submeter à cirurgia. Mas se você ainda tem dúvidas sobre a lipoaspiração saiba tudo nesse artigo e tire suas dúvidas sobre o procedimento.

É necessário saber de algumas coisas antes de se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração. Este  procedimento cirúrgico é uma intervenção que tem como objetivo  retirar a gordura com objetivo estético.  Como se trata de uma cirurgia é preciso ter alguns cuidados e atenções, antes e depois. A lipo deve ser feita em um centro cirúrgico, com anestesia geral, e deve ser  executada por um médico cirurgião plástico devidamente formado,  especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP.

lipoaspiração

Como funciona a lipoaspiração

A lipoaspiração é indicada quando a pessoa está próxima de seu peso ideal. Grandes volumes de gordura extraídos podem ser nocivos, o que aumenta o perigo. A cirurgia indicada para retirar grandes volumes de gordura é a cirurgia bariatríca.  A lipoaspiração, a princípio, promove  a melhora da  forma e elimina algumas gorduras localizadas que são difíceis de serem corrigidas apenas com exercício físico e dieta. Nunca para perder peso, pois a lipoaspiração não dá o resultado sozinha. Antes de qualquer coisa você deve fazer um programa, de condicionamento físico antes e depois da operação, para trabalhar a musculatura. O cirurgião vai trabalhar na camada adiposa, ou seja, onde está a gordura.

A lipoaspiração não é considerada um tratamento para obesidade, nem um tratamento para o emagrecimento. Seu objetivo é a modelagem corporal e não a eliminação de peso. Além disso a lipoaspiração não é um procedimento simples, por mais que nos últimos tempos ela tenha ganhado cada vez mais adeptos, porém como qualque outro tipo de cirurgia envolve riscos e cuidados especiais.


Esses cuidados fazem toda a diferença. A grande maioria das complicações ocorridas acontece por que um desses itens foi desprezado. Pelo menos 40 dias antes da cirurgia, não se deve fazer uso excessivo de álcool ou drogas , inclusive o cigarro, se deve ter uma alimentação adequada e estar com a saúde em dia, ou seja, não apresentar casos de anemia e infecções. Nos casos de diabéticos e hipertensos, é necessário que estes quadros estejam controlados, e que seja apresentado um laudo liberando o paciente para ser submetido ao procedimento.

lipo_tecnica_12_gr1

Cuidados antes  da lipoaspiração

Como já dito  para que ocorra tudo bem na lipoaspiração é preciso alguns cuidados específicos. Antes mesmo  da cirurgia e necessário realizar uma  consulta de avaliação pois é nela que o cirurgião plástico faz uma análise do histórico de saúde do paciente, inclusive familiar. De acordo com esta avaliação e com os exames pré operatórios, o cirurgião pode saber se você  está apto para realizar a cirurgia com segurança.

Se você decidiu fazer a lipoaspiração é necessário evitar qualquer remédio contendo ácido acetil salicílico como AAS, Aspirina, Melhoral, Somalgin, Alka-Seltzer, Cafiaspirina, Cibalena, Coristina, Doril, Engov, Migrane, Sinutab, Sonrisal, Superhist, Vasclin), vitamina E ou qualquer tipo de complexo vitamínico, medicação homeopática ou floral, pelo menos nas duas semanas que antecedem à cirurgia, pois poderão interferir no processo de coagulação e causar sangramentos. Isto inclui Arnica, Arruda, Babosa (Aloe Vera), Gingko-Biloba, Ginseng, Guaco, Alho, Gengibre, Buchinha, Erva de Bicho, Bromelaína, Kava Kava, Omega 3, Valeriana, Erva de São Jorge, Erva de São João, Mirra, Tinguaciba, Hiperico, Hipericão, Ibitipoca, Dong Quai, Ásaro, Angelica, Púrpura, Ephedra, Ma Huang, Matricária, Sulfato de Glucosamina (para artrite e osteoporose), Hidrates, Alcaçuz, Glicírriza, Saw Palmetto, Serenoa, Sabal. A cirurgia também não poderá ser realizada caso o paciente esteja utilizando qualquer tipo de anticoagulante.

Pra quem curte ler sobre alimentaçao sugiro nosso artigo sobre os carboidratos

Então leitores, espero que tenham tirado suas dúvidas sobre a lipoaspiração. Qualquer questão deixe nos comentários.