Lichia é super nutritiva e contém propriedades capazes de auxiliar o organismo em diversas funções. Por ser pouco calórica, também pode substituir doces nas dietas de emagrecimento, conheça!
Aqui em nosso site, volta e meia falamos sobre como algumas frutas e compostos da natureza podem nos ajudar, foi assim com o goji berry e também com o extrato de hibisco. Mas hoje, vamos comprrender melhor sobre essa fruta da moda que é a lichia. A lichia não é uma fruta tipicamente brasileira, mas já é cultivada no nosso país há de 200 anos. Como a época de colheita acontece entre os meses de novembro e março, a procura pela fruta durante o verão é muito grande, já que ela pode ajudar a manter o corpo hidratado e a controlar o peso.
Nutrientes da Lichia
A lichia é uma fruta com casca dura e avermelhada, polpa branca e doce e um caroço pequeno. Todas essas partes são comestíveis e oferecem benefícios à saúde, na China e no Japão, por exemplo, são feitos chás com a casca da lichia e um pó analgésico com a semente.
A fruta é rica em vitamina C, potássio, ferro e fibras. Ela mostra efeito positivo contra o acúmulo de gordura devido a essas características, além disso, a cianidina encontrada na polpa e na casca da lichia reforça o processo de emagrecimento e promovem a quebra da gordura abdominal.
Outro diferencial da lichia é o sabor doce e a pouca quantidade de calorias. A cada 6 unidades consumidas, menos de 60 calorias são enviadas ao corpo, ou seja, ainda que seja consumida todos os dias, o aumento do peso é impossível.
Como consumir? Onde comprar mais barato?
É bem complicado encontrar a fruta in natura, mas você acha a Lichia em óleo, semente, farinha e bebidas, na loja Walmart, que tem bons preços, clique e confira:
Benefícios da Lichia
Fortalece o sistema imunológico
A grande quantidade de vitamina C presente na fruta garante que ela seja uma grande aliada do sistema imunológico e muito eficaz contra gripes e resfriados. Cada unidade possui 50g de vitamina C, enquanto a recomendação diária para consumo é de 75g.
Boa para a memória
As vitaminas do complexo B também fazem parte da composição da fruta, elas auxiliam em uma série de funções no corpo, entre as principais, manter o sistema neurológico ativo e livre de possíveis degenerações.
Ajuda a perder peso
A pouca quantidade calorias permite que a lichia substitua doces na dieta. É uma ótima opção de lanche da tarde durante, pois prolonga a sensação de saciedade e consequentemente, faz com que seja consumida menor quantidade de comida durante a noite, período em que menos gastamos energia.
Mantém pele e cabelos saudáveis
A lichia contém vitaminas que garantem o crescimento de unhas e fios de cabelo fortes e saudáveis. Ela também é antioxidante e contribui com a pele, prevenindo o envelhecimento precoce.
Regula o intestino
A lichia é utilizada na medicina chinesa como remédio para diarreia e outras disfunções intestinais. No entanto, se consumida em excesso pode provocar efeito indesejado, causando constipação.
Gostaram das dicas?
Já falamos aqui também sobre a linhaça que é muito boa também para a saúde. Sugiro a leitura do artigo.