No mundo atual, as pessoas tem buscado cada vez mais o poder dos chás para sua saúde. Já até falamos em outros artigo sobre o chá que emagrece 1kg por dia, mas hoje vamos falar sobre algo realmente legal. O kombucha é uma bebida feita a partir de chá fermentado. Essa bebida existe a milhares de anos e é consumida devido seus efeitos benéficos ao organismo. Se você quer aprender mais sobre essa deliciosa bebida leia o artigo completo.
Kombucha benefícios
O principal benefício dessa bebida são as qualidades probióticas que ela oferece ao nosso organismo. A kombucha possui vitaminas do complexo B e K e enzimas que ajudam na digestão dos alimentos. Ela ainda oferece energia, fortifica o sistema imunológico e promove o transporte do oxigênio para todo o corpo. Veja a seguir outros benefícios de consumir a bebida.
Auxilia na perda de peso
Além de ser saudável e possuir vários benefícios a bebida pode substituir refrigerantes, sucos industriais e café. Se associada a outros hábitos saudáveis ajudará na redução de peso.
Fortalece o sistema imunológico
Graças as vitaminas presentes na bebida o kombucha auxilia a fortalecer a imunidade de quem o consome. Como trata-se de um chá feito com diferentes ervas pode inclusive evitar quadros de resfriados.
Protege as articulações
Ajuda na produção do liquido sinovial que lubrifica as articulações e evita os atritos entre os ossos.
Evita candidíase
Por ser uma bebida probiótica ajuda nas defesas do organismo e evita gripes, resfriados e candidíase que acomete milhares de mulheres e homens.
Essas são alguns dos benefícios notados em adotar a bebida na dieta diária.
Sobre o Kombucha
É uma bebida probiótica feita com o uso da planta Camellia sinensis com relatos de 221 a.C. na China. O kombucha vem sendo cultivado a milhares de anos nas mais variadas culturas. Alguns historiadores afirmam que a relatos da bebida na bíblica, livro mais antigo conhecido. Pode ser feita com chá preto, chá verde e outros chás.
Contra indicações
O kombucha parece inofensivo e mesmo tratando-se de uma bebida natural devemos ter certos cuidados. O grupo a seguir não deve consumir a bebida, salvo em casos de ordem médica.
-Gravidas;
-Hipertensos;
-Lactantes;
-Diabéticos;
-Pessoas alérgicos a qualquer substancia presente na bebida (chá verde, chá mate ou chá preto);
-Pessoas com problema com álcool.
Antes de inserir qualquer alimento ou bebida a sua dieta deve conversar com um profissional para garantir a qualidade da sua alimentação.
Cuidados na preparação
Atualmente encontram-se muitas receitas de kombucha porém alguns cuidados devem ser tomados para prevenir danos colaterais. Os matérias que vão ser usados para o preparo da bebida devem estar devidamente esterilizados ´pra evitar contaminação. Essa planta pode ser encontrada em casa de produtos naturais também, para quem não tem tempo de preparar o chá é uma opção adequada. Caso deseje repara-lo em caso use frascos de metal ou vidro, tenha cuidado com a conservação e com o tempo de fermentação.
Fermentação
Se o kombucha for industrializado deve-se cuidar para que não seja pasteurizado e sim feito de maneira natural. Alguns processos realizados com o chá industrializado eliminam as bactérias boas da bebida que torna-se apenas um chá comum. Gostou do kombucha? Faça já o seu!
Sugestões e dicas de novos artigos podem ser deixadas nos comentários!