Noticias

Janeiro Branco 2022: mês marca atenção a Saude mental! Confira!




Conheça tudo sobre a campanha janeiro branco 2022 , que visa consicientizar sobre a saude mental, veja o que pode ser feito

No mundo atual, as pessoas tem sofrido muito com a pandemia e com os problemas da crise economica. E esse sofrimento nem sempre é no corpo, muitas vezes ele ocorrem em nossas mentes e muitas pessoas ainda tem receito de procurar uma psicologa por exemplo ou um psiquiatra para tratar dos seus problemas. No artigo de hoje, vamos falar sobre a campanha janeiro branco, que tme por objetivo cuidar para que as pessoas busquem ajuda e se comprometam com sua saude mental. Veja como funciona e como ajudar.

Janeiro Branco – do que se trata essa campanha?

indo direto ao assunto, o objetivo da campanha é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. A iniciativa também visa desmistificar os muitos tabus que envolvem o tema. A questão que motivou a criação da campanha é bem simples (e muito séria): as pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano (atrás apenas dos Estados Unidos).

janeiro branco 2022

Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a campanha busca construir um mundo onde as pessoas possam ter mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras.

O motivo pelo qual o mês de janeiro é o escolhido para a realização da campanha se deve ao fato de, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estarem mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. É como se “em uma folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas possam ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil. Ainda segundo a OPAS, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%.

Como ajudar a campanha?

Existem varias formas de ajudar, entre no site oficial e conheça todas elas.

Abaixo link dos materiais da campanha para que voce pesquise e mostre aos amigos e divulgue nas redes sociais por exemplo:

https://drive.google.com/drive/folders/1rcIY-yLwP5Df-YSJDiu0m-814tRsjnR5

 

Novidades iremos adicionar na materia

Esperamos que tenhe tudo ficado claro sobre o janeiro branco e que de alguma forma voce consiga ajudar alguem ou mesmo se ajudar.

Por fim ja falamos em outro artigo sobre a caneta para emagrecer, leia e entenda

Sugestões deixem em outros artigos!

Referencias – UFpa.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.