Inchaço nos pés – Por que ocorre e como cuidar!


Você sofre com o inchaço nos pés e não sabe o que está causando esse problema? Pois esse é um problema recorrente: as pessoas geralmente não sabem os principais motivos que podem levar ao inchaço, mas é importante estar ciente dessas causas para saber quando é necessário procurar o médico.

Existem centenas de causas para o inchaço nos pés, algumas mais graves e outras nem tanto. Hoje vamos esclarecer algumas delas para que você consiga identificar o que está causando o seu inchaço. Leia a seguir para saber mais.

inchaço nos pésO que causa o inchaço nos pés

De modo geral, o inchaço nos pés é gerado quando há um acúmulo de líquidos nos tecidos que ficam abaixo da pele e, esse acúmulo pode acontecer por diversos motivos. É necessário descobrir o que causa o acúmulo de líquidos, pois essa é a causa dos seus inchaços.

Geralmente, o que causa esse acúmulo é o fato da pessoa ficar muito tempo em pé ou sentado. O excesso de peso também pode ser uma causa, assim como a gravidez, período menstrual, entre outros. Por outro lado, doenças um pouco mais graves podem ter como sintoma o inchaço nos pés, como é o caso da insuficiência cardíaca.

inchaço nos pésPrincipais causas dos inchaços nos pés

Como mencionamos, o inchaço nos pés pode surgir durante a gravidez. Isso acontece porque é um período no qual o corpo retém muito líquido e, por isso, é normal. No entanto, se esse inchaço estiver acompanhado de pressão alta, é necessário procurar um médico pois há indícios de pré-eclampsia.


Já se o inchaço nos pés vier acompanhado de diminuição na quantidade de urina, pode significar algum problema renal. Geralmente, nesses casos, a pessoa também sofre com fraqueza e perda de peso. Se o que está causando o acúmulo de líquidos é a insuficiência cardíaca, a pessoa também pode sofrer com sintomas como palpitações e falta de ar.

Além disso, as demais causas dos inchaços nos pés são: alergias, alterações hormonais, uso de medicamentos anti-inflamatórios, redução da concentração de proteínas no sangue, cirrose hepática, linfedema, entre outros.

inchaço nos pésComo aliviar os inchaços nos pés

Uma das principais formas de aliviar o inchaço dos pés é elevando as pernas, geralmente colocando-as para cima com o auxílio de almofadas ou de algum banco. Isso ajuda o sangue a voltar para o coração. Para isso, é necessário deitar de barriga para cima e elevar as pernas de modo que elas fiquem acima do nível do coração. Elas devem se manter nessa posição por até 20 minutos.

Nos casos que o inchaço é causado por ficar em pé por muito tempo, pode-se fazer o uso de meias elásticas, pois elas também ajudam o sangue a voltar para o coração. Diminuir o consumo de sal também pode contribuir para diminuir o inchaço. O ideal é movimentar os pés a cada uma hora, levantando-se e andando um pouco. Isso irá contribuir para prevenir os pés inchados e outros problemas que podem ser causados.

Sempre procure seu médico para que ele examine o local e possa diagnosticar o problema com precisão!

Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas que são de dominio público na internet.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *