Saiba tudo sobre o Glúten! Entenda como ele age no organismo e porque pode fazer mal se consumido em excesso ou por alérgicos.
O glúten é uma proteína encontrada junto com o amido em diversos tipos de alimentos, em especial os derivados do trigo, da cevada e do malte. Por determinação da Anvisa, a rotulagem de produtos deve ser clara ao especificar se ele está presente ou não em sua composição.
Entenda porque o glúten faz mal
O glúten é formado a partir de duas pequenas proteínas, a gliadina e a glutenina. O glúten é considerado uma proteína grande e possui diversas finalidades nos alimentos. No pão serve para preservar o gás do fermento e impedir que a massa fique murcha após sair do forno.
No organismo a substância tem a mesma ação que qualquer outra proteína. A diferença é que os alimentos ricos em glúten, devido a outros fatores, tem alto valor calórico e podem contribuir para o ganho de peso, desenvolvimento da obesidade e consequentemente problemas cardiovasculares.
Ele é muito utilizado na cozinha vegetariana pois substitui as proteínas encontradas em carnes vermelhas, o que comprova que a substância em si não é maléfica para o organismo. Ao ser cozido, o glúten ganha com consistência firme e pode ser servido apenas acompanhado de temperos.
Porém, existem pessoas que possuem intolerância ao glúten e não podem consumir a proteína sozinha e nem alimentos com a substância em sua composição. A doença é muito comum, chama-se Celíase, onde o organismo sofre uma série de reações alérgicas ao entrar em contato com o glúten.
A alergia costuma ser descoberta logo no início da vida, durante os primeiros contatos do indivíduo com glúten, devido as fortes dores no intestino. O organismo de pessoas com Celíase possui dificuldade em absorver o glúten e libera citosina ao constatar a presença da substância, causando o atrofiamento das paredes do intestino e podendo ocasionar a morte.
Alimentos com glúten
Os alimentos com glúten são proibidos somente para pessoas com intolerância a substância. Para os demais não há problema algum em ingerir esse tipo de alimento, desde que seja sem exageros, pois o alto valor energético causa o acúmulo de gordura no corpo.
Para não correr o risco de comprar esses alimentos, é necessário verificar o rótulo de cada produto. Em padarias e lojas de produtos caseiros, é essencial conter a informação nas prateleiras.
Alguns alimentos com glúten: Pães, biscoitos, massa de macarrão, empanados, sorvete, refrigerante, entre outros.
Dicas para evitar glúten
Para evitar o consumo é necessário estar preparado para mudar o cardápio e cortar alguns alimentos da dieta. Produtos que contém cereais em sua composição não devem ser ingeridos (trigo, centeio, cevada, malte), bebidas como a cerveja, whisky e vodka também não devem fazer parte da rotina.
Algumas receitas encontradas naturalmente com glúten, podem ser modificadas e feitas à base de soja, ou substituindo a farinha de trigo pela farinha de arroz. Também é possível encontrar produtos adaptados à venda, basta consultar o rótulo.
Importante
Sempre procure seu médico, as informações aqui apresentadas são de domínio público na Internet e não substituem de nenhuma forma uma consulta médica. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários
Gostaram da matéria? Já falamos aqui também sobre as receitas cetogenicas que são muito boas, espero que leiam e gostem!
Referências: Saude Abril