Confira como a farinha de berinjela pode ajudar seu corpo a ter ótimos beneficios, saiba aqui!
Parece até difícil de acreditar, mas com a dieta low carb fazendo tanto sucesso, descobrimos que podemos obter farinhas de praticamente todos os alimentos que costumamos consumir no dia a dia. E com a berinjela a história não foi diferente.
A berinjela é um alimento que é amado por muitos, mas rejeitado por outros. O legume é muito utilizado em dietas para perda de peso, principalmente por seu baixo teor de carboidratos e calorias totais e alto índice de fibras. Além do seu consumo in natura, podemos acrescentá-lo em nossa alimentação de diferentes formas: chás, sucos e o nosso ingrediente que falaremos hoje, a farinha.
A farinha da berinjela mantém muitas das suas propriedades in natura, por isso, ela tem ganhado muito espaço nas receitas de quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Conheça hoje quais são as principais propriedades encontradas na farinha de berinjela, quais os benefícios que ela fornece ao nosso organismo e, para finalizar, aprenda a fazer o ingrediente do momento em sua própria casa. Confira:
Nutrientes que encontramos na berinjela
Veja agora os dados presentes na tabela feita pela Unicamp em 2011, a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, que contém todos os nutrientes que encontramos em aproximadamente 100 gramas do legume cru:
Calorias: 20 kcal
Proteínas: 1,2 g
Lipídeos: 0,1 g
Carboidratos: 4,4 g
Fibras: 2,9 g
Cálcio: 9 mg
Magnésio: 13 mg
Fósforo: 20 mg
Ferro: 0,2 mg
Potássio: 205 mg
Zinco 0,1 mg
Vitamina B1: 0,04 mg
Vitamina B2: 0,05 mg
Vitamina C: 3 mg
Benefícios da farinha de berinjela
Promove o emagrecimento: Com o alto teor de fibras alimentares que a berinjela possui, a farinha do legume pode ser um ótimo aliado contra a balança. As fibras ajudam na sensação de saciedade, fazendo com que você consuma menos alimentos e se sinta satisfeito com menos calorias. Outra vantagem para o emagrecimento, é que a farinha de berinjela não fornece picos de glicose, que é responsável pela liberação de insulina em excesso em nosso organismo e faz com que acumulemos gordura.
Previne o aparecimento de diabetes: A farinha de berinjela, como mencionamos, minimiza os picos de glicose sanguínea, ou seja, faz com que os níveis de glicose em nosso sangue fiquem equilibrados. Isso é essencial para evitar o aparecimento do diabetes, em especial o do tipo 2. No caso dos diabéticos tipo 1, o uso do ingrediente pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue e consequentemente, ajudar no controle da doença.
Possui muitos antioxidantes: A berinjela é um alimento rico em antocianina, um flavonoide que lhe dá a coloração roxa. Os flavonoides podem combater os radicais livres em nosso organismo, gerados pelo excesso de poluentes, cigarros, álcool e até mesmo pelo envelhecimento. Se você consumir a farinha de berinjela feita com a sua casca, ela vai agir protegendo o seu corpo contra infecções, alguns tipos de câncer e inflamações.
Ajuda na diminuição do colesterol: Muitas pessoas já usam o truque da água de berinjela para reduzir as taxas de colesterol sanguíneo, mas a farinha da berinjela também possui esse poder. As fibras alimentares que o legume contém vão auxiliar na inibição da absorção do colesterol danoso ao nosso organismo.
Melhora a saúde intestinal: Como você já sabe agora, a berinjela é rica em fibras alimentares. Com isso, o consumo da farinha de berinjela pode ajudar no aumento do bolo fecal, de maneira que o intestino será estimulado e funcionará corretamente.
Minimiza a incidência de infartos: Outro benefício gerado pelos flavonoides presentes na berinjela. Eles atuam em nosso coração e artérias de modo que não deixam que a gordura fique acumulada em suas paredes e, com isso, ficamos mais protegidos contra as doenças cardiovasculares.
Como fazer a farinha de berinjela em casa?
Para a receita render 100 gramas de farinha, você vai precisar de apenas 1 quilo de berinjelas. Lave-as e seque-as delicadamente. Corte o legume em pequenas fatias, coloque-o em uma assadeira e leve-o ao forno preaquecido em temperatura baixa. O ponto ideal da berinjela é quando ela estiver sequinha e um pouco quebradiça. Quando chegar ao ponto certo, retire o legume do forno e coloque-o em um liquidificador. Bata até que fique em consistência de farinha e armazene-a corretamente. Você pode utilizar a sua farinha pelos próximos seis meses.
Farinha de Berinjela em Cápsulas – onde comprar
Se você não tem tempo de fazer em casa, pode comprar o extrato da beringela em cápsulas, em farmácias como a Eficácia, clique e confira: