Espinheira Santa: benefícios, propriedades e muito mais!

Gostou? Compartilhe:

Espinheira santa pode trazer vários benefícios para a saúde, confira como age, preço e onde comprar!

Quem gosta de se alimentar bem, sabe que existem muitos compostos na natureza que podem ajudar nosso corpo. E principalmente para quem deseja emagrecer, a espinheira santa na forma de chá, pode te dar excelentes resultados.Este chá é uma receita da época da vovó e pode vir a trazer muitos benefícios pro corpo e nesse artigo você irá conhecer todos eles, confira a seguir.

Espinheira santa – do que se trata?

Indo direto ao assunto a espinheira santa é uma das principais plantas medicinais que são usadas desde muito tempo atrás, ela foi descoberta ainda pelos índios da América do Sul. A planta herdou o nome por conta de sua aparência e por ser considerada um santo remédio contra diversas doenças, melhorando principalmente a saúde do estômago.Além do nome espinheira santa, ela também é conhecida pela nomenclatura científica: Maytenus ilicifolia, bem como outros nomes populares: espinho-de-deus, erva-cancerosa e salva-vidas. Alguns grupos indígenas a chamam de erva cancerosa justamente por usá-la no combate a alguns tipos de tumores – efeito ainda não comprovado cientificamente.

espinheira santa chá

Costumam ser utilizadas as folhas, as cascas e as raízes da espinheira-santa no preparo de chás medicinais, infusões que tanto podem ser usadas interna quanto externamente, para tratamentos cicatrizantes de pele. Ela é muito consumida em chá, ou mesmo em cápsulas do seu extrato.

Onde comprar chá de espinheira santa?

Na farmácia Eficácia voce encontra o melhor preço, e é vendia em chá ou cápsulas, clique e confira:

COMO FAZER O CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA?

É muito simples de ser feito, veja o passo a passo:

  1. Coloque ferver meio litro de água
  2. Quando ferver bastante, desligue o fogo e acrescente um punhadinho de folhas de espinheira santa
  3. Deixe a panela tampada por 5 a 10 minutos
  4. Agora basta coar e consumir

Quais os benefícios para o corpo?

Podendo ser utilizada como chá ou em cápsulas, as indicações de espinheira santa são várias. Os usos clássicos são para úlceras gástricas e intestinais, gastrite, dispepsia, indigestão, constipação e problemas no fígado. Outras indicações incluem anemia, câncer e como contraceptivo.

É fato que o chá feito a partir das folhas também pode ser aplicado topicamente em lesões da pele, machucados e câncer de pele.

Efeito Diurético

A maior parte das ervas emagrecedoras age como diurético. Isso quer dizer que elas estimulam o organismo a eliminar os líquidos retidos. Quando tomamos o chá de espinheira santa, ele reduz o inchaço causado pela retenção hídrica. Dessa forma, a perda de peso se torna mais rápida e perceptível no corpo todo.

Espinheira santa faz emagrecer?

O chá ajuda na perda de peso, mas com um mecanismo diferente de alguns chás termogênicos, por exemplo. Ele não interfere no metabolismo das gorduras e também não impede a sua absorção pelo organismo. Há 3 mecanismos pelos quais a espinheira santa ajuda no emagrecimento: efeito laxativo, diurético e melhora o funcionamento do sistema digestivo.

Existem contra indicações ou efeitos colaterais?

Em excesso, o chá pode provocar boca seca, dores de cabeça, dor nas articulações das mãos, sonolência, dentre outros sinais e sintomas.Não consumir doses excessivas, e pode causar boca seca e náuseas. Na gravidez e lactação a planta é contra-indicada, pois possui informações de efeitos abortivos de seu uso, portanto a espinheira santa emagrece, mas pode causar efeitos colaterais onde são necessárias orientações médica para consumo.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham curtido as informações e que consigam usar a espinheira santa com sucesso

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Gostou? Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *