Como evitar o ganho de peso durante a menopausa?


Muitas mulheres gostam de dizer que se sentem novas e com bastante disposição, mesmo já tendo passado dos 50 anos. No entanto, isso pode ser muito diferente para quem entrou recentemente na menopausa. Afinal, junto com as ondas de calor, algo que fica difícil nessa fase é manter o peso desejado. Você está passando por isso agora? Então com certeza sabe na prática o que isso significa. 

Por mais que esteja fazendo tudo igual, comendo uma dieta rica em gorduras boas e com pouco carboidrato, e malhando com a mesma frequência de sempre, fica muito mais difícil de conseguir não aumentar o peso, infelizmente. 

Quer entender por que o peso é um problema para as mulheres que estão entrando na menopausa e descobrir uma dieta para conseguir manter um peso saudável mesmo com essas adversidades? Então continue a leitura deste artigo. 

O que é menopausa?

A menopausa acontece quando os ovários de uma mulher param de produzir e de liberar os óvulos. Em média, as mulheres passam por esse período entre 48 e 51 anos de idade. 

menopausa peso

No entanto, antes de chegar de fato na menopausa existe a perimenopausa, e ambos são momentos difíceis. Dentre todas as consequências desse momento, está a dificuldade de perder peso ou de mantê-lo estável. A seguir você saberá mais sobre esse assunto tão importante. 

Menopausa x peso

Geralmente, as mulheres ganham até cinco quilos durante a perimenopausa, ou seja, o começo da menopausa. Na verdade, esse ganho de peso chega a ser saudável e protetor, afinal se você ficar doente é uma reserva extra disponível em seu corpo. 

Contudo, um aumento significativo de peso durante esse período é algo muito mais preocupante. Na maioria das vezes, é um sinal para indicar que existe muito mais estrogênio do que progesterona no corpo da mulher. 

Leia também: Você é daquelas mulheres apaixonadas por futebol? Então conheça um pouco mais sobre a rivalidade histórica entre os Flamengo e Fluminense 

O problema é que esses dois hormônios precisam ser equilibrados para que o corpo funcione adequadamente. Uma quantidade de estrogênio excessiva pode causar sérias complicações, incluindo o ganho descontrolado de peso. 


mulheres menopausa

Sendo assim, existem algumas dicas importantes para quem deseja evitar esse ganho de peso excessivo durante a menopausa. Para começar, é necessário estar sempre de olho nas suas taxas de hormônio com o objetivo de conferir se está tudo certo. Fazer exames com frequência é essencial para saber sobre isso. 

Veja: Você é daquelas mulheres que acompanham os jogos de futebol na tv? Então descubra como ficar por dentro dos jogos do melhor time do Brasil

Outra dica importante é modificar a sua dieta e a sua rotina de exercícios de acordo com essa nova fase da vida. Praticar jejum intermitente, comer colágeno todos os dias, não cortar de vez os carboidratos e reduzir a ingestão de proteínas são coisas que geralmente ajudam e muito as mulheres. 

Entretanto, não deixe de procurar um médico para ver o que é melhor para o seu caso em específico. Afinal, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para você e vice versa, por isso é importante estar sempre atenta. 

Depois de procurar um profissional, siga as recomendações dele e ficará muito mais fácil de evitar o ganho de peso durante a menopausa. 

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *