Confira como fazer Cirurgia Plástica pelo SUS em 2024 , quais eles aceitam e realmente fazem e quais são os passos para conseguir a sua!
Nos dias de hoje, a cirurgia plástica deixou de ser um tabu há muito tempo. E muitas pessoas lnçpam mão dessa ferramenta, seja para corrigir imperfeições, por questão de eliminar cicatrizes ou simplesmente por estética mesmo. Mas mesmo com sua popularização, ainda é um procedimento muito caro, com valores que podem ir de 5mil até 80 mil rais a depender do caso e da complexidade da cirrugia. Com isso, muitas pessoas tentam conseguir uma cirurgia plastica pelo sus, o sistema de saude unica brasileiro, pago com o dinheiro dos nossos impostos. No artigo de hoje, vamos explicar quais tipos de cirurgias eles aceitam fazer, uma vez que cirurgias 100% estéticas, assim como os planos de saúde não cobrem, o sus também não costuma cobrir. Veja a seguir em que casos ele atende.
Cirurgia Plástica pelo SUS – quais são feitas?
Bom, é preciso ter em mente, que ainda que a cirurgia que você pretende fazer esteja na lista, não é garantido que você vai conseguir, seja por que não exista hospital próximo, seja por que você nao preenche os pré requisitos.O entendimento do SUS é que a cirurgia plástica é tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica, pois tem a finalidade de aprimorar, recuperar e ajudar pessoas a viverem da forma mais normal e saudável possível.
É o que acontece com pessoas que têm deformidades de nascença ou que sofreram algum trauma no decorrer da vida que alteraram seu desenvolvimento físico e psicológico.
Veja quais são feitas hoje em dia:
- Reconstituição de lábio leporino;
- Cirurgia de mudança de sexo;
- Abdominoplastia (correção da flacidez e redução da pele após perda de peso);
- Vasectomia e laqueadura;
- Gastroplastia (redução do estômago);
- Otoplastia (correção de orelhas de abano);
- Gigantomastia (redução das mamas);
- Ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens);
- Fendaplaslatina (correção de pálpebras enrugadas nos olhos);
- Catarata;
- Reconstrução das mamas após retirada de câncer;
- Deficiências ou deformidades no rosto;
- Queimaduras que levaram a deformações.
Quem pode fazer cirurgia plástica gratis pelo sus?
É importante ter em mente que os critérios adotados pelo SUS para a realização de procedimentos cirúrgicos podem variar, pois não incluem apenas fatores físicos, mas psicológicos também.
Qual o procedimento para fazer a sua?
Como você já deve imaginar, o processo não é rápido e sempre ha uma fila de espera. Mas é preciso ter em mente, que se tudo der certo, você estará fazendo uma cirurgia super cara sem gastar nada.
Se você tem necessidade de fazer uma cirurgia plástica gratuita pelo sus, terá que iniciar os procedimentos de autorização em uma instituição de saúde credenciada pelo SUS;
1- Em primeiro lugar o paciente deverá ser consultado por um médico na Unidade Básica de Saúde – UBS para que a avaliação do caso seja realizada;
2- Depois da avaliação e constatação da necessidade da intervenção, ele irá encaminhar o caso para a Secretaria de Saúde do município que reside para que seja informado sobre os hospitais credenciados;
3- Caso existam hospitais credenciados, o paciente será entrevistado por um assistente social e um psicólogo para emitir pareceres sobre condições financeiras e se o paciente está apto psicológica e emocionalmente para a cirurgia(.
4- Depois de tudo aprovado, ele entrará na fila de espera, aguardando a marcação da cirurgia.
5- Assim que for marcada, possivelmente serão pedidos os ultimos exames pre operatorios.
Conforme puderam constatar, não é impossivel mas não é alg rapido com vários passos até a efetivação da cirurgia. Infelizmente, a fila de espera para a realização dessas cirurgias no SUS costuma ser muito grande, mesmo que eles não sejam tão divulgados.
Video explica mais sobre as cirurgias pelo sus
Entenda nesse video do canal do clube da cirurgia plastica:
Cirurgia que o SUS nao cobre de jeito nenhum
Como o sus é do governo e bancado com nossos impostos para prover saúde a pessoas que não tem como pagar, o procedimento não pode ser só pela estética, ou seja, ele deve ter como propósito maior a saúde e a qualidade de vida do paciente. Cirurgias meramente estéticas, o sistema de saude nao cobre, como por exemplo:
- Lipoaspiração
- Preenchimento labial
- Implante capilar
- Rinoplastia
- Lipoescultura
- Aplicação de silicone
- Remoção de sinais e manchas
- Outras cirurgias estéticas
Considerações finais
Bom, esperamos ter ajudado a você que precisa fazer Cirurgia Plástica pelo SUS com essas informações ok?
Por fim, já falamos em outro artigo sobre o procedimento chamado bichectomia, que é bem interessante.
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentarios
Referencias – Hospital Sao Camilo