Chá de hibisco: Benefícios pro corpo e se Emagrece mesmo


Será que o chá de hibisco emagrece mesmo? Leia a matéria e descubra tudo sobre os poderes emagrecedores dessa bebida. Veja, ainda, como preparar e tomar essa infusão que promete deixar o corpo em forma.

As pessoas vivem em busca de métodos milagrosos para perder peso e conquistar medidas perfeitas. Além de praticarem exercícios físicos e reduzirem o consumo de carboidratos, elas também apostam no preparo de chás para emagrecer.

Chá de hibisco

A flor utilizada para preparar o chá de hibisco se chama Hibiscus Sabdariffa. Ela é encontrada com facilidade nos jardins e possui um formato característico, ou seja, que se parece muito com um cálice.

O hibisco é rico em nutrientes que fazem bem para a saúde e a beleza. A presença de vitamina B2 na composição, por exemplo, melhora a saúde da pele e dos cabelos. Já as substâncias antioxidantes, como é o caso dos flavonoides, protegem o coração.

Chá de hibisco emagrece mesmo?

Chá de hibisco emagrece mesmo? Eis a dúvida que não quer calar. Algumas pesquisas revelam que a infusão tem o poder de reduzir a adipogênese, ou seja, o processo de maturação das células em adipócitos. Quanto mais adipócitos no corpo, maior o acúmulo de gordura.

A infusão preparada com as flores do hibisco evita o acúmulo de gordura em diferentes partes do corpo, como o quadril e a região do abdômen. Acredita-se, ainda, que a composição rica em antioxidantes também diminui o depósito de gordura corporal.

Além de evitar o acúmulo de gordura no corpo, o chá de hibisco também possui ação diurética. Isso significa que ele combate a retenção de líquido, uma das principais causas de inchaço.

Para que serve o chá de hibisco?

O chá de hibisco ganhou fama nos últimos anos, afinal, ele ajuda a eliminar os quilinhos indesejados e melhora os resultados da dieta. Além de auxiliar na perda de peso, a bebida também oferece muitos outros benefícios para o corpo.

Quando consumido com moderação, o chá de hibisco ajuda a baixar a pressão arterial. Isso acontece por causa da presença de flavonoides na bebida e também em virtude da ação diurética.


Chá de hibisco

Tomar chá de hibisco também é uma forma de manter o colesterol controlado. A infusão é capaz de aumentar o HDL e diminuir o LDL.

Benefícios do chá de hibisco

O hibisco é uma planta com flores muito conhecida por nós brasileiros, a planta é extremamente comum em lugares de clima tropical. Muitas pessoas só a conhecem pela flor, que existem de várias cores e são muito bonitas, e dessa maneira não sabem das propriedades benéficas que o chá de hibisco pode lhe trazer.

Quase ninguém sabe mas o hibisco faz parte da base de muitos chás que conhecemos, por exemplo, chá de frutas vermelhas, chá de frutas tropicais, chá de flores e frutas, se você se atentar aos componentes verá que o hibisco está sempre presente, porque além dos seus privilégios para a saúde ele também proporciona uma linda cor ao chá e ótimo aroma.

As principais vantagens do chá de hibisco são a diminuição do colesterol ruim – que é o LDL, a alta quantidade de substâncias antioxidantes (flavonoide e ácidos orgânicos), reduz a pressão arterial, ajudando assim quem sofre de pressão alta, tem uma forte ação diurética, que inibem a retensão de líquidos e inchaço, ajuda no risco do aparecimento de doenças cardíacas, evita o acúmulo de gorduras, melhora também as funções do sistema digestivo como a prevenção de constipações e problemas de infecção na bexiga, contém vitamina C, contém boa quantidade de ferro e muitos outros. A vantagem mais procurada no chá de hibisco é a ajuda que ele proporciona no emagrecimento, porque além de tudo o hibisco faz a quebra de amidos e açúcares, ajudando assim sua dieta a ser mais eficaz.

Receita de chá de hibisco

Providencie uma porção de flor de hibisco a granel. Adicione 5 gramas em 200 ml de água fervida. Tampe e deixe a infusão descansar por aproximadamente 5 minutos. Feito isso, é só coar e tomar o chá.

Como tomar chá de hibisco?

A quantidade recomendada de chá de hibisco é de 200ml por dia. Para cada xícara, lembre-se de adicionar no máximo 6 gramas de flor.

Tenha muito cuidado com o consumo excessivo de chá de hibisco. A bebida tem ação diurética, por isso pode estimular a eliminação de nutrientes essenciais para o organismo, como cálcio, potássio e magnésio. Sem esses minerais, há sérios riscos de desidratação.

E aí? O que você achou dos benefícios do chá de hibisco? Restou alguma dúvida sobre a infusão? Deixe um comentário.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *