Já ouviu falar na auriculoterapia? É uma especialidade da acupuntura com foco em pontos específicos nas orelhas. Essa técnica trata diversos problemas de saúde, incluindo físicos e psíquicos. É um procedimento pouco invasivo que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo.
Possui diversos benefícios, como o alívio de dores crônicas e agudas, tratamento de enxaqueca, insônia, alergias, entre muitos outros. Para entender melhor, continue lendo esse artigo e confira todas as informações sobre essa técnica!
Entenda mais sobre auriculoterapia
É um método terapêutico importante da Medicina Tradicional Chinesa que se baseia na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular, com o objetivo de aliviar ou tratar problemas, seja eles físicos ou emocionais. Este pavilhão constitui um microssistema e qualquer problema no organismo pode ser refletido nesses pontos energéticos específicos.
Cada parte do corpo está representado nesse microssistema, permitindo assim reconhecer a região afetada, pois apresentam sinais como mudanças na coloração, dor, entre outros. A estimulação mecânica desses pontos, para o tratamento, pode ser realizado com ou sem agulhas e até mesmo por sementes fixadas nas orelhas, podendo ser por minutos ou dias.
Escolher um profissional qualificado para essa terapia é de extrema importância e necessidade, assim como a aquisição de equipamentos próprios para a prática e que sejam de ótima qualidade e segurança, incluindo as sementes, cristais radiônicos, pontos auriculares e demais acessórios.
Lembrando que essa técnica foi oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, devido aos seus benefícios com a saúde e bem-estar das pessoas. É também uma técnica reconhecida e fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população brasileira.
Essa terapia não deve ser aplicada caso o pavilhão da orelha esteja machucado, apresentando úlceras ou eczemas. E também, nos casos em que ocorre dor acentuada, prurido, edemas e sangramentos deve ser orientado a procura por um médico para o tratamento.
E, por fim, salientamos que o Ministério da Saúde indica a auriculoterapia como tratamento complementar e nunca deve substituir o tratamento convencional da medicina ocidental.
Principais benefícios da auriculoterapia
No geral, os benefícios são a melhora de sintomas, como a dor. Além de auxiliar no tratamento de doenças psíquicas e aliviar sintomas emocionais, como a ansiedade. Outras vantagens são:
- Técnica de fácil aplicação;
- Possui ampla indicação;
- É indolor;
- São raros os efeitos colaterais;
Quais são as principais aplicações da auriculoterapia?
Segundo a Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde (ANAES), órgão francês, preconiza a seguinte lista de indicação para o tratamento de auriculoterapia:
- No alívio de dores crônicas e agudas demonstrando ação analgésica;
- Utilizadas como tratamento complementar em distúrbios leves a moderados de ansiedade, insônia e depressão;
- Demonstrando benefícios no tratamento de distúrbios funcionais digestivos, como náuseas, vômitos, constipação, diarréia, gastrite, entre outros;
- Auxiliando no tratamento de vícios diversos, como, por exemplo, o tabagismo;
- Em casos de alergias, em especial as respiratórias como a rinite alérgica aguda, sinusite aguda, asma, entre outras;
- Auxílio em problemas motores;
- Tratamento de fertilidade e distúrbios menstruais;
- Melhora a vitalidade e energia;
- Redução do estresse.
A terapia também é indicada para o controle do peso, pela sua contribuição na capacidade de melhorar o funcionamento intestinal e controle do apetite. Entre outras ações. É importante consultar um terapeuta para uma avaliação e indicação correta da terapia.
E o números de sessões?
Geralmente, a terapia dura até 10 sessões, sendo realizada 1 vez por semana. Entretanto, pode variar de caso para caso. Por exemplo, há pessoas de casos leves que nas primeiras sessões já sentem os seus benefícios. Outras precisam de mais sessões para sentir os efeitos positivos.
Há dois modelos da técnica para aplicação do tratamento: chinês e francês. No modelo chinês, são aplicados sementes em adesivos que permanecem 7 dias nas orelhas, que podem cair sozinhas ou serem retiradas pelo paciente após o período. Já o modelo francês, são utilizados agulhas e podem permanecer por 30 minutos nas orelhas, após são retiradas pelo terapeuta.
Contudo, o terapeuta pode indicar que o tratamento seja feito periodicamente, conforme a necessidade de cada pessoa, podendo ser a cada 6 meses ou 1 ano.
Para quem é indicado?
A terapia pode ser feita em qualquer pessoa, incluindo crianças, adultos e idosos. Entretanto, o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura indica que devem ser tratados com cautela os pacientes imunodeprimidos, como os casos com diagnósticos em AIDS ou diabetes, como também os que estão em uso de anticoagulantes ou com infecção ativa.
Quanto aos efeitos colaterais, segundo uma pesquisa chinesa, pode ocorrer uma pequena irritação na região, pequenos sangramentos, sensação de mal-estar e náusea. Porém, são reações que atingem menos de 5% dos pacientes tratados.
Essas são as informações sobre a auriculoterapia. Esse tratamento complementar pode te ajudar a melhorar vários sintomas e a tratar doenças, desde que realizado com um profissional capacitado e de forma correta. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e apresente a eles sobre essa terapia tão benéfica para saúde!