Ansiedade é um problema que pode se tornar grave se não for tratado adequadamente, saiba tudo sobre ela!
Muita gente tem sofrido com esse mal e não faz a mínima ideia que corre sérios riscos por causa da ansiedade. Inclusive muitos não sabem que precisam de ajuda profissional (de médico psiquiatra e psicólogo) urgente para fazer tratamento.
Por isso hoje abordaremos esse tema e temos como objetivo conscientizar as pessoas que ansiedade é um transtorno e não é frescura nenhuma! A pessoa com distúrbio de ansiedade precisa ser encarada como alguém que está em sofrimento psicológico e não estar fazendo isso ou aquilo para chamar atenção.
Suar, tremer, gaguejar… enfim, todos os sentimentos mais ruins do ser humano ficam a flor da pele quando ele está sofrendo com a ansiedade. Entretanto, muitas pessoas acabam confundindo os sintomas da Depressão, uma coisa totalmente distinta, com o assunto que tratamos neste texto.Se você conhece alguém (ou até você mesmo) que tem sofrido com transtorno de ansiedade, não deixe de ler esse texto até o final!
O que é a Ansiedade?
Indo direto ao assunto, a A ansiedade é uma resposta fisiológica a um evento que está prestes a ocorrer. É uma reação adrenérgica (mediada pela adrenalina) que antecede o stress. A ansiedade é comum antecedendo eventos que fogem da nossa rotina (uma festa, um encontro, uma viagem, semana de provas, entrevista de empregos, etc…) é uma resposta, na maioria das vezes, benéfica para o organismo. Ela pinta com cores vivas os eventos que se destacam na nossa vida, levam o foco atencional para as prioridades daquele momento.
O Transtorno de ansiedade generalizada, também conhecido como Transtorno de Ansiedade Geral ou simplesmente TAG é muito mais do que as pessoas experimentam na ansiedade do dia a dia. É crónica e preenche um dia com preocupação exagerada e tensão, mesmo que haja pouco ou nada para provocá-la.
Quais os principais sintomas?
Podem ser classificados em 2 tipos:
Sintomas Físicos | Sintomas Psicológicos |
---|---|
Tontura ou sensação de desmaio | Nervosismo |
Falta de ar ou respiração ofegante | Dificuldade de concentração |
Dor ou aperto no peito e palpitações no coração | Preocupação |
Dor de barriga, podendo ter diarreia | Medo constante |
Quais os riscos que sofro por ter ansiedade?
A sensação da ansiedade pode impactar de uma forma tão negativa a vida de quem a possui, que a pessoa acaba deixando de fazer coisas simples do dia-a-dia, somente com o intuito de prevenir o desconforto que sente.
Teste seu nível de Ansiedade
O reconhecimento e diagnóstico de ansiedade nem sempre são simples. Se você quer saber o seu nível de ansiedade, clique no link: teste de ansiedade e faça um questionário de 7 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (GAD – Generalized Anxiety Disorder 7).
Como ela é diagnosticada? Existe tratamento?
O diagnóstico é feito por especialistas da área de acordo com a história clínica do paciente, com muito cuidado. ha quem use suplementos como o vital caps, mas o recomendado é ir ao médico o mais rápido possível.
A terapia (psicoterapia) é uma opção de tratamento muito aconselhada, mesmo para os casos em que é necessário o uso de medicamentos. É baseada em conversas com especialistas (psicólogos, psiquiatras, entre outros) sobre sentimentos, relacionamentos, preocupações. Pode ajudar a mudar a forma de ver determinadas situações, fazendo com que o paciente sinta menos ansioso. Em alguns casos, é possível aprender técnicas para diminuir a ansiedade.
Importante
Se você acredita que pode estar sofrendo este mal, procure seu médico clínico geral o mais rápido possível que ele pode lhe indicar o melhor tratamento seja medicamentoso ou não
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!