Selagem capilar é o procedimento da moda para os seus cabelos, veja como funciona, como é feito e muito mais!
A tecnologia presente em nossas vidas, está cada vez mais evoluída. E quando falamos de cabelos, não é diferente. Existem no mercado, uma infinidade de produtos e procedimentos para melhorar o brilho e vida dos nossos cabelos(como imecap hair ou viva hair que ja falamos aqui). E um destes procedimentos que tem se tornado bem famoso é a selagem capilar. Você com certeza já ouviu falar na tv e hoje vai ficar por dentro de tudo. Acompanhe com a gente e veja do que se trata e se existe algum risco para saúde dos seus fios. Vamos lá?
O que é a Selagem Capilar?
Também conhecida como selante ou selagem térmica capilar, a selagem capilar é um método que reconstrói o fio repondo substâncias necessárias para a composição do cabelo, como a queratina, por exemplo. O efeito da reconstrução é uma restauração de dentro para fora do fio, dando brilho, maciez e movimento aos cabelos e o resultado é imediato, já após a aplicação é possível ver o efeito na frente do espelho.
Como o procedimento é feito?
Geralmente os salões executam o procedimento da seguinte forma:
- O cabelo é lavado com xampu antirresíduos;
- O excesso de água é retirado com uma toalha;
- O profissional aplica um selante em todo o cabelo;
- É utilizado um secador no cabelo;
- Em seguida a prancha é utilizada em todo o cabelo;
- O cabelo é lavado, retirando o produto;
- É aplicado um protetor térmico e tudo é finalize secando e passando prancha.
- Pode se olhar no espelho que ficou linda!
Explicando melhor, a Selagem Térmica não altera a estrutura interna dos fios, e sim, reconstrói devolvendo os nutrientes naturais dos cabelos. Ela é indicada principalmente para quem quer eliminar o volume e o frizz dos cabelos e não para quem quer alisar definitivamente. No caso de fios muito cacheados, a Selagem Térmica irá soltar, hidratar e dar mais brilho, mas não irá proporcionar um efeito totalmente liso. É ideal para mulheres que querem mudar o visual sem mexer definitivamente na textura natural do cabelo
Para quem a selagem é Indicada?
Sim, não é todo mundo que deve sair fazendo esse procedimento, ele pode ser indicado nos seguintes casos:
- Cabelo maltratado por químicas diversas como escova progressiva, inteligente, relaxamento, alongamento, dentre outros.
- Cabelos subnutridos pelo excesso de praia e piscina
- Cabelos fracos e quebradiços naturalmente.
- Cabelos com queda.
- Cabelos com problemas de crescimento.
- Cabelos sem brilho
Selagem capilar antes e depois
Vejam alguns bons exemplos do procedimento:
Existem riscos para o cabelo?
O grande problema da selagem são os produtores, algumas empresas colocam muito mais formal do que o considerável (concentrações de 0,2%), e o excesso de formal pode causar inúmeros problemas a saúde.
Danos que o formol pode causar (segundo a anvisa) :
- Contato com a pele – Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
- Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis.
- Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.
- Exposição crônica – A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.
Selagem capilar profissional -onde fazer?
Normalmente hoje em dia a maioria dos salões já domina a técnica, mas convém, assim que marcar procurar relatos de quem já foi até ele no facebook ou no Google. justamente pelos riscos levantados acima é importante poder contar com um profissional adequado.
Conclusão
Bom meninas, espero que tenham gostado das informações e que consigam fazer a selagem em casa com sucesso!
Pras garotas que se cuidam, ja falamos aqui tambem sobre a progressiva de chuveiro sem formol, que tal dar uma lida?
Dúvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários, contem pra gente como rolou a selagem com vocês!
Referências: tudoela.com