Saude

Taurina: tudo sobre essa substância dos energéticos



Você que toma energéticos, veja quais os efeitos da taurina no corpo!

Você sabia que a Taurina é uma substância presente na maioria dos energéticos e pode trazer muitos males a sua saúde? Os energéticos que possuem substâncias como cafeína e taurina devem ser consumidos de forma moderada, pois podem promover uma sobrecarga no seu coração. Veja mais sobre o assunto aqui no artigo.

taurina energeticosO que é o energético?

O energético, para quem ainda não sabe é uma bebida que fornece muita energia através de estímulos ao organismo. O energético é muito usado para diminuir o sono e proporcionar mais energia. O problema é que as substâncias que estão presentes nos energéticos são capazes de afetar o córtex cerebral diminuindo o sono através da inibição do neurotransmissor conhecido como adenosina que é o responsável pela indução do sono. Os energéticos são muito consumidos por atletas que estão se preparando para uma competição, com a finalidade de melhorar o rendimento dos mesmos no esporte que praticam.

O que é a Taurina

Como você já sabe a taurina está presente nos energéticos e é um aminoácido que é sintetizado principalmente no fígado e no cérebro regulando a fadiga dos músculos e os níveis de sais minerais e água do sangue. Vale lembrar que a quantidade de taurina encontrada nos energéticos é muito maior que a encontrada nos outros produtos. No Brasil existe uma regulamentação para o consumo de taurina nos energéticos que é para 400mg/100ml, na Resolução RDC nº 273 de 22/09/2005, do Ministério da Saúde.

Para quem não sabe a Taurina é o nome dado ao ácido 2-aminoetanossulfônico, uma substância isolada da bile de um touro no ano de 1827. Quem conseguiu essa proeza foram dois alemães conhecidos como Friedrich Tiedemann e Leopold Gmelin.

Há quem diga que a taurina que existe nos energéticos é extraída do sêmen de touros, mas você pode se tranquilizar, pois não existe taurina natural nos energéticos. Para ser usada em bebidas a taurina é sintetizada em laboratório, portanto se alguém falar alguma coisa sobre isso, não acredite.

Riscos da Taurina para a saúde

A Taurina oferece riscos à saúde do coração. Estudos comprovaram que após o consumo de energético, uma hora mais ou menos, o músculo cardíaco apresentou um aumento na força de concentração, podendo desencadear arritmia cardíaca.  Durante a ecografia foi também diagnosticado o aumento no risco de ocorrer acidente vascular cerebral AVC em pessoas que consomem a substância.

Pessoas saudáveis devem consumir produtos com taurina com moderação

As pessoas que são saudáveis e que gostam de consumir energéticos para aumentar a sua energia, podem consumir o produto, desde que seja feito com moderação. Mesmo assim é importante salientar que estudos estão sendo realizados para obter informações sobre efeitos a longo prazo. Pessoas que já possuem problemas cardíacos não podem consumir energéticos, pois podem piorar o problema, pois dependendo da quantidade ingerida pode ocasionar uma sobrecarga cardíaca.

É importante salientar que é possível obter maior energia e disposição através de uma alimentação saudável.

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
taurina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *