Alimentação

5 Superalimentos da Dieta Anticâncer

Prevenir é sempre melhor que remediar. Conheça os 5 Superalimentos da Dieta Anticâncer

Estamos vivendo em um momento na história onde a ciência alcançou um grande avanço e muitas doenças que um dia foram causas de grandes epidemias foram extintas ou já não apresentam tanto perigo. Mas novas doenças surgiram e um novo aliado é a prevenção. Já ate falamos aqui em outro artigo sobre os famosos alimentos ricos em polifenóis. Mas os especialistas tem buscado na alimentação essa prevenção e vários alimentos já consumidos tem se tornado um aliado contra várias doenças e principalmente o câncer.

Conheça 5 alimentos poderosos para a Dieta Anticâncer.

Uva

Dieta Anticâncer

A uva contém substâncias que protegem as células dos danos oxidativos causados pelos radicais livres, mas uma  pesquisa recente descobriu que o extrato da semente da uva é capaz de destruir células cancerígenas e já avançaram o estudo para aplicação contra a leucemia.

Receita de Suco de Uva com Açaí e Chia

Ingredientes
200 ml de suco de uva integral orgânico
100 g de polpa de açaí congelada
½ colher (sopa) de grãos de chia
Açúcar demerara ou orgânico a gosto

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva com cubos de gelo.

Quinoa

Dieta Anticâncer
A quinoa é muito nutritiva e por isso faz bem para a saúde. (Foto: Divulgação)

A quinoa é um Superalimento que contém todos os aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas que o corpo precisa para funcionar corretamente. Ela é rica em proteínas, fonte de cálcio, ácidos graxos e ômega 3 e 6. Não é atoa que previne mais de 7 doenças, como cardiovasculares, fortalecimento muscular, redução de colesterol e câncer, mais especificamente o câncer de próstata, devido a grande quantidade de ômega 3 e 6. A quinoa deve ser consumida cozida como salada, risoto e canja.

 Pimentão

O pimentão e pimenta jalapeño possuem uma substância chamada bioflavonoides que é rica em agentes antioxidante. Descobriu-se que a substância que torna esse alimento picante tem propriedade para eliminar a maioria das células cancerígenas da próstata. Uma ideia para o consumo é in natura em saladas ou pimentão recheado e assado.

Pimenta

Dieta Anticâncer
Pimenta Caiena emagrece mesmo? (Foto: Divulgação)

A pimenta contém piperina, substância com ação anti-inflamatória, que inibe o crescimento do câncer. Outra substância presente em boa parte das pimentas vermelhas, a capsaicina, que é responsável por provocar a ardência tem sido o grande alvo das pesquisas atuais. A capsaicina destrói as células cancerígenas, mas para fazer efeito deve ser ministrada em grande quantidade, o que se torna inviável para a alimentação. Por esse motivo os estudos tem se aprofundado para a utilização dessa substância de outra forma. Mas isso não impede que você consuma pimenta, só não exagere!

Alho

Dieta Anticâncer
Dieta do alho: tudo sobre ela! (Foto: Divulgação)

O alho além de muito utilizado como tempero já é conhecido na medicina como combate a bactérias, fungos, vírus e outros. Mas uma pesquisa realizada na China descobriu que comer pelo menos um dente de alho por dia pode diminuir em 44% o risco de câncer nos pulmões. Isso se dá devido a concentração de uma substancia chamada alicina, responsável por proteger diretamente o DNA das células.

Para melhor aproveitar esse superalimento, o ideal é consumi-lo in natura, amassado ou picado, e esperar de cinco a dez minutos antes de ingerir. Esse tempo potencializa a quantidade de alicina no alho. Outra opção que vai fazer você consumir muito mais sem perceber o sabor forte é uma receita de alho ao forno.

Nada melhor do que unir esses super ingredientes em receitas fáceis para o dia-a-dia.

Já falamos em outro artigo sobre receitas low carb bem legais.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *