Estetica

4 razões que fazem com que a higiene pessoal seja muito importante para aumentar nossa qualidade de vida


Quando falamos em aumento na qualidade de vida, principalmente evitando infecções que causam doenças, a higiene pessoal merece atenção e destaque.

Afinal, por meio dela mantemos o corpo limpo, trazendo muitos benefícios para a saúde. Para isso, existem hábitos e produtos de higiene pessoal que podem ser utilizados para garantir máxima proteção. E para saber mais sobre este assunto, continue lendo este conteúdo!

O que é higiene pessoal?

higiene

Você sabe o que é higiene pessoal? De forma abrangente, é o nome dado ao conjunto de ações feitas para aumentar a saúde e manter o corpo limpo e saudável para máxima proteção contra infecções de fungos, bactérias, vírus, entre outras.

Assim, existem hábitos de higiene pessoal que devem ser seguidos diariamente e podem ser feitos no corpo, na mente, no ambiente e nos alimentos também. Por outro lado, este é um tema que devemos ensinar às crianças desde cedo para que, desta forma, elas realizem estes procedimentos, essenciais para a manutenção da saúde, naturalmente.

Por que ela é tão importante?

Como falamos anteriormente, a importância da higiene pessoal se dá à medida em que ela é fundamental para prevenir contra doenças originárias de fungos, vermes, bactérias e vírus. Mas este não é o único fator que a torna importante tendo em vista que higiene pessoal e qualidade de vida andam lado a lado. Sendo assim, temos também:

  1. Aumento de autoestima, por envolver cuidados com a aparência;
  2. Redução do estresse, sendo momentos para relaxar;
  3. Fortalecimento do corpo e sistema imunológico, evitando o contato com agentes infecciosos.

Somado a estes benefícios, devemos ressaltar que por meio destes cuidados nós desenvolvemos bons hábitos de higiene que serão levados por toda a vida, aumentando o bem-estar independente do ambiente onde estamos.

Como ter uma boa higiene pessoal

Por fim, é importante saber como manter a higiene pessoal de forma prática. Para isso, existem hábitos conhecidos – mas muito importantes – como tomar pelo menos um banho por dia, lavar as mãos frequentemente, escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, trocar de roupa e colocar peças limpas. Além destes, temos algumas seguintes indicações para estar sempre saudável:

  • Não compartilhar itens de higiene pessoal como toalha e escova;
  • Evitar o uso de roupas molhadas;
  • Higienizar embalagens de produtos;
  • Lavar alimentos antes de consumir;
  • Limpar e cuidar do cabelo;
  • Não andar descalço;
  • Manter as unhas limpas e não roer a unha;
  • Colocar itens lavados para secar.

Além disso, não compartilhar roupas íntimas também é ótimo para evitar doenças, além de ter os seus próprios itens de higiene pessoal como escova de dentes, escova para o cabelo, toalha, lenço umedecido e fraldas para bebês e adultos.

E agora que você sabe mais sobre a importância da higiene pessoal, o que é e como aplicar no seu dia a dia, não deixe de compartilhar com um amigo para aumentar a qualidade de vida ao seu redor!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *