A pandemia de coronavírus forçou muitos de nós a trabalhar home office, muitas vezes em circunstâncias não ideias. Veja como Trabalhar home office pode ser prejudicial a saúde
Muitos funcionários não tiveram escolha na decisão, tempo limitado para se preparar para a mudança, habilidade de tecnologia desiguais e espaços de trabalho inadequados em casa.
Sem dúvida, tivemos que passar por muitas mudanças em diferentes áreas de nossas vidas. Os hábitos mudaram. Hoje, por exemplo, a realização de cotação online de plano de saúde se tornou mais comum. As pessoas estão buscando resolver o máximo possível de questões sem precisar sair de casa. Mas quando se trata de trabalhar home office, será que isso pode ser prejudicial a saúde?
Mesmo com as dificuldades que muitas pessoas passaram para se adaptar ao formato de trabalhar em casa, depois de experimentar a opção, muitos funcionários e empresas prevêem que continuarão a trabalhar home office. Porém, segundo especialistas, o trabalho em casa pode sim ser prejudicial à saúde. Portanto, se você decidir continuar trabalhando em casa após a pandemia, é importante que compreenda quais são os riscos para a sua saúde e como evitá-los.
Continue a leitura para saber mais!
Como o trabalho home office pode ser prejudicial a saúde
Embora trabalhar remotamente certamente tenha suas vantagens, também existem desvantagens significativas que você pode não perceber ao iniciar a prática pela primeira vez.
Aqui estão alguns dos efeitos negativos de trabalhar somente em casa:
Pode ser algo isolante
Claro, devido a pandemia de coronavírus, o principal objetivo do trabalho remoto foi o isolamento social. Porém, em um grande período, se você trabalhar em casa todos os dias, pode ser uma experiência muito solitária. Para alguns, estar fisicamente sozinhos durante o dia – e interagir com colegas de trabalho e clientes apenas por e-mail e telefone – não é grande coisa. Mas para outros, a falta de contato pessoal com os colegas de trabalho é um grande problema.
Uma maneira fácil de evitar isso – se você precisar – é trabalhar em lugares com outras pessoas, como bibliotecas, cafeterias ou espaços de coworking. Mas se isso não for suficiente para aliviar a sua solidão, o seu perfil talvez seja mais adequado para trabalhar em um escritório e não remotamente.
Pode ser difícil ficar conectado com os colegas
Quando você não está fisicamente com seus colegas durante reuniões e almoços, pode ser difícil ficar perto deles em um nível profissional e pessoal. Ao trabalhar home office, é comum sentir-se desconectado ou com medo de seu valor no trabalhado passe despercebido. Por esse motivo, é fundamental falar em reuniões virtuais e inserir seus comentários em chats, cadeias de e-mails e documentos colaborativos.
Ter conversas fora não relacionadas ao também pode ajudar a fortalecer as conexões com os colegas de trabalho.
Embora muitas empresas ofereçam ferramentas de comunicação virtuais, como o Slack, por exemplo, os funcionários também podem se beneficiar ao encontrar colegas para almoçar, se possível.
Pode causar problemas de comunicação
Quando você não pode ir até a mesa de seu colega de trabalho ou chefe para tirar uma dúvida, a comunicação pode ser um desafio. Uma das coisas mais importantes é que os gerentes e funcionários tenham uma compreensão clara entre eles. Muitas empresas estão definindo horários regulares para coisas como videochamadas e reuniões semanais, de modo que não houvesse espaço para falhas de comunicação ou qualquer pessoa sendo deixada de fora do loop.
Um estilo de vida altamente sedentário
De segunda a sexta-deira, a realidade de muitas pessoas se tornou estar atrás de uma tela de computador, várias horas por dia, algumas para dormir e algumas poucas outras para fazer algumas coisas em casa.
Essa rotina está fazendo com que muitas pessoas passem a ter um estilo de vida altamente sedentário.
Mesmo pessoas que antes não tinham o hábito de praticar exercícios físicos, elas pelo menos podiam caminhar pelo escritório, caminhar pela rua para ir almoçar em algum restaurante, andar para pegar transporte público, etc.
O sedentarismo pode causar diversas doenças, como as cardiovasculares, por exemplo. Além disso, a alta carga horária de home office pode ser prejudicial para a coluna.
Portanto, se você não se esforçar para cuidar da sua saúde trabalhando em casa, você pode perceber o aumento de inflamação e ganho de peso e até mesmo doenças crônicas.
Sempre tente fazer pequenas pausas e caminhe pela casa. Se possível, também faça exercícios físicos. Mesmo que você ainda não queira sair de casa para ir a uma academia, ou fazer uma caminhada na rua, pode fazer exercícios na sua própria casa.
Além disso, tenha uma carga horária definida de trabalho. Não se sobrecarregue e saiba a hora de descansar.
Conclusão
Agora que você já sabe como trabalhar home office pode ser prejudicial à saúde, caso esteja trabalhando em casa, tenha muito cuidado com os seus hábitos.
Entenda que é necessário saber a hora de parar para descansar. Além disso, faça o máximo possível de esforço para se manter em movimento, nem que sejam poucos minutos do seu dia, sempre tente fazer alguma atividade física.
Também é importante se dedicar para manter uma boa comunicação com os seus colegas de trabalho.
Outra dica importante é procurar a ajuda de profissionais de saúde, caso sinta que é necessário. Por exemplo, você pode procurar por um psicólogo, já que a saúde mental também é muito importante, ou um cardiologista, para ver como está a saúde do seu coração.