Veja como ocorre essa doença e como a tireoide de hashimoto é tratada, confira!
Há diversos tipos de doenças envolvendo a tireoide e uma muito conhecida é a Tireoidite de Hashimoto, também chamado de tireoidite linfocítica crônica. Essa doença nada mais é do que um conjunto de inflamações que atacam a tireoide. É uma doença autoimune, ou seja, o nosso próprio sistema imunológico pode gerar anticorpos que destroem as células da tireoide ou reduzem a sua atividade, causando o hipotireoidismo.
A seguir, veja os sintomas e os tipos de tireoidite, além de outras informações importantes sobre a doença.
Conheça os tipos de tireoidite e seus sintomas
A tireoidite pode ser assintomática, ou seja, não apresentar nenhum sintoma. Em outros casos, o indivíduo pode acabar sentindo dores parecidas com as que são causadas pelo hipertireoidismo e hipotireoidismo. Ao todo são cinco tipos da doença e cada uma possui sintomas específicos. Conhecer os tipos e seus respectivos sintomas permite que você procure o médico assim que identificar os primeiros indícios da doença.
O primeiro tipo é a tireoidite sub-aguda. O seu principal sintoma é um aumento dolorido da tireoide, mas também leva a uma maior liberação de hormônios no sangue. É um processo inflamatório viral e não possui ligação com um processo autoimune. É possível tratar de acordo com cada paciente.
Também existe a tireoidite pós-parto que acomete cerca de 10% das mulheres nessa situação. A doença pode durar em torno de dois meses e depois disso a mulher precisa lidar com o hipotireoidismo durante algum tempo, até que o próprio organismo se normalize. Entretanto, caso o organismo não volte ao normal e a doença permaneça, a mulher precisará optar pela reposição hormonal.
Já a tireoide crônica trata-se de uma doença autoimune e sua manifestação pode ser de várias formas. Esse tipo possui sintomas como ansiedade, ataques de pânico, aumento do volume da tireoide, diarreia, inflamações, inquietação, nervosismo, entre outros.
O que causa a Tireoidite?
A doença pode ser muito comum em algumas famílias, por isso acredita-se que em alguns casos ela é um problema genético. Outro fator que pode causar o problema é o uso excessivo de alguns medicamentos e até mesmo infecções virais e bacterianas, mas nada se comprovou até então.
Ainda acredita-se que por ser autoimune, a tireoidite pode ter relação com outras doenças que possuam essas mesmas características.
Como tratar a Tireoidite de hashimoto?
Em muitos casos a tireoidite não tem cura. O tratamento da doença é longo e é preciso fazer reposição hormonal várias vezes ao longo dos anos. A dose necessária do hormônio em cada sessão irá variar muito de acordo com o grau de deficiência de cada indivíduo.
Quando houver hipotireoidismo, há um tratamento específico para cada paciente, para que o indivíduo seja medicado de acordo com o seu diagnóstico. Em muitos casos a reposição é feita a cada seis ou doze meses, além de ser necessário o uso de algum medicamento.
Transmissão e Prevenção da Tireoidite
A tireoidite não é uma doença transmissível. Muitos estudos envolvendo a sua causa ainda estão sendo realizados, mas há grandes chances de ser um problema hereditário. Também não há como prevenir o problema; não existe nenhum método conhecido e isso provavelmente só acontecerá quando sua causa for realmente descoberta.
Já falamos aqui em outro artigo sobre a pomada para hemorroida, sugiro a leitura do artigo
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários