Teste de QI: Do Que Se Trata? Como é Feito?


O teste de Qi funciona? Saiba mais sobre esse teste que supostamente é capaz de medir a inteligente de todos. Vamos lá?

No mundo atual, as pessoas competem cada vez mais para ser mais inteligentes, mais eficientes e ocuparem os melhores cargos no mercado de trabalho. Há quem apele para os nootropicos, como por exemplo o intelimax ou Modlaerta. Nessa busca, muitas pessoas tentam medir sua inteligência, fazendo o famoso teste de QI que é sobre o qual falaremos no artigo de hoje.

Esse teste foi desenvolvido por Alfred Binet em 1900 e foi imensamente divulgada pelos estudiosos da mente, em sua maioria, psicólogos. Atualmente, ele é usado para vários fins e podemos vê-lo, até mesmo, em entrevistas de emprego. Mas você sabe como ele funciona? Não? Continue lendo e entenda como são   elaboradas as perguntas do teste, como e em quais circunstâncias elas foram criadas e quem pode fazê-lo. Venha conosco!

O que é o teste de QI?

teste de qi

Vários estudiosos e matemáticos já tentaram desvendar de onde vem a inteligência e como podemos medi-la. Baseado nisso, desde a Grécia antiga vários métodos foram criados, alguns obtiveram êxito e outros não, mas talvez o mais conhecido seja o teste de QI (Quociente inteligente).

Esse teste consiste na descoberta da idade física versus a idade cronológica, ou seja, descobrir se sua “idade/desenvolvimento mental” condiz com a sua idade real. Isso, apenas pode ser feito por um profissional formado em psicologia ou psiquiatria. Quando descoberto utiliza-se uma formula matemática: QI = 100 x IM(Idade mental)/IC(idade cronológica). O resultado da conta, será o QI do paciente. A questão é que, apesar de todas as pesquisas e testes, também nunca houve um consenso sobre o que é a inteligência e como ela funciona dentro da nossa cabeça,  dentre esse questionamento surge o QI.


Como surgiu o teste de QI?

A ideia do teste surgiu no século 20 graças aos estudos do psicólogo e pedagogo Alfred Binet. A questão toda começou dentro da escola, onde percebeu-se que as crianças aprendem em ritmos diferentes e Alfred foi chamado para propor alguma solução. Juntamente com o psicólogo Théodore Simon, em 1905 surgiu a primeira “escala da inteligência”, porém na época, era vista apenas como a divisão daqueles alunos que aprendem mais rápido e daqueles que aprendem mais devagar.

Aí surge a reflexão: Só porque alguém aprende mais rápido, significa que seja mais inteligente?

teste qi inteligencia

Classificação do QI

Igual ou inferior a 69: deficiente mental

De 70 a 79: Limite da deficiência mental

De 80 a 89: Normal voltado para o fraco

De 90 a 109: Inteligência normal

De 110 a 119: Inteligência acima da média

De 120 a 129: Inteligência anormal

Igual ou superior a 130: Inteligência elevada

Quantas pessoas possuem o QI elevado?

O teste estima que apenas 2% da população mundial possui inteligente maior que a média, porém em muitos casos ele pode ser falho. Assim, como explica Denise Souza, a professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília (UnB) em matéria para o site www.terra.com.br em março de 2013, a maioria dos teste de QI disponíveis na internet, estão lá apenas para diversão. E até mesmo aqueles feitos por profissionais podem apresentar erros, pois as perguntas devem ser estabelecidas de acordo com a faixa etária, cultura e região de cada paciente.

Conclusão

O que acharam do teste? Curioso, não?

Espero que tenha esclarecido as dúvidas.

Grande abraço e até breve!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *