Pulso aberto o que fazer para melhorar ? Passa horas no pc ou celular? O Pulso Aberto é um problema que ocorre com mais frequência do que se imagina, mas pode ser evitado, confira nossas dicas!
Quem é atleta, esportista ou trabalha muito no computador ou atividades manuais acaba ficando com um problema no pulso, conhecido como pulso aberto. Muita gente que trabalha eme scritórios e no computador, também acaba sofrendo com esse mal. No artigo de hoje vamos te explicar um pouco como isto ocorre e como podemos nos previnir para que não aconteça. Acompanhe conosco.
O que é o Pulso Aberto ?
Indo direto ao assunto, o que chamamos incorretamente de “pulso aberto” na realidade são a ocorrência de dores na região do pulso, assim como a dificuldade em realizar atividades que exijam o movimento lunar (arco realizado pelos punhos), ou força e pode estar associada a LER (lesão por Esforços Repetitivos). Não se trata de um prognóstico efetivo, sendo um termo de senso comum, pois o na verdade o pulso não fica “aberto” de verdade como a expressão parece dizer. Pulso aberto é uma expressão usada para descrever dor na região do pulso. Esta expressão não tem nenhum fundamento ortopédico, pois não se trata de um afastamento dos ossos do pulso, como o termo “aberto” pode sugerir.
Pulso aberto não é um diagnóstico clínico, trata-se somente de uma forma vulgar de dizer que temos uma incomoda dor no punho.
Normalmente ele apresenta-se inicialmente, com dor leve e gradativa na região do pulso, podendo evoluir para quadro de dor importante e com isso gerar incapacidade física para a prática do trabalho e para a prática de atividade física.Outra lesão que traz dor e inchaço ao local é a síndrome do túnel do carpo. Ela é uma síndrome que atinge o nervo mediano, o qual é comprimido e causando dor ao local. A força nas mãos é alterada e movimentos como digitar no computador, escrever, pintar é dificilmente alcançada.
Quais são os sintomas
Entre os principais sintomas podemos citar:
- Dor no punho constante, mas suportável;
- Dor articular que se agrava com movimentos;
- Sensibilidade alterada;
- Diminuição na força da mão;
- Inchaço dos punhos;
- Endema no local.
Quais são as causas?
As causas mais comuns são:
- Esforço repetitivo, como digitação ou uso do mouse em demasia
- Lesões, fraturas, torsões e o uso repetitivo do punho
- Cisto sinovial
- Doença de Kienblock
- Falta de alongamento e ginástica
- Esforço de uma só vez na região, ainda mais se for fora do comum.
Pulso aberto o que fazer para melhorar ?
Existem várias ações tomadas que podem diminuir a ocorrência de “pulso aberto”, como por exemplo:
-Alongar os braços e as mãos antes de trabalhar/digitar
-Usar mousepad com descanso ou almofada de silicone, para proteger as mãos e articulações
-Fazer exercícios frequentemente
-Cuidar da postura ao trabalhar, observando se os membros não ficam em posições desconfortáveis
-Fazer uma pausa de ao menos 5 minutos a cada 50 minutos trabalhados digitando ou exercendo atividade de esforço no punho.
Tratamentos mais comuns
As atitudes mais comuns que são aplicadas são afastamento temporário das atividades, utilização de talas ou órteses ergonômicas para imobilização, uso de analgésicos, gelo local, realização do movimento que causa sintomas de forma mais lenta procurando sempre alongar antes, fisioterapia e terapia ocupacional para que ocorram mudanças na atitude do gesto, que pode favorecer ao desenvolvimento das lesões, além de trabalhar no alongamento e fortalecimento dos músculos e tendões acometidos.
O tratamento sempre é feito de forma conservadora (sem cirurgias) e consiste basicamente na utilização de medicamentos, que são indicados por um médico especialista de acordo com o caso do paciente. Além da medicação, que tem o objetivo de diminuir as dores e relaxar a região, é possível que o profissional também indique o uso de uma munhequeira que, por meio da estabilização e sustentação do pulso, irá comprimir a região e auxiliar na reparação dos ligamentos.
Munhequeira para pulso
Uma das abordagens no tratamento do pulso aberto, este dispositivo tem como principal função comprimir a região do punho e limitar os movimentos da articulação, auxiliando na reparação dos ligamentos e evitando a ocorrência de novos traumas ou lesões.É importante ter em mente que qualquer tipo de munhequeira deve ser utilizado apenas de acordo com a recomendação do médico, e nunca sem uma indicação. Também cabe ao especialista apontar o tempo de uso e o modelo ideal para o caso. Além disso, existem algumas regras básicas de uso que podem ser aplicadas para qualquer modelo de munhequeira:
- Não use as munhequeiras na hora de dormir;
- Não aperte muito as hastes da munhequeira, pois isso pode prender a circulação sanguínea;
- Evite usar as munhequeiras por cima de ferimentos ou lesões graves;
- Use as munhequeiras somente com recomendação médica.
Onde comprar munheuqueira para pulso aberto?
Nas 2 lojas abaixo o preço é excelente, clique e confira:
Importante
Apesar de repouso ser uma das medidas mais recomendadas por médico, passar muito tempo sem exercitar o local de inflamação pode agravar a tendinite. Por isso, é importante manter o repouso no início do tratamento, mas, depois, procure acrescentar alguns exercícios leves à sua rotina para alongar e fortalecer o músculo.
Sempre procure seu médico ortopedista ao menor sinal de dor em seu pulso.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas. Para quem quer iniciar as atividades físicas, já falamos aqui sobre como escolher tênis para caminhada sugiro a leitura do artigo.
Sugestões de novos assuntos que querem ler por aqui, podem deixar nos comentários
Eu estou com dor frequentes do meu punho
E enquanto não fizer uma ressonância nunca saberá qual o real problema de seu punho. Procure um médico ortopedista especializado mãos.
eu nao sinto dor, nem nada somente uma coisa parecida como perder a força, mais uso uma bolinha e fico apertando, eu estralo meus punhos frequentemente será isso???