Prótese dentaria – quais os prós e contras


Entenda como funciona a prótese dentária e quais os prós e contras do seu uso.

As próteses dentárias são essenciais para quando nós perdemos um ou mais dentes, pois elas permitem que nós continuemos comendo normalmente, sorrindo e falando, como se não estivesse faltando nada. Existem vários tipos de próteses dentárias e cada uma tende a atender um tipo de demanda, além de possuírem suas vantagens e também desvantagens.

A prótese dentária pode ser total, parcial, fixa ou móvel, e o tipo indicado para cada caso varia muito conforme a necessidade de cada pessoa. A seguir, conheça mais sobre cada tipo de prótese dentária e suas vantagens e desvantagens.

prótese dentáriaPrótese Total – prós e contras

A prótese total é mais conhecida como uma dentadura e é mais indicada para pessoas que não possuem seus dentes ou que possuem somente alguns deles. Para usar esse tipo de prótese é preciso que o paciente tenha uma boa qualidade em sua gengiva e que haja uma determinada quantidade de osso no local.

A principal desvantagem desse tipo de prótese é que ela pode ocasionar a perda gradual do osso de algumas partes da boca.

Prótese Parcial Fixa – prós e contras

Essa prótese depende exclusivamente da quantidade de dentes naturais que o paciente possui, do posicionamento desses dentes e do espaço protético. O espaço não pode ser muito grande e é preciso ter pelo menos dois dentes que funcionem como suportes. Nesse tipo de prótese, geralmente a escovação é feita sem necessidade de removê-la.

O material usado na prótese parcial fixa geralmente é porcelana e permite a substituição de até 6 dentes naturais.


Prótese Total Fixa – prós e contras

Em alguns casos, um implante é necessário para que a prótese total fixa seja encaixada perfeitamente no local necessário. Geralmente isso é indicado quando o paciente perdeu os dentes e precisa do implante para agir como um suporte, para que depois a prótese dentária seja colocada. O implante não deve ser feito por pacientes que estejam com sistema imunológico enfraquecido ou que possuam histórico de alguma doença grave.

Prótese Parcial Móvel – prós e contras

protese dentaria parcial removivel

A prótese parcial móvel é mais conhecida pelo nome de “ponte móvel” e a sua aplicação é feita na boca do paciente através de um grampo metálico. É uma das próteses com maior facilidade para higienizar, podendo ser facilmente removida. Esse tipo de prótese é mais indicado quando há grandes e vários espaços vazios onde deveriam estar os dentes naturais. Ela também é indicada quando o espaço protético é muito largo e não há como usar a prótese parcial fixa.

O maior benefício desse tipo de prótese é que ela não afeta a integridade dos dentes naturais que a pessoa ainda possui e é a opção mais viável quando o paciente perdeu mais de um dente. A desvantagem é que ela precisa ser removida para higienização após cada refeição.

Próteses Flexíveis

As próteses flexíveis ainda vêm sendo estudadas e não estão disponíveis no mercado. Elas iriam promover maior estabilidade no local, além de possuírem cores mais parecidas com as de um dente normal.

Já falamos aqui em outro artigo sobre o maxi blanc clareador, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *