Principais Suplementos Alimentares para Praticantes de Musculação


Quando o assunto é ganhar músculos ou atingir uma performance alta no esporte, não há atalhos. No entanto, com uma boa alimentação aliada a uma excelente suplementação, é possível ter ganhos acima da média.

Em termos nutricionais, as necessidades de praticantes de musculação são maiores do que uma pessoa normal. Tanto a necessidade energética quanto o consumo de proteína são totalmente diferentes. Os nutrientes consumidos em uma dieta convencional pode não fornecer os nutrientes necessários para ganho de músculos ou melhorar sua resistência.

suplementos alimentares

Para evitar a provável deficiencia de nutrientes, surge uma oportunidade única para quem busca qualidade superior na alimentação. Estes são os suplementos alimentares, que tem a função de nutrir o organismo de acordo com as necessidades de um atleta.

Antes de começarmos a entender mais sobre o mundo da suplementação, é preciso informar que toda alteração de dieta, é necessário o acompanhamento de um profissional nutricionista. Ele é capaz de entender as necessidades do organismo em sua individualidade, e indicar (ou não) a utilização de suplementos alimentares.

Vejamos agora os principais tipos de suplementos usados por praticantes do esporte.

Whey Protein

Talvez o grande querido e o mais famoso dos praticantes do esporte. De alto valor biológico, o Whey Protein (Soro do Leite) possui diversos benefícios para os praticantes de musculação.

É melhor aproveitada no consumo pós treino, onde sua absorção rápida pode se tornar um grande aliado na hipertrofia.

  • Facilita o ganho de massa muscular
  • Redução da Fadiga e auxilia na recuperação muscular
  • Age como reparador de fibras do músculo;
  • Aumento da lipólise (Queima de gordura)Atualmente, o mercado possui três principais grupos de Whey Protein: o concentrado (WPC), Isolado (WPH) e o Hidrolisado(WPH).

Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA)

Aminoácidos são compostos que constituem proteínas. Existem diversos tipos de aminoácidos, que desempenham papéis importantes no nosso organismo, desde auxiliar o sistema imunológico até a recuperação das fibras musculares expostas durante o treino.

BCAA (cuja sigla em inglês: branched-chain amino acids) significa aminoácidos de cadeia ramificada. São formados por Leucina, Isoleucina, Valina.

Alguns benefícios dos aminoácidos de cadeia ramificada são:

  • Construção de novos tecidos musculares
  • Inibe o catabolismo (que é o uso da massa magra do corpo como fonte de energia)
  • Atua como matéria prima na construção de proteínas
  • A creatina é um composto que é produzido naturalmente dentro de nossas células musculares, e é uma das principais fontes de energia celular

Creatina

A creatina, como suplemento, tem sido popular desde a década de 1990, e tem sido tema de centenas de estudos desde então. Comprovadamente, o uso de creatina favorece treinos intensos, como levantamento de peso e deslocamentos rápidos.Os benefícios do uso de creatina são muitos, entre eles, podemos destacar:

  • Aumento de massa muscular, principalmente através treinamento de força
  • Melhoria da força muscular
  • Diminuição da dor muscular e redução dos níveis inflamação induzida por exercícios
  • Melhor fluxo de sangue durante o treinamento
  • Melhor desempenho durante o treino

 

A creatina pode ser obtida através da proteina da carne e também em forma de suplemento. Ela pode ser encontrada em forma de pó, tabletes, líquido e também em cápsulas.

Vitaminas

Um suplemento multivitamínico e mineral não é exatamente para ganhar músculos, mas sim um ganho substancial para sua saúde. A quantidade certa de vitaminas e minerais é um fator importante para criar as condições ideais que melhoram o desempenho do treino e também o crescimento muscular.

Embora certos compostos, como vitamina C são importantes para o sistema imunológico, é o efeito age em harmonia com todas as vitaminas e minerais essenciais, que apoiam as condições para melhores resultados em saúde e também crescimento de muscular.

Conclusão

Suplementos podem auxiliar e muito dentro de uma dieta balanceada, e seus resultados podem variar de organismo para organismo.

O uso de suplementos pode sim ser benéfico para esportistas e amantes da musculação, e seu uso não se restringe necessariamente a atletas.

Suplementos de proteína são mais utilizados, principalmente quando se fala no uso de Whey Protein. É o mais utilizado entre os praticantes do esporte, principalmente pelo seu poder de reparo das fibras musculares e também auxilia como agente anti catabolizador.

Lembrando que toda alteração em uma dieta, o essencial é fazer a consulta a um nutricionista capacitado.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *