Uma dúvida muito comum do público apaixonado pela perfumaria é se pode usar perfume vencido. A seguir, você confere a resposta!
Se você é do tipo de pessoa apegada aos bens materiais, provavelmente deve ter no fundo do seu guarda-roupa algum perfume esquecido há anos. Assim, acaba se perguntando: pode usar perfume vencido?
Saiba que essa dúvida é bastante comum, inclusive entre os apaixonados pelo mundo da perfumaria, que possuem inúmeros perfumes e não conseguem usar todos eles, fazendo com que o frasco dure uma eternidade.
Por isso, resolvemos criar esse texto para responder de uma vez por todas a pergunta: pode usar perfume vencido? Então, se você quer ficar por dentro de tudo isso e muito mais, continue conosco na leitura do texto a seguir, feitos em parceria com o site Cheiro da Elegância, e tire todas as suas dúvidas.
Qual o prazo de validade dos perfumes?
Leia tambem – cosmeticos hinode sao bons?
No Brasil, produtos de higiene pessoal como perfumes e cosméticos geralmente possuem um prazo de validade de 5 anos. Essa regra foi definida pela Anvisa com base nas resoluções do governo.
Embora todos os perfumes possuem um prazo de validade, especialistas apontam que é possível continuar usando a fragrância mesmo após vários anos do seu vencimento.
Isso acontece porque o perfume passa por um processo chamado de “maceração”. Esse processo tende a melhorar ainda mais a fragrância e a sua duração na pele.
Sendo assim, se você quer saber se pode usar perfume vencido, saiba que a resposta é sim.
Conforme visto no tópico anterior, o prazo de validade dos perfumes é de cinco anos. Todavia, no que diz respeito a quanto tempo pode usar um perfume vencido, podemos afirmar que não existe nenhum tipo de limite ou recomendação.
Dessa forma, você pode usar um perfume vencido quando e como quiser, sem qualquer tipo de apego ao lapso temporal decorrido entre a sua produção e vencimento.
Existem alguns componentes presentes em perfumes que podem prejudicar a pele se usados após o seu vencimento. Entre eles, podemos citar a escolha de perfumes cítricos que possuem notas de bergamota.
Pois, a depender da pele e das condições do ambiente, perfumes com esse ingrediente que estão vencidos podem causar manchas e alergias. Sendo assim, fique atento.
Se você não quer arriscar e prefere dar outra destinação ao seu perfume vencido, saiba que uma boa ideia é transformá-los em itens decorativos para banheiros e armários da sua casa.
Além disso, eles também podem ser utilizados como aromatizador de ambientes. Dessa forma, basta borrifar o perfume em um frasco de vidro e em seguida adicionar algumas varetas de madeira para absorver o aroma e difundi-lo no ar.
Assim como já foi mencionado de forma breve anteriormente, os especialistas apontam que a qualidade de um perfume é semelhante a um vinho. Em outras palavras, quanto mais velho for o perfume melhor será a sua fragrância.
Sendo assim, aquele perfume que está jogado no fundo do seu guarda-roupa ou do seu banheiro há vários e vários anos com certeza estão com um cheiro muito melhor do que estava quando você adquiriu.
A data de validade dos perfumes é uma forma de garantir que eles sejam seguros para uso de qualquer pessoa. Dessa forma, a fragrância mantém a sua fórmula intacta durante esse período, não causando dano às pessoas.
Porém, ao finalizar o prazo de validade, o perfume já tem passado por algumas mudanças que de alguma forma podem prejudicar a saúde das pessoas.