Mês de Outubro é o mês de conscientização sobre o cancêr de mama, veja como participar da campanha Outubro Rosa e ajudar a quem precisa
No mundo atual, o câncer de mama ainda mata milhares de pessoas todos os anos, embora as campanhas de conscientização como o Outubro Rosa, tenham conseguido reduzir substancialmente as estatísticas dessa doença. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre esta doença e como participar e ajudar na campanha Outubro Rosa.
Campanha Outubro Rosa – do que se trata
Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama no ano de 2015.
O movimento, que surgiu nos anos 90 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ganhou âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.
Câncer de Mama – entenda seus perigos
O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo, e também no Brasil, não considerados os casos de câncer de pele não melanoma. Corresponde a cerca de 25% do total de novos casos a cada ano em nosso meio. A doença também acomete homens mais raramente, representando apenas 1% do total de casos da doença.De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o câncer que mais causa mortes e o mais comum nas mulheres brasileiras, que a consideram a doença mais temida, já que afeta a percepção da sexualidade e a imagem pessoal.
Por não existir uma causa específica para essa doença, os especialistas apontam alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Os principais indicativos são:
• Ser mulher;
• Idade – mulheres acima dos 50 anos correm mais risco;
• Histórico familiar (parentes que já tiveram a doença);
• Não ter filhos ou ter depois dos 30 anos;
• Elevado consumo de álcool (uma dose diária);
• Excesso de peso (gordura na região abdominal);
• Falta de exercícios físicos;
• Ciclo menstrual: mulheres que começaram a menstruar cedo (antes dos 12 anos) ou que entraram na menopausa após os 55 anos têm risco ligeiramente maior de ter câncer de mama;
• Tratamento com dietilestilbestrol: no passado, grávidas tomaram essa droga para reduzir o risco de aborto espontâneo. Mais tarde descobriu-se que o medicamento tinha efeitos teratogênicos (causando más-formações) e carcinogênicos.
Sintomas do câncer de mama
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulos, que em geral são indolores, frequentemente duros e irregulares, e menos frequentemente macios e arredondados. Por isso é importante consultar o médico e realizar os exames com regularidade.
Alguns sinais observados pelas pacientes podem ajudar a identificar o câncer de mama, mas que precisam ser avaliados pelo médico:
- Nódulo na mama;
- Inchaço em parte da mama semelhante à casca de laranja;
- Irregularidades ou retrações na pele da mama;
- Dor ou inversão do mamilo;
- Vermelhidão e descamação do mamilo, ou na pele da mama;
- Saída de secreção pelo mamilo, particularmente se for sanguinolenta ou translúcida;
- Nódulo nas axilas.
Como ajudar na campanha outubro Rosa?
Além de colocar o avatar no facebook ou adesivo no carro, há muito a ser feito, você pode começar por exemplo ajudando a divulgar o trabalho das instituições abaixo, ou financeiramente:
RIO DE JANEIRO – RIO DE JANEIRO
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE APOIO AOS PACIENTES DE CÂNCER
-
Av. Presidente Vargas nº 418 salas 1101 e 1102 – Centro
RIO DE JANEIRO – RJ
Cep 20071-000
CAXIAS – MARANHÃO
AMIGOS NA LUTA CONTRA O CÂNCER
-
Travessa Costa Sobrinho 2134 – Volta Redonda
Caxias – MA
Cep 65606-520
SÃO PAULO – SÃO PAULO
AMÉRICAS AMIGAS
-
Rua Caçapava, 49 Cj. 32 – Jardim Paulista
São Paulo – SP
Cep 01408-010
Se você sabe mais formas de ajudar, pode deixar nos comentários!