Metformina emagrece de verdade? Entenda os riscos do seu uso e como ela funciona em você!
A Metformina é um medicamento que está sendo muito usado nos últimos tempos devido à um efeito colateral que é o emagrecimento, a perda de peso. Milhares de pessoas fazem uso de um medicamento apenas por um efeito colateral que ele oferece, principalmente quando está relacionado com a perda de peso. Foi assim com o orlistat e com a sibutramina sobre os qusi já falamos aqui anteriormente.
No entanto, esses medicamentos possuem finalidades diferentes, sendo recomendados para tratar apenas pessoas que não estão saudáveis e precisam curar determinado problema. No caso de Metformina, ele é um medicamento indicado apenas para pessoas com diabetes tipo 2, mas usado por muitas pessoas para emagrecer. Veja a seguir se ele realmente emagrece e quais são seus outros efeitos no corpo.
Metformina
Esse medicamento é indicado para o tratamento de pessoas com diabetes tipo 2, que não produzem insulina suficiente no corpo. Ao ingerir os comprimidos desse medicamento, ocorre uma reposição hormonal e o mecanismo de defesa criado pelo organismo é desmontado.
Mas porque esse emagrecimento ajuda na perda de peso? É simples. Quando a insulina não circula na corrente sanguínea, as placas de gordura crescem e se desenvolvem. Quando você toma esse medicamento, a insulina volta a circular no sangue, causando o derretimento dessa gordura que ficou acumulada, fazendo você perder peso.
Veja os benefícios de Metformina
A perda de peso é um efeito colateral desse medicamento que traz outros benefícios a quem o consume. Por exemplo, ele reestabelece a quantidade necessária de insulina no organismo, fazendo com que a mesma retorne a circular na corrente sanguínea.
Ajuda a controlar o diabetes, melhora a qualidade de vida de pessoas com essa doença e diminui os sintomas causados pela diabetes. Portanto, mesmo que você queira emagrecer, não é indicado usar Metformina para essa finalidade.
Efeitos Colaterais e Contraindicações de Metformina
O uso desse medicamento pode trazer outros efeitos colaterais além do emagrecimento, como: hipoglicemia, gosto de metal na boca, vômitos e diarreias. Fazer o uso desse medicamento somente para emagrecer é quase impossível, pois você precisará de prescrição médica e ela só é dada a pacientes com diabetes. Além disso, não é nada vantajoso, pois os efeitos colaterais tendem a ser maiores.
Você pode facilmente optar por outros métodos mais saudáveis para ajudar na sua perda de peso e dieta.No vídeo abaixo a blogueira Polyana Elky fala sobre ele em seu canal do youtube:
Uso do Metformina
Somente o médico pode indicar quantos comprimidos devem ser consumidos diariamente e por quanto tempo, por isso não tente se medicar sozinho. É fundamental seguir as recomendações médicas para que o medicamento entregue todos os efeitos e benefícios esperados.
Onde comprar com melhor preço?
Existem farmácias na Internet que vendem e tem bons preços, como a Euroclinix e a Drogasil, clique e confira:
Emagreça com saúde
Você deve optar por outros métodos para que consiga emagrecer com saúde. Faça uma reeducação alimentar, pratique atividades físicas, se alimente corretamente, beba bastante água, tenha acompanhamento nutricional.
Importante
Todos esses são métodos saudáveis e indicados para quem deseja emagrecer de forma eficaz, sem prejudicar a saúde e aumentar o risco de doenças e/ou problemas. Medicamentos para outros fins não devem ser usados para emagrecer, ainda que esse seja um efeito colateral/benefício. Converse com o seu médico para saber mais e encontrar o melhor método no seu caso.Não nos responsabilizamos pelo mal uso das dicas aqui apresentadas
Já falamos aqui também sobre o perigo dos remedios pra emagrecer, sugiro a leitura do artigo.
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários
Vou deixar meu depoimento. Depois de ler artigos científicos decidi usar metformina 2g por 3 meses. Resultado:
Glicemia de 110 para 83
Glicada de 5.7 para 5.1
Triglicérides de 200 para 89
Colesterol total de 230 para 125
US revelou o desaparecimento da esteotose hepática
Obs: sem mudança na dieta