Alfavaca: efeitos e benefícios para o corpo

Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

A alfavaca é uma erva com diversas propriedades nutritivas e que pode ser consumida diariamente em suas refeições, em chás ou até mesmo em sucos. Sua composição é rica em nutrientes essenciais para o nosso corpo e organismo, o que a torna extremamente benéfica e com várias ações.

Além disso, possui pouquíssimas calorias: são apenas 20 calorias em 100 gramas. É rica em água e fibra dietética, além de centenas de vitaminas como vitamina A, B, C, K, entre outras. A seguir, veja os efeitos e benefícios para o corpo dessa erva.

Alfavaca: efeitos e benefícios para o corpo (Foto:Divulgação)

Alfavaca e os seus benefícios para o coração

Pesquisas realizadas mostraram que a alfavaca pode exercer diversos benefícios para o coração. Devido ao magnésio em sua composição, essa erva ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, além de possuir antioxidantes que diminuem o colesterol ruim e aumentam o bom.

A vitamina A de sua composição ajuda a proteger as células de radicais livres, evitando a oxidação do sangue. Ainda é eficaz para impedir o acúmulo de gordura nas paredes das artérias.

Alfavaca para a pele

Essa erva também possui propriedades antimicrobianas que trazem vários benefícios para a pele. É eficaz para tratar picadas de insetos, assim como cortes e feridas, podendo ser aplicada diretamente na região afetada.

Em sua composição encontramos os antioxidantes e óleos essenciais que evitam o surgimento de manchas na pele, além de combaterem o envelhecimento precoce. A alfavaca também ajuda a manter a nossa pele nutrida e ajuda a combater espinhas.

Alfavaca: efeitos e benefícios para o corpo (Foto:Divulgação)

Alfavaca contra gripes e resfriados

A alfavaca também ajuda a melhorar o sistema imunológico e suas folhas são muito usadas para tratar resfriados, sendo indicado mastiga-las. A erva ainda possui propriedades antibióticas que a torna uma forte protetora do organismo contra bactérias e infecções.

Muito usada também na criação de xaropes contra a tosse e para aliviar dores de garganta. Você pode usar as folhas para preparar um gargarejo e usufruir desses benefícios. Ainda pode ser usada para aliviar os sintomas de asma e bronquite.

Outros benefícios da Alfavaca

A vitamina A, já mencionada, possui ainda mais benefícios. Ela pode ajudar a melhorar a visão, devidos às suas propriedades antioxidantes. As folhas dessa erva também são muito recomendadas para aliviar o estresse, basta consumir até 12 folhas de alfavaca, duas vezes por dia, e você poderá evitar o surgimento do problema.

A alfavaca também possui corticosterona, uma substância que ajuda a melhorar a memória.

Alfavaca: efeitos e benefícios para o corpo (Foto:Divulgação)

Como fazer o Chá de Alfavaca

O chá dessa erva pode manter todas as propriedades mencionadas e garantir que você seja beneficiado com todas as vantagens mencionadas. Para preparar você precisará de:

– 1 litro de água;

– 2 colheres de sopa da planta, podendo ser as folhas, a raiz ou até mesmo as flores.

Ferva a água e depois adicione a planta na água, fazendo uma infusão por até 10 minutos. Se preferir, você ainda pode coar e adocicar. O mais indicado é beber esse chá antes de dormir e ele deve estar quente.

Importante

Sempre procure seu nutricionista para que ele lhe informe os melhores alimentos que irão fazer bem pelo seu corpo. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet. Já falamos aqui em outro artigo sobre o viagra natural que pode ser bem legal e te ajudar.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários!

Recomendados para você:


Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *