Noticias

Medicina no exterior: universidades com melhor classificação no Reino Unido em 2021


Medicina não é apenas um assunto que você decide estudar e depois ingressar no mercado de trabalho, essa profissão é uma escolha que facilmente se transforma em um estilo de vida. Os médicos têm uma imagem particular de serem aquelas pessoas prontas para ajudar a superar os problemas físicos e mentais dos pacientes, e também de informar e apoiar familiares nos momentos difíceis.

É tentador estudar medicina, especialmente se você pode aliar o extenso período que passará na universidade à uma experiência no exterior. Depois de tomar sua decisão de buscar o curso superior fora do Brasil, é hora de conhecer mais de perto as escolas de medicina do Reino Unido, onde muitos estudantes internacionais continuam seus estudos.

As escolas médicas do Reino Unido oferecem pesquisa científica de alta qualidade, programas reconhecidos internacionalmente e um ambiente de estudo agradável e multicultural. Existem escolas de medicina na Inglaterra, bem como instituições para alunos que desejam lugares menos cosmopolitas como a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Descubra a medicina no Reino Unido


No Reino Unido você tem a opção de estudar diferentes tipos de graus de medicina:

– Graduação de dois anos em treinamento pré-clínico;

– Graduação de três anos em escola especializada ou hospital universitário;

– Graduações de seis anos, se você escolher outras disciplinas de estudo.

A admissão nas escolas médicas do Reino Unido é muito competitiva. Você precisará atender aos requisitos de entrada, comprovar o domínio da língua inglesa, passar por uma entrevista e fazer testes adicionais como:

– Teste de Aptidão Clínica da Universidade (UCAT);

– BioMedical Admissions Test (BMAT)

De acordo com Get Me Into Medical School, site específico para quem deseja estudar medicina no Reino Unido, geralmente há cerca de 21.000 candidatos que competem por 8.000 vagas em escolas de medicina britânicas, e a taxa de sucesso é de cerca de 40%. As mesmas estatísticas mostram que leva cerca de dez anos para que um graduado se torne um médico especialista em um hospital.

Obviamente, tornar-se médico não é fácil, especialmente quando se trata do Reino Unido, região onde se encontram universidades renomadas e com as melhores classificações nos rankings universitários internacionais. Claro, estudar nas melhores escolas de medicina do mundo é a garantia de obter um currículo respeitável e garantir um status profissional diferenciado.

Abaixo você terá uma lista das principais universidades que oferecem cursos de medicina na Grã-Bretanha, de acordo com as classificações do Times Higher Education, TopUniversities e The Telegraph.

De acordo com o Times Higher Education Subject Ranking 2021 (THE), estas são as melhores universidades onde você pode estudar medicina no Reino Unido:

– Universidade de Oxford

– Universidade de Cambridge

– Imperial College London

– Universidade College London (UCL)

– Universidade de Edimburgo (Escócia)

– King’s College London

– Universidade de Manchester

– Universidade de Warwick

– Universidade de Bristol

– Universidade de Glasgow (Escócia)

Com base nos dados do QS Subject Ranking 2021, ranking criado por TopUniversities, as melhores universidades para estudar medicina na Grã-Bretanha são:

– Universidade de Oxford

– Universidade de Cambridge

– University College London (UCL)

– Imperial College London

– King’s College London

– Universidade de Edimburgo

– Universidade de Manchester

– Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres

– Universidade de Glasgow

– Queen Mary University of London

Já o Complete University Guide Ranking 2021, guia que usa critérios como perspectivas de graduação, padrões de entrada, qualidade da pesquisa e satisfação do aluno para elaborar a sua lista de melhores escolas médicas, aponta as seguintes universidades de medicina do Reino Unido no topo do seu ranking:

– Universidade de Dundee (Escócia)

– Universidade de Glasgow

– Universidade de Oxford

– Universidade de Aberdeen (Escócia)

– Universidade de Edimburgo

– Queen Mary University of London

– Universidade de Cambridge

– Universidade de St Andrews (Escócia)

– Imperial College de Londres

– Universidade de Swansea (País de Gales)

Se você optou pelos desafios e recompensas que a vida de um médico envolve, pode se inscrever em uma das melhores escolas do Reino Unido e tentar uma bolsa de estudos nestas instituições. Ou ainda você pode seguir seu sonho e encontrar uma faculdade de medicina em outro país, desde que seja adequada às suas possibilidades. Seja qual for a sua escolha, certamente você terá uma ótima experiência de estudos no exterior que acrescentará pontos positivos ao seu currículo. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *