Maquiagem faz mal? Leia aqui!


Afinal, maquiagem faz mal ou não? A resposta agora em nosso artigo! Confira nossas super dicas!

A maquiagem está presente no dia a dia de diversas pessoas, há quem use todos os dias ou esporadicamente. De qualquer forma, em especial por ser algo tão presente, seja no seu dia a dia ou do próximo, é importante ter conhecimento sobre o que está sendo aplicado na pele e se de fato faz mal. Confira a seguir os efeitos da maquiagem para a saúde:

Maquiagem faz mal para pele?

Há muito tempo este é um assunto muito abordado, antigamente, muitos argumentos de fato eram levantados em torno do perigo da maquiagem. Afinal, muitos produtos apresentavam fórmulas com compostos oleaginosos e a base de vaselina, que faziam muito mal para a pele.

No entanto, hoje em dia a situação é diferente. Ainda assim é recomendado prestar atenção nos rótulos e saber os componentes presentes, pois alguns como os parabenos e chumbo, podem ser nocivos para a pele ao longo do temp

A maquiagem é item indispensável e faz parte do dia a dia de muitas mulheres, mas você sabe que dependendo de alguns fatores ela pode fazer mal para a saúde? Saiba agora tudo sobre a maquiagem e alguns cuidados para que ela não prejudique a sua pele e saúde.

96438351

Origem da maquiagem

A maquiagem é uma arte ancestral, que já era utilizada até mesmo pelos homens primitivos, que usava pinturas pelo o corpo juntamente com enfeites e acessórios. Normalmente a maquiagem é aplicada nas pessoas com o objetivo de embelezá-las, mas em várias culturas ela tem finalidades cerimoniais e religiosas.

Alguns itens indispensáveis para uma boa maquiagem são: Demaquilante, Hidratante com filtro solar, Base para pele, Pó facial, Pincéis para blush, sombra e batom, sombra em várias tonalidades; delineador líquido, Lápis para olhos; pente e lápis de sobrancelha, pinça para limpar sobrancelha, blush, batom, gloss e corretivo.Há quem curta também os cremes anti aging como o lift gold serum.

Maquiagem faz mal então?

Dizer se a maquiagem faz ou não a pele depende de vários fatores, mas geralmente a maquiagem por si só não faz mal. Porém pessoas com algum tipo de alergia podem ter irritações com alguns produtos que estão presentes na maquiagem, por isso sempre leia o rotulo para saber os componentes da sua maquiagem.

O hábito de não remover a maquiagem também pode trazer prejuízos a pele, pois a maneira com que a maquiagem é aplicada faz com que a pele sofra com a obstrução dos poros, atrito causado pelo pincel, esponjas e companhia, sem falar no acúmulo de resíduos que favorece os cravos e a oleosidade. Outro fator que deve ser levado em conta é o prazo de validade da maquiagem, pois maquiagens vencidas podem fazer muito mal a saúde, tanto da pele como de outros órgãos do corpo humano.

maquiagem faz mal para a pele

Maquiagem vencida

Assim como vários produtos, a maquiagem também possui prazo de validade. Observar a textura, a cor e o cheiro são uma das principais maneiras de identificar se o produto está adequado para o uso, caso a informação de prazo de validade não esteja mais visiviel. Uma maneira de sempre saber o prazo de validade é colocar diretamente no produto a data de validade de suas maquiagens, pois mutas vezes essa informação pode estar apenas no plástico do produto. O produto depois de sua validade vencida pode se tornar toxico pode se tornar um veneno para pele podendo até cair na circulação sanguínea.


Guardar em local errado

Algumas pessoas guardam a maquiagem no banheiro e essa é uma atitude que sem dúvidas deve ser evitada. Afinal, a umidade da área, pode favorecer a proliferação de fungos, que por sua vez, podem ser nocivos para a saúde. Busque guardar em um local arejado e seco;

Dormir com a maquiagem

Esse é um erro que muitas pessoas cometem. Ao dormir com a maquiagem, a pele é comprometida, afinal, os poros são fechados, favorecendo assim o surgimento de espinhas e rugas. Para retirar, o mais adequado é usar algodão para aplicar o demaquilante sutilmente, sem esfregar a pele. Após remover tudo, lave bem o rosto com sabonete;

Negligenciar uma alergia

Alguns produtos podem causar alergia a qualquer momento da vida, gerando inchaço, coceira e vermelhidão. Não insista em utilizá-los e busque orientação médica para adquirir produtos que não causem o mesmo efeito.

Prazo de validade

O prazo de validade das maquiagens vai depender do fabricante e de cada produto, mas alguns produtos tem prazo de validade bem parecidos. Saiba alguns:

  • Sombras e Blushes: 18 a 24 meses se esses produtos apresentarem mudanças de cor ou apresentar manchas pretas, cinjas ou vender pode der fungos. Isso pode ocorrer até mesmo antes do prazo de validade vencer.
  • Batom: 2 anos  batom  vencido pode deixar os lábios ressecados, ou causar bolhas ou queimadura na mucosa.
  • Rimel: 3 a 6 meses farelos ou mudança de cor mostram quando ele esta estragado.

   maquiagem-emprestada

Passo a passo maquiagem

Para poder ter uma boa maquiagem não precisa ser uma maquiador profissional, basta seguir algumas dicas para arrasar na maquiagem e ainda ter uma pele bonita e sem danos a saúde. confira abaixo:

  • Primeira coisa a se fazer antes da maquiagem, é deixar o rosto limpo, por isso lave o rosto com sabonete para o seu tipo de pele. Opte pela água gelada, que é uma ajuda extra pra fechar os poros e controlar o óleo natural. Depois, você pode usar um tônico adstringente, que, além de eliminar a sujeira que não foi embora com água e sabonete, fecha ainda mais os poros;
  • Passe um primer, item de maquiagem que também prepara a pele, fechando os poros e deixando-a com um efeito matte, com menos brilho.
  • Assim que chegar em casa lave o rosto e retire a maquiagem. Faça os mesmos procedimentos de antes de se maquiar, ou seja lavar com água e sabão, passar tônico e hidratante ou filtro solar. Se você usar máscara para cílios e outros produtos mais pigmentos, use, antes do tônico, um demaquilante que não seja à base de óleo. Isso garante que nenhum resquício de make vai obstruir seus poros.

É isso leitores, espero que tenham tirado suas dúvidas sobre maquiagem. Até o próximo!

Quando usada adequadamente e com os produtos certos para o seu tipo de pele e particularidades de sua saúde, a maquiagem não faz mal. No entanto, alguns hábitos causados até mesmo pela falta de informação, são capazes de mudar esse cenário e prejudicar sua saúde, tais como:

Importante

É fato que algumas peles podem ser mais sensíveis e o uso da maquiagem pode ser totalmente desfavorável, mas cada pessoa apresenta suas particularidades. Sendo assim, basta apostar nos produtos corretos e se ater aos cuidados diários, para que sua pele não seja comprometida por alergias, maior incidência de acne e está propensa ao aparecimento de rugas.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários, até a próxima!