Você sabia que nosso cabelo sofre agressões diárias?
Isso mesmo. Diversos fatores externos agridem nossos cabelos diariamente, entre eles: sol, piscina, praia e secador, por exemplo. Sem falar das tantas químicas que fazemos em nossos cabelos, como colorações, mechas e muito mais.
Diferença entre cuidados com o cabelo em casa e no salão de beleza
Com tantas agressões diárias não é fácil manter um cabelo sempre bonito e saudável, mas alguns cuidados básicos como o simples ato de pentear o cabelo da forma correta e outros nem tão básicos, mas essenciais, como a ida frequente ao salão de beleza para um tratamento mais intenso, são fundamentais para exibir um cabelo lindo, daqueles de revista. Vamos, então, saber que cuidados são esses?
Qual o tipo de escova ideal para o cabelo?
Com uma infinidade de escovas disponíveis hoje no mercado fica a dúvida: qual usar? Bom, isso depende muito do tipo de cabelo e da finalidade do penteado. Vamos entender um pouco então.
- Escova Reta: use para desembaraçar o cabelo
- Escova meia-lua: use para escovar
- Escova Redonda: use para modelar os fios
- Escova Oval: use para desfiar e finalizar
Quanto ao tipo de tubo da escova o mais indicado é o de cerâmica, pois ele mantém o calor sem danificar os fios.
Como devo pentear meu cabelo para não danificá-lo?
Comece sempre penteando o cabelo de baixo e depois vá subindo. Desembarace primeiro as pontas e depois vá subindo até que a escova chegue ao topo do cabelo e deslize para baixo sem nenhum atrito. Nunca comece deslizando o pente ou escova de cima para baixo, sem desembaraçar, pois isso poderá quebrar os fios.
Tenha um cuidado maior quando o cabelo estiver molhado, pois ele fica ainda mais frágil. Seque bem com a toalha, mas sem esfregar os fios, apenas apertando os cabelos com a toalha.
Use um leave-in para facilitar esse processo de desembaraço dos fios. Existem ótimos produtos para facilitar o penteado e a escovação.
Qual máscara de tratamento devo usar? Hidratação ou Nutrição?
Muitas pessoas desconhecem a diferença entre hidratação e nutrição. Muitas vezes o cabelo precisa de nutrição e não de hidratação e acabamos usando o produto errado na hora errada.
Por isso é tão importante a opinião de um cabeleireiro. Ele vai saber indicar o melhor tratamento que seu cabelo necessita e poderá indicar um tratamento no salão e/ou um tratamento para uso em casa, como máscaras de hidratação ou nutrição.
Mas afinal qual é a diferença entre essas máscaras?
As máscaras de hidratação repõe água no cabelo e umidade dos fios. São de vários princípios ativos, entre eles: polpa de abacate, aloe vera, mel, silicones, entre outras.
Já as máscaras de nutrição repõe nutrientes que o cabelo necessita: lipídeos e proteínas. Geralmente elas são à base de óleos vegetais, como argan, karite, ceramidas, macadmia, tutato, etc.
Quando os Cabelos precisam de Hidratação?
O cabeleireiro é o profissional mais indicado para analisar os fios e responder essa pergunta, mas quando percebemos os fios secos e com excesso de frizz é bem provável que precise de hidratação. A hidratação vai devolver o brilho e maciez aos fios. Cabelos muito expostos a secadores precisam de hidratação com frequência.
Quando os cabelos precisam de Nutrição?
De novo a resposta mais acertada será a do cabeleireiro, mas, normalmente, quando os cabelos estão sem brilho e porosos ao toque eles estão clamando por uma Nutrição capilar. A nutrição combate o ressecamento e aspereza dos fios, impedindo que percam a umidade.
Somente o tratamento em casa é suficiente para manter a saúde dos cabelos? Ou devo procurar um salão de beleza? E com que frequência?
Se se cabelo for virgem, ou seja, sem tintura nenhuma e se você cuida dele com muito carinho na hora de pentear talvez não seja necessária uma ida frequente ao salão. Mas lembre-se que estamos sofrendo agressões diárias em nossos fios, por isso a ida ao salão não deixa de ser necessária, afinal os produtos profissionais são mais potentes e o cabeleireiro é o profissional capaz de te dar inúmeras dicas para manter o cabelo saudável e indicar a melhor máscara de tratamento para uso em casa.
Agora, se seu cabelo além de sofrer agressões diárias como sol, calor, secador, chapinha, ainda passa por processos químicos como mechas e colorações, por exemplo, bom aí você não deve escapar do salão de beleza. Sua ida tem que ser bem mais frequente. O seu cabeleireiro poderá indicar um Cronograma capilar semanal ou quinzenal e, também, um tratamento para uso em casa.
Aí você pergunta, mas devo investir tanto em tratamentos para o cabelo?
Se você quiser exibir um cabelo de revista a resposta é sim. Quanto mais você tratar os cabelos com produtos de qualidade mais vai perceber seu cabelo saudável, macio e brilhoso.
E fala sério, né? Quem não ama exibir um cabelo de artista? Ah, e não esqueça do corte. As pontas devem ser cortadas regularmente para que o cabelo mantenha sempre um aspecto de bem cuidado.
Gostaram das dicas pessoal? Sugestões podem deixar nos comentários!