Usar um bom protetor térmico, finalizar com jato de ar frio e contar um um fixador são algumas dicas para ter uma escova perfeita. Veja o passo a passo e se surpreenda.
Como fazer escova no cabelo: como lavar, pré-secar e muito mais!
O processo de como fazer uma escova no cabelo vai desde a lavagem até o uso de um fixador. Seguir o passo a passo correto é uma forma ter fios lisos brilhantes, alinhados e bem cuidados, afinal, o calor do secador pode ressecar as madeixas. Por essa razão, é necessário tomar todo cuidado necessário.
Existem produtos recomendados e dicas que devem ser seguidas para obter um bom alisamento. Uma delas é utilizar o jato de ar frio ao fim do procedimento. Essa e outras informações para obter uma escova perfeita estão presentes neste artigo. Confira e se surpreenda com o resultado.
Saiba como fazer escova no seu cabelo!
Os cabelos lisos são os queridinhos de muitas pessoas e uma das escolhas mais desejadas quando precisa sair para algum evento ou fazer um penteado. Para quem não nasceu com esse estilo de cabelo, contar com auxílio do secador, escova e chapinha é uma opção. Mas, você sabe como fazer uma escova no cabelo?
A gente explica! Se você pensar que realizar escova em casa e sozinha é complicado, se engana completamente, porque é bem fácil de fazer. Entretanto, para garantir um bom resultado e não danificar os fios, é necessário seguir algumas recomendações para conseguir ter um bom resultado e fazer a escova durar por mais tempo no cabelo.
Como fazer escova no cabelo
Escova, secador, protetor térmico e fixador, esses são os utensílios principais para fazer escova no cabelo. Contudo, cada um deles precisa ser usado corretamente e em determinada parte do processo. Para saber como fazer escova no cabelo da melhor forma, veja as dicas abaixo.
Saiba se está lavando o cabelo corretamente
Uma boa escova começa na lavagem correta do cabelo. Isso porque é necessário ter os fios limpos para que o resultado final seja ainda melhor. Afinal, durante esse processo você vai retirar todos os resíduos e eliminar a oleosidade que é comum de ser formada no couro cabeludo – quanto mais liso o cabelo, mais oleoso ele é.
Com os fios limpos, você evita ficar com o cabelo seboso e opaco, pelo contrário, vão ficar radiantes, alinhados e brilhantes, que é o objetivo de todo mundo. Ao lavar o cabelo corretamente, sua escova fica ainda melhor e a possibilidade de durar por mais tempo é alta. Não esqueça de usar shampoos corretos para o seu tipo de cabelo também, pois caso contrário, pode até mesmo danificar os seus fios. Veja como escolher o shampoo ideal para você e quais as opções de qualidade em os 10 melhores shampoos de 2022.
Faça a pré-secagem do cabelo
A escova não deve ser feita com o cabelo molhado, pois isso interfere no processo de alisamento. Então, antes de começar a realizar o procedimento, dê uma leve secada nos fios, de forma que fiquem quase secos.
Dessa forma, além de ficar mais fácil fazer a escova, também é possível finalizar com mais rapidez, já que não vai ser necessário repetir o procedimento várias vezes devido a uma mecha molhada cair em uma parte que já foi escovada e danificar o que já estava pronto.
Use um defrizante ou protetor térmico
O calor do secador pode causar alguns problemas no cabelo. Dois deles são: aparecimento de frizz e o ressecamento dos fios devido ao ar quente batendo diretamente nas madeixas. Para evitar que isso aconteça, existem algumas soluções que podem ser adotadas.
A primeira delas é usar um protetor térmico. Esse produto deve ser passado antes de começar a fazer a escova no cabelo. Isso porque ele protege os fios do ar quente e impossibilita que seja danificado, além de hidratar os fios mais ressecados e permitir uma secagem diária com o secador sem danificá-los. Não deixe de conferir os 10 melhores protetores térmicos para cabelo de 2022 e proteger os seus fios!
A segunda solução é utilizar um defrizante. Esse produto pode ser aplicado ao fim do procedimento.
Divida seu cabelo em pequenas mechas
Para fazer escova no cabelo inteiro é preciso reparti-lo em algumas partes. Geralmente, as pessoas repartem em quatro e, quando começam a fazer a escova, o recomendado é que pegue mechas pequenas para realizar o procedimento.
A razão para optar por mechas pequenas é porque, dessa forma, fica mais fácil da escova pegar todo o cabelo e secar com maior facilidade. O que também auxilia na obtenção de um resultado melhor. Quando menor a mecha, mas fácil de conseguir alisar todas as partes.
Comece a fazer escova da raiz para as pontas
A ordem do processo de realização da escova é extremamente necessária para obtenção de um bom resultado. A melhor forma de fazer escova no cabelo é de cima para baixo, ou seja, da raiz para as pontas. Dessa forma é possível envolver todo o cabelo e pegar todas as partes do comprimento.
A razão para começar pela raiz não é só pelo fato de que assim envolve todo o cabelo, também está associado ao fato de que essa região é a mais complicada de ser alisada, uma vez que é por lá que os fios nascem. Além disso, utilizar um secador de cabelo de ótima linha e qualidade é o grande segredo na hora de secar o seu cabelo, pois muitos modelos não possuem ajustes de temperaturas adequados e podem danificar os seus fios com o vento muito quente. Confira quais são os 10 melhores secadores de cabelo de 2022 e saiba quais são as opções mais recomendadas!
Finalize o cabelo com jato de ar frio
Uma coisa que as pessoas não sabem é que o jato frio é um ótimo aliado de uma escova perfeita. Isso porque o choque térmico possibilita um acabamento melhor, fio mais solto e, caso modele com cachos ou ondas, um efeito mais duradouro.
Essa é uma técnica bastante utilizada por profissionais da área, contudo chega a ser desconhecida por quem realiza o procedimento em casa. O jato de ar frio deve ser jogado quando finalizar toda a escova e já estiver com os cabelos alisados.
Use um bom fixador para dias úmidos
A maior inimiga da escova é a umidade. Isso porque ela danifica todo o procedimento. Por essa razão, o mais recomendado na hora de realizar a escova é optar por lugares que não sejam úmidos, como o banheiro. Dê preferência para os espaços mais secos da casa.
“Fiz escova e preciso sair de casa em um dia chuvoso, o que eu faço?” Existe produto para isso. Contar com um fixador é uma ótima opção para esse momento, porque ele mantém a escova por mais tempo no cabelo e evita que o procedimento seja danificado devido a umidade.
Dessa forma, não é preciso se preocupar quando o tempo não estiver seco. Pode sair a vontade que a escova vai continuar intacta.
Aproveite as dicas e faça a escova sozinha!
Fazer escova no cabelo é uma coisa fácil e pode ser realizada sozinha, desde que tenha todos os produtos necessários para garantir que o procedimento dure por mais tempo. Contudo, como vimos aqui, para ficar com as madeixas perfeitas e iguais a de salão, existe uma série de processos que precisam ser adotados.
Apesar da escova ser uma ótima alternativa, é preciso tomar cuidado. Não só com a forma que realiza e os produtos que utiliza, como com a frequência em que realiza o procedimento. Isso porque, por maior que seja o seu cuidado, trata-se de um processo em que o ar quente está em contato direto com os fios.
Tomar todas as precauções, antes e depois de realizar a escova no cabelo, é uma forma de conseguir deixá-la por mais tempo no cabelo e não danificá-lo tanto durante a operação.