Estetica

Como é feita a Aplicação de Botox?


Quando se trata de procedimento estético, um dos mais procurados é a aplicação de botox, ou simplesmente botox, principalmente quem busca atenuar marcas de expressão e prevenir rugas.

E com isso, a pele com aparência mais jovem e relaxada. 

Os resultados são realmente muito eficazes, desde que feito por profissionais habilitados e experientes, caso contrário, o efeito pode ser desastroso.

Por isso é importante buscar por uma clínica de estética com boa reputação no mercado, pois isso é o que garante a segurança e a durabilidade do procedimento.

O que é botox

O botox, como seu nome indica, é derivado da toxina botulínica, produzida pela mesma bactéria do botulismo, mas no procedimento estético, é claro que não contém nenhuma bactéria, por sua produção passar por um processo de purificação.

Como é feita a Aplicação de Botox

Na prática, o botox vai agir sobre os nervos que controlam os músculos, principalmente os da face, impedindo-os de contrair.

 

O resultado? Uma pele mais lisa, firme e relaxada.

 

O botox age impedindo a contração parcial ou total dos músculos, e é justamente essa contração que causa as marcas de expressão e rugas. Além de ajudar na prevenção de rugas. 

 

Lembrando que a toxina botulínica é indicada para atenuar as rugas dinâmicas, que são aquelas que aparecem no momento de uma expressão facial, por exemplo, os pés de galinha e linhas na testa.

 

Um dos seus maiores benefícios é que se trata de um procedimento não cirúrgico e indolor. Mas quem é mais sensível à dor, é possível aplicar um anestésico antes das injeções.

 

Muitas pessoas não sabem, mas a toxina botulínica também serve para tratar a hiperidrose, que é uma disfunção das glândulas sudoríparas, o que provoca suor excessivo nas axilas, plantas dos pés, palmas das mãos e região da testa.

 

O botox age impedindo a produção de suor, em um período de aproximadamente um ano.

Como é feita a aplicação de botox?

A aplicação em si dura apenas alguns minutos, no entanto, uma avaliação prévia é mais longa. 

Isso porque uma análise minuciosa das rugas e da musculatura do paciente é primordial para obter um melhor resultado e o mais natural possível.

 

Então, uma pequena quantidade de botox é injetada diretamente nos músculos que criam as rugas, com o auxílio de agulhas muito finas.

É normal a região tratada ficar levemente inchada após a aplicação, mas desaparece em pouco tempo. 

 

O botox é mais procurado para ser aplicado no rosto, onde as regiões mais comuns são:

 

  • Testa;
  • Espaço entre as sobrancelhas;
  • Canto dos olhos (pés de galinha).

Quanto tempo dura a aplicação de botox no rosto?

A melhora das rugas e marcas de expressão é visível dois a três dias após o procedimento, e a pele fica com aparência mais jovem durante muitos meses.

Geralmente, depois de três a quatro meses, os músculos voltam a receber os estímulos nervosos, levando ao surgimento de rugas e linhas de expressão.

 

Esse tempo varia de pessoa para pessoa, pois algumas podem apresentar uma maior profundidade de rugas ou marcas de expressão.

 

Por isso que passado esse período, é recomendado fazer uma nova aplicação de botox, até mesmo para prevenir o aparecimento de outras rugas.

 

Para efeitos mais duradouros, convém seguir todas as orientações do profissional.

Quem pode fazer aplicação de botox?

É um procedimento indicado para quem deseja prevenir rugas ou atenuar as linhas de expressão, como por exemplo, pés de galinha.

 

Deve ser feito apenas por profissionais qualificados, pois sabem não apenas a dosagem certa, mas principalmente como fazer a aplicação nos pontos certos.

 

É importante estar atento às contra indicações, que incluem:

 

  • Doenças neuromusculares, como a miastenia;
  • Alergia à albumina ou toxina botulínica;
  • Grávidas e lactantes;
  • Quem faz tratamento com anticoagulante;
  • Inflamação na pele.

 

Por isso é essencial relatar tudo ao profissional antes do procedimento, a fim de evitar outros tipos de problemas. 

 

O que não fazer após aplicar botox?

Existem alguns cuidados após a aplicação de botox, principalmente para evitar complicações.

 

É necessário não fazer esforço físico no período de quatro horas após a aplicação, assim como evitar ficar deitada.

 

Além disso, não se deve massagear de forma alguma a área onde foi aplicado o botox, e para prevenir o aparecimento de manchas, é recomendado não se expor ao sol.

 

Durante 24 horas, evite cosméticos ou outros produtos para a pele.

 

Todos esses cuidados são essenciais para obter os efeitos desejados com o procedimento.

 

Recomenda-se agendar uma reavaliação após 15 dias, para o profissional verificar se está tudo bem.

 

Uma dica é evitar forçar os músculos da face e não fazer caretas, pelo menos na primeira semana. Isso vai ajudar a potencializar os efeitos do procedimento.

 

Existe algum risco?

 

Quando o botox é aplicado por um profissional qualificado e experiente, os riscos são muito raros, mas é possível alguns imprevistos.

 

Por exemplo, ficar sem expressão facial, um sorriso torto ou alguma assimetria. Mas caso isso ocorra, depois de quatro a seis meses, isso vai desaparecer, uma vez que o botox perde seu efeito.

 

Mais uma vez, é extremamente importante procurar um bom profissional, que tenha domínio sobre a técnica e capacitado.

Onde encontrar uma boa clínica no Rio de Janeiro para aplicação de botox?

No Rio de Janeiro, existem várias clínicas de estéticas que oferecem o procedimento de aplicação de botox, no entanto, recomenda-se procurar apenas aquelas com boa reputação e com uma equipe de profissionais capacitados.

 

Para te ajudar, selecionamos algumas delas:

 

  • Slim Corp
  • Clínica Bem Mais Estética
  • Instituto Anna Pegova
  • Spa Leblon
  • Pró-Corpo Estética Avançada
  • Clínica de Estética RJ

 

Vale ressaltar que todas as clínicas oferecem uma gama muito grande dê procedimentos estéticos:

como por exemplo:

 

 

É importante obter o máximo de informações sobre a clínica e seus profissionais. Procure ver avaliações de clientes ou peça indicações a amigos e familiares.

Embora o tratamento seja relativamente simples, você precisa se cercar de toda segurança. E isso só é possível fazendo o procedimento em uma clínica renomada e bem avaliada.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *