Câncer de pele: como ocorre? Como prevenir?


Saiba tudo sobre o câncer de pele. A doença que atinge o maior órgão do corpo humano pode apresentar vários graus de gravidade e é mais comum após os cinquenta anos de idade. Para evitar a doença é importante se prevenir durante toda a vida.

O câncer de pele é o tipo recorrente de câncer e representa cerca de 25% dos casos registrados da doença. As chances de cura dependem muito do estágio em que ele é diagnosticado e também do seu tipo, já que o câncer de pele pode ser classificado como melanoma e não melanoma.

câncer de pele

Milhares de brasileiros são diagnosticados com câncer de pele anualmente. (Foto: Divulgação)

Como ocorre câncer de pele?

O câncer ocorre devido a uma mutação nas células que compõe um determinado órgão. Na pele essa mutação acontece por conta da exposição aos raios solares do tipo ultravioleta (UV), eles são muito agressivos para a pele, sendo capaz de modificar o DNA das células presentes no local e fazer com que elas se multipliquem descontroladamente, dando origem ao tumor.

A pele possui várias células diferentes e por este motivo o câncer de pele pode se manifestar de diferentes maneiras.

O tipo mais comum é câncer não melanoma, dividido entre os tipos carcinoma basocelular (CBC) e carcinoma espinocelular (CEC). O tipo CBC é mais comum e pouco agressivo, já o tipo CEC é caracterizado por crescer mais rapidamente e para aumentar as chances de cura é necessário que seja descoberto no início.

O câncer de pele mais grave é o classificado como melanoma, que também possui vários subtipos. De maneira geral, esse tumor se forma nas células responsáveis pelo pigmento da pele e pode facilmente atingir outros órgãos, tornando a doença ainda mais grave e difícil de ser curada. No entanto, vale lembrar que o câncer de pele melanoma é muito raro.

Sintomas de câncer de pele

câncer de pele

A mancha marrom escamosa é um sintoma da doença. (Foto: Divulgação)

Os sintomas do câncer de pele variam de acordo com o tipo de câncer, geralmente incluem manchas peculiares, mais comuns na região do pescoço, rosto e dos braços. Confira:

  • Mancha branca ou rosada com aspecto perolado
  • Mancha marrom escamosa
  • Erupções na pele
  • Nódulos ou saliências em uma região específica do corpo
  • Perda de cor, vermelhidão ou escurecimento da pele
  • Coceira/Irritação

Como prevenir câncer de pele?

A prevenção do câncer de pele requer cuidados que devem ser feitos durante toda a vida. Como a principal causa da doença é a exposição excessiva e sem proteção aos raios solares ultravioletas, a melhor maneira de prevenir que o tumor se desenvolva é fazendo uso constante de protetor solar. Além de evitar tomar sol em determinados horários, como das 11h às 16h.

Vale alertar que algumas pessoas são mais suscetíveis a doença, como as que possuem pele muito clara e com sardas, também faz parte desse grupo quem tem histórico de câncer de pele na família ou já teve lesão pré-cancerosa. Nesses casos, é importante consultar um dermatologista periodicamente.

Já falamos aqui antes sobre o bepantol derma que é muito bom pra pele, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões usem os comentários

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *