Alimentação Vegana: veja como funciona e seus benefícios!


A alimentação vegana está se tornando cada vez mais comum ao redor do mundo, ganhando muito mais adeptos quanto mais o tempo passa. Esse tipo de alimentação pode ser de grande importância e muito benéfica quando é feita da forma correta, afinal entrega ao corpo diversos nutrientes e substâncias que não são encontrados em produtos embalados, carnes embutidas e em outros alimentos. Já falamos aqui em outra ocasião sobre a alimentação low carb, mas a vegana é bem diferente.

Ao optar por uma alimentação vegana você deixará de consumir produtos industrializados e embalados, ficando longe dos riscos e prejuízos que eles trazem à saúde. Se ficou interessado, veja a seguir como funciona uma alimentação vegana.

Alimentação Vegana

Alimentação Vegana: como funciona? (Foto: Divulgação)

Veja como funciona a alimentação vegana

Os veganos são aqueles que evitam ingerir qualquer alimento de origem animal. Muitos dos que seguem esse tipo de rotina preferem comer mais alimentos vegetais como frutas e legumes, juntamente com grãos que sejam totalmente integrais.

Muitas pessoas acham que esses indivíduos sofrem com a carência de nutrientes, mas a verdade é que isso pode ser evitado, desde que quem opte por essa rotina de alimentação saiba exatamente o que comer e qual a quantidade. Os veganos não comem alimentos de origem animal e ainda evitam os alimentos ultra processados, como carboidratos brancos.

Alimentação Vegana

(Foto: Divulgação)

Refeições em uma alimentação vegana

As refeições de quem é adepto desse tipo de alimentação são baseadas em frutas e legumes. O café da manhã deve conter alimentos como nozes, aveia, frutas, leite de coco e algumas sementes.

Já o almoço deve englobar arroz, feijão e algum tipo de salada. Ao longo do dia podem ser realizados lanches com frutas, vegetais crus e nozes. O jantar pede alimentos como feijão, grãos, batata-doce e vegetais. É claro que tudo isso depende de você, da receita a seguir e do seu gosto e do tipo de dieta vegana que deseja seguir.

Alimentação Vegana: como funciona? (Foto: Divulgação)

O que os veganos podem comer?

Os veganos podem comer bastante coisa, ao contrário do que muitos pensam. Basta substituir alimentos e abrir mais a sua mente e o seu paladar para outros tipos de rotina e alimentação.


Os veganos geralmente comem: frutas e vegetais, estando crus ou não, nozes e sementes, algas marinhas, raízes e sementes, manteigas de nozes, alimentos fermentados, ervas e especiarias frescas, grãos integrais germinados, legumes e feijões embebidos, sucos de legumes frescos e frutas, frutas e vegetais secos, vinagre de maçã, chocolate amargo ou cacau cru, entre outros.

Alimentação Vegana: como funciona? (Foto: Divulgação)

O que os veganos não comem?

Os veganos evitam comer carne, laticínios, ovos e até mesmo peixe. Esse tipo de alimentação exige ainda que os veganos deixem de comer alimentos que tenham sido feitos com ingredientes derivados de animais.

Entretanto é válido ressaltar que existem várias dietas veganas e, em algumas delas é possível consumir alimentos como pão branco, óleos refinados e até mesmo açúcar. Para que a sua dieta vegana seja totalmente saudável, ela deve ser composta em grande parte por plantas não processadas.

Alimentação Vegana: como funciona? (Foto: Divulgação)

Uma dieta vegana saudável

A dieta vegana pode ser saudável, mas você deve ficar atento a alguns problemas que podem surgir, como a carência de alguns nutrientes importantes. Para evitar, consulte um nutricionista e abra exceções em sua dieta.

Já falamos aqui em outro artigo sobre o Emagtramina emagrecedor, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *