Ácido Úrico alto: por que ocorre?


 Saiba por que ocorre ácido úrico alto e como tratar, veja sintomas e muito mais

O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo e não representa nenhum perigo para saúde em quantidade moderada. No entanto, quando ele passa a ser produzido em excesso ou não é excretado de maneira suficiente, se acumula, formando pequenos cristais e pode causar vários problemas em nosso corpo. Acompanhe abaixo o por que o ácido úrico alto tem de ser combatido.

ácido úrico alto

Por que ocorre ácido úrico alto?

Esse ácido é obtido a partir da quebra de moléculas de purina, um tipo de proteína muito comum nos alimentos e que também encontrada com facilidade nas células no corpo. Sendo assim, quando as células morrem, elas liberam a purina, que é transformada em ácido úrico para ser eliminada do organismo, na maioria das vezes através da urina, mas também é possível que o ácido úrico seja eliminado por meio das fezes.

Os cristais são formados quando o ácido úrico está alto, ou seja, foi produzido em excesso ou não foi eliminado do organismo como deveria. O grande problema é que esses cristais de ácido úrico podem se acumular nos rins e também favorecer o desenvolvimento de artrite, especialmente nos dedos dos pés e das mãos (gota).Cerca de 40% das pessoas com excesso de ácido úrico apresentam histórico familiar do problema, o que permite afirmar que existe uma influência genética significativa. No entanto, outros fatores podem contribuir para seu surgimento, como alimentação, consumo excessivo de álcool, uso de certas medicações e a presença de outras doenças.

Sintomas

Articulações:

  • Dor para movimentar e vermelhidão
  • Ao tocar na articulação afetada é possível sentir os cristais do ácido
  • Descamação da pele
  • Febre

Rins:

  • Dor nas costas, na região lombar
  • Dificuldade para urinar

Diagnóstico do problema

O diagnóstico dos sintomas pode ser feito pelo clínico geral, nefrologista e reumatologista, através de exames de sangue que verificam a quantidade desse ácido presente no corpo.

O que comer caso o problema ocorra?

Quando os sintomas aparecem, o melhor a se fazer é procurar um médico. Mas, é possível prevenir o problema através das refeições, já que alguns alimentos possuem maior quantidade de purina.

Confira o que comer e o que evitar na dieta para controlar o nível de ácido úrico:

Carne vermelha, peixes e alimentos processados, como, por exemplo, a salsicha são alimentos a serem evitados.

Alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e diuréticos, podem aumentar a quantidade de ácido úrico no organismo e, por este motivo, não devem ser utilizados.

Bebidas alcoólicas em geral possuem grande quantidade de purina, portanto, não devem ser ingeridas.

Já a água é muito recomendada, o ideal é consumir de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Tratamento para ácido úrico alto

ácido úrico alto

O tratamento é feito a partir da adaptação do cardápio, ou seja, de uma alimentação mais saudável e composta por alimentos com baixa ou nenhuma quantidade de purina. O cranberry e a goji berry por exemplo são frutas que costumam ser incorporadas na dieta. O tratamento também pode exigir a ingestão de alguns medicamentos, todos prescritos pelo médico com a finalidade baixar o nível desse ácido no organismo

Vale lembrar que nem sempre os sintomas citados acima estão relacionados ao nível desse ácido no sangue. Sendo assim, muitos médicos solicitam um exame de sangue para realizar o diagnóstico. O exame é simples e o resultado sai bem rápido.

Sempre consulte seu médico se algum dos sintomas acima surgir. Nosso site não se responsabiliza pelo mal uso das informações aqui apresentadas.

Já falamos em outro artigo sobre como fazer coco da forma certa. Sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas de novos artigos podem ser deixados nos comentários!

Referências de pesquisa: Portal Drauzio varella


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *