Feridas de varizes incomodam e são um problema grave. Entenda por que ocorre e como cuidar!
O problema de varizes atinge sete em cada dez pessoas. A frequência é maior entre as mulheres e 80% dos casos tem origem familiar. Para não se tornar mais uma vítima das “veias dilatadas”, confira algumas recomendações para prevenir e tratar feridas de varizes.
As varizes são veias dilatadas que aparecem geralmente por causa de fatores genéticos, hormonais ou maus hábitos. Além de comprometer a beleza das pernas, esse problema também é responsável por provocar dores intensas nos membros inferiores.
Como prevenir e tratar feridas de varizes?
#1 – Procure um angiologista
As suas pernas já estão com veias grandes e saltadas? Você sente dores ao caminhar? Então não perca tempo e procure logo um angiologista. Somente assim você tem condições de fazer um tratamento adequado para o seu caso e previne o aparecimento de feridas.
Os médicos estão trabalhando com tecnologias inovadoras para reduzir as veias dilatadas, como é o caso do tratamento com espuma para varizes. Essa técnica é simples, rápida, barata e bem menos invasiva do que a clássica cirurgia.
Lembre-se: ao fazer o tratamento precoce, você impede a complicação das varizes. Não vai precisar se preocupar com inchaço nas pernas, feridas e tampouco com o risco de trombose.
#2 – Faça exercícios físicos regularmente
Ficar muito tempo em pé ou sentado é um fator que contribui com o aparecimento de varizes. Para prevenir o problema ou minimizá-lo, você deve criar o hábito de praticar exercícios físicos regularmente. Caminhar, pedalar ou correr são atividades aeróbicas que previnem as temidas veias dilatadas nas pernas.
#3 – Tome bastante água e cuide da alimentação
Existem alguns alimentos que auxiliam no combate das varizes e por isso não podem ficar de fora do cardápio. Entre eles, vale destacar: carnes, peixes, aves, produtos lácteos, ovos e frutas. Também é essencial manter o corpo hidratado, portanto, não deixe de beber 2 litros de água por dia.
#4 – Faça repouso
Os especialistas recomendam manter as pernas esticadas e elevadas durante o repouso. Essa posição faz o sangue ir para a virilha e reduz consideravelmente o inchaço das pernas. Esse repouso deve durar, no mínimo, 30 minutos.
#5 – Faça o tratamento tópico
Muitas pessoas não tratam as varizes precocemente, por isso acabam desenvolvendo úlcera varicosa. Essa espécie de ferida é resultado da má circulação dos membros inferiores e requer tratamento tópico.
O curativo Membracel é muito indicado pelos médicos para tratar as feridas de varizes e acelerar o processo de cicatrização.
E aí? Você ainda tem dúvidas sobre prevenção e tratamento de feridas de varizes? Deixe um comentário.