Sofrendo com mal cheiro nos péS? Confira nossas dicas de remédio caseiro para chulé
Os pés, especialmente nos meses de calor, suam muito. Principalmente quando seu usa sempre aquele velho tenis para caminhada. Essa transpiração faz com que o sapato fechado se torne um ambiente úmido e perfeito para a proliferação de bactérias. Esses micro-organismos, enclausurados e em contato com a umidade, são responsáveis por causar o chulé.
Nos pés, as bactérias se alimentam de pele morta. Em seguida, eliminam gases que são responsáveis por causar o mau-cheiro. A situação se torna ainda pior quando a pessoa tem o costume de usar meias e o mesmo calçado todos os dias.
Melhores opções de remédio caseiro para chulé
A combinação de alguns ingredientes fáceis de encontrar acaba com o chulé. Confira receitas para eliminar chulé:
Água morna + sal
Em uma bacia, coloque 2 litros de água morna e 4 colheres de sal. Mergulhe os pés na mistura e deixe agir por 10 minutos. Retire-os do recipiente e deixe secar de forma natural. O método deve ser realizado todos os dias para diminuir o suor dos pés.
Chá preto
Prepare uma infusão de chá preto, utilizando água quente e a erva. Quando a bebida estiver pronta, espere amornar um pouco e faça um escalda-pés.
Água morna + vinagre
Coloque, numa bacia, ½ xícara de vinagre e 2 litros de água morna. Deixe a mistura agir por meia hora. Lave os pés com sabonete antisséptico e depois enxugue-os.
Água morna + gengibre
Enrole um pedaço de gengibre com gaze. Mergulhe-o na água quente e espere alguns minutos. Esfregue a mistura líquida nos pés, de preferência após o banho.
Dicas para acabar com chulé
Você não precisa depender apenas de remédios caseiros para curar chulé. Também é possível apostar em medidas simples para prevenir o mau-cheiro nos pés. Confira:
Não use o mesmo calçado
Por mais que você goste muito de um sapato, procure não usá-lo todos os dias. A mesma dica vale para as meias.
Mantenha a higiene dos pés
Para evitar chulé, é muito importante preservar a higiene. Portanto, lave bem os pés durante o banho e corte as unhas corretamente.
Mantenha os pés secos
Como já foi possível notar, as bactérias amam umidade, por isso é tão importante manter os pés secos. Enxugue-os bem após o banho, especialmente os vãos dos dedos.
Melhore a alimentação
Quando o organismo apresenta quantidade insuficiente de zinco, o chulé se manifesta facilmente. Para evitar o problema, inclua frutas no seu cardápio, como é o caso do morango, da banana, da maçã e do abacaxi.
Cuide dos sapatos
Sempre que possível, deixe os sapatos no sol para que eles possam pegar um ar. Também é interessante usar um secador de cabelo para remover a umidade acumulada.
Você conhece algum outro remédio caseiro para chulé? Deixe a sua dica nos comentários.