Cabelo

Como escolher escova de cabelo certa?



Existem diversos tipos de escova de cabelo, com os mais diferentes formatos, tamanhos e tipo de cerdas. Sendo assim, cada uma dessas características funciona melhor com um tipo e espessura de fio. Justamente por isso, é fundamental analisar com atenção na hora de escolher a escova de cabelo ideal na loja de cosméticos. Afinal, dessa forma é possível obter resultados positivos, como cabelos saudáveis e bem cuidados, fortes e brilhantes.

Contudo, sabemos que essa não é uma tarefa tão simples, pois não é todo mundo que sabe como escolher escova de cabelo. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas importantes para te ajudar nessa etapa. Vamos lá? 

 

Tipos de escova de cabelo

escova de cabelo

Escova raquete

 

Essa é a escova retangular, plana e com cerdas apenas de um lado, sendo mais indicada para cabelos lisos, que sabemos que embaraçam com maior facilidade e precisam de um acessório que não quebre os fios. Além disso, as cerdas costumam ter bolinhas de plástico das pontas, que ajudam a não machucar o couro cabeludo e ainda fazem uma massagem, estimulando a circulação da região. Vale ressaltar ainda que esse tipo de escova também ajuda a distribuir a oleosidade natural por todo o fio. 

 

Escova de desembaraçar

 

Essa é uma escova menor, que funciona bem com diferentes tipos de cabelo, mas principalmente os lisos e finos. Elas são feitas de plástico e ajudam a tirar os nós sem quebrar. Quando possuem dois comprimentos de cerdas, as mais longas ajudam a desembaraçar as mais curtas massageiam o couro cabeludo, estimulando a circulação. 

 

Escova cilíndrica

 

É ideal para alisar, modelar e fazer penteados, com cerdas em todo o diâmetro, muito firmes. Por essa característica, a escova cilíndrica consegue alisar de forma rápida todos os tipos de cabelo, além do fato de reter calor no centro. Além disso, algumas das escovas são ionizadas, o que ajuda a reduzir o frizz. 

 

Escola almofada

 

Muito comum, esse tipo de escova tem sua base arredondada e o fundo almofadada, sendo perfeita para pentear o cabelo seco, visto que garante mais brilho e maciez. Além disso, é indicada principalmente para cabelos lisos e onduladas. 

 

Pentes de dentes largos

 

Por fim, os pentes largos não são uma escova, mas é o mais indicado para cuidar de cabelos cacheados e crespos, especialmente os de madeira. Isso porque, eles simulam os dedos. Contudo, vale lembrar que esse tipo de fio só pode ser penteado molhado para evitar deformar os cachos, evitar o frizz e o volume excessivo. 

 

Tipos de cerdas

 

Cerdas naturais

 

Esse tipo de cerda previnem o efeito arrepiado, o frizz e o volume em excesso, pois elimina a eletricidade estática do cabelo. Além disso, deixa o cabelo mais brilhante e funciona bem com o secador na hora de modelar os fios. 

 

Cerdas de madeira

 

É o tipo de cerda mais recomendado para o cabelo cacheado, como falamos acima, visto que ajuda no controle do frizz, desembaraça sem quebrar e possui longa vida útil. 

 

Cerdas sintéticas

 

Feitas geralmente com nylon ou plástico, elas são mais flexíveis e ao mesmo tempo resistentes. Por isso, são as mais indicadas para desembaraçar os fios sem quebrar e fazer penteados, sendo ideais para cabelos longos e lisos. 

 

Cerdas mistas

 

Por fim, as cercas mistas sua muito democráticas, funcionando para desembaraçar e também ser usada com fontes de calor. Além disso, são ideais para fios mais grossos e para alisar cabelos ondulados, cacheados e crespos. 

 

Outras características

 

É importante ressaltar que existem outras características que precisam ser consideradas na hora de escolher a escova ideal. O espaçamento entre as cerdas é um deles. Isso porque, aquelas que são mais espaçadas, permitem desembaraçar o cabelo sem puxar ou quebrar os fios, sendo ideais para couros cabeludos sensíveis. 

 

Além disso, escovas vazadas ou ventiladas são excelentes para desembaraçar os fios molhados. Isso porque, elas não acumulam água e ajudam a reduzir o tempo de secagem. Já os modelos almofadas são perfeitos para pentear os cabelos que já estão secos.

 

Por fim, mas não menos importante, o tamanho da escova também precisa ser considerado. Nesse sentido, quanto mais longo o cabelo, maior deve ser o diâmetro do objeto. Dessa forma, você consegue otimizar o tempo de escovação. Afinal, ninguém merece precisar pentear um cabelo longo, seja ele grosso ou fino, com uma escova pequena e que consegue desembaraçar somente pequenas mechas de cabelo. 

 

Então, agora que você sabe quis tipos de escova e cerdas são mais indicadas para os cabelos, já sabe como escolher a sua melhor opção. Mas, é importante lembrar que além
dos cuidados com a escova, também devemos ressaltar a necessidade de higienizar o objeto, pentear os fios corretamente, além de oferecer os devidos cuidados às madeixas,
como realizar hidratações regularmente, etc. Dessa forma, você terá resultados ainda mais positivos para a beleza e saúde do cabelo.



Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *