Os benefícios do exercício para o corpo são bem conhecidos, mas os benefícios psicológicos da atividade física não foram documentados até recentemente. Mas a verdade é que o exercício melhora significativamente o nosso bem-estar, razão pela qual os psicólogos recomendam manter-se fisicamente ativo para melhorar uma ampla variedade de problemas psicológicos. Descubra aqui todos os benefícios mentais da atividade física, e também para crianças, adolescentes e adultos mais velhos.
Benefícios psicológicos do esporte
O esporte e a atividade física são conhecidos pelos benefícios que trazem ao corpo. Mas, recentemente, pesquisas descobriram os benefícios que eles têm em nossa saúde mental.
Mas, primeiro, é bom ter em mente que se quisermos manter uma rotina de atividade física ao longo do tempo e tirar o máximo proveito dela, precisamos encontrar uma atividade que gostemos. Não se force a fazer algo de que não gosta. Existem muitos tipos de esportes, exercícios e disciplinas, experimente vários e fique com aquele que você mais gosta. Pode ser caminhar, correr, patinar, nadar, basquete, pilates, dançar… A variedade é infinita.
1. A atividade física melhora nossas funções cognitivas
O exercício aumenta o volume e reduz a deterioração do hipocampo, a área do cérebro responsável pela memória e aprendizagem. Também aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, fornecendo mais nutrientes. Isso tem um impacto positivo em nossas habilidades cognitivas, melhorando a memória, a atenção e os processos executivos, como planejamento e tomada de decisões.
2. Melhora o humor
Você quer um impulso de felicidade e relaxamento?
O exercício físico desencadeia a produção de certos neurotransmissores, substâncias cerebrais, como endorfinas e canabinóides, que têm o efeito de nos fazer sentir prazer e felicidade e nos ajudam a reduzir a síndrome pré-menstrual. Essas substâncias também são analgésicos naturais, o que nos ajuda a controlar dores como dores musculares ou menstruais.
Também nos oferece oportunidades de interação social e diversão se você fizer atividades físicas com alguém.
3. O exercício físico reduz o estresse e a depressão
Muitos estudos mostraram que o exercício físico diminui a intensidade dos sintomas de depressão e ansiedade. Acima de tudo, a eficácia do exercício aeróbio foi observada, mas o exercício anaeróbio também mostrou bons resultados.
Parece que a melhora do humor após a atividade física se encontra na redução do estresse oxidativo, ou seja, da deterioração celular. Pessoas com depressão e transtorno bipolar apresentam maior deterioração celular, que é retardada pelo exercício físico.
Além disso, como já mencionamos, a atividade física produz endorfinas, o que nos deixa mais otimistas e relaxados.
Além disso, o exercício, dependendo do tipo de atividade, favorece a concentração no que estamos fazendo, deixando um pouco as preocupações de lado .
4. Melhora a qualidade do sono
A atividade física nos ajuda a adormecer e a ter um sono mais profundo. Os especialistas recomendam que a atividade física seja feita pela manhã ou à tarde, mas não à noite, pouco antes de dormir, pois pode nos deixar muito ativados. No entanto, encontre o que funciona melhor para você.
5. A atividade física melhora nossa confiança e auto-estima
O exercício regular pode ajudá-lo a melhorar sua confiança e autoestima. Aumenta nosso senso de autoeficácia e competência, ou seja, nos faz sentir no controle de nossa vida e de nós mesmos.
A atividade física também pode modular nossa personalidade e senso de identidade até certo ponto. Pessoas que são fisicamente ativas regularmente tendem a exibir “robustez”, um traço de personalidade que permite que as pessoas lidem e lidem com situações estressantes. Faz com que nos sintamos mais capazes de enfrentar os desafios.
6. O exercício reduz vícios e hábitos prejudiciais à saúde
Vários estudos sugerem que a atividade física pode ajudar no tratamento de vícios como o álcool e o fumo, gerar bons hábitos e também regular o sistema de fome e saciedade do corpo.
Porém, não se deve esquecer que, às vezes, pode desenvolver-se um vício em exercícios físicos, também relacionado a distúrbios alimentares .
Benefícios da atividade física em crianças e adolescentes
Benefícios psicológicos da atividade física em crianças
Nossos filhos, como os adultos, estão cada vez mais sedentários. Esse estilo de vida sedentário é especialmente preocupante em meninas adolescentes, cujo nível de atividade cai drasticamente ao atingir a puberdade. Isso tem consequências negativas em sua saúde física e mental.
A atividade física regular também traz muitos benefícios para nossos filhos. Além disso, melhora o seu desenvolvimento geral, suas habilidades motoras, melhora a densidade óssea e aumenta o crescimento, ajudando a manter seu corpo saudável. Mas também traz benefícios psicológicos e cognitivos.
A atividade física melhora o desenvolvimento do cérebro
O exercício físico desempenha um papel importante no desenvolvimento do cérebro e apoia as funções mentais essenciais.
Vários estudos têm encontrado que as crianças que se dedicam à atividade aeróbica regular, tiveram melhor desempenho em testes verbais, perceptivas e aritméticas em comparação com crianças sedentárias da mesma idade.
Melhora as habilidades motoras (como coordenação olho-mão), raciocínio e resolução de problemas e atenção.
O exercício aumenta o tamanho do hipocampo, a área do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória, portanto, é provável que também aumente seu desempenho escolar.
A atividade física melhora a saúde mental de crianças e adolescentes
Estudos mostram que a atividade física está relacionada a níveis mais elevados de autoeficácia e competência percebida. Ou seja, aumenta sua autoconfiança e autoestima.
A atividade física, e muito mais se for feita com amigos, alivia o estresse e a ansiedade em crianças e adolescentes.
Uma criança ansiosa pode quebrar o ciclo de ansiedade concentrando-se nas demandas da atividade, desenvolvendo novas habilidades e desenvolvendo um senso de realização.
Também melhora o relacionamento social, principalmente se a atividade for realizada em grupo, reduzindo o isolamento social, a timidez e a solidão.
Quando uma criança se diverte dançando, pulando, caminhando, correndo e brincando, é mais provável que goste de ser ativa durante toda a vida. Ver e apreciar o seu corpo pelo que ele pode fazer, mais pela sua aparência, é uma ótima maneira de construir uma imagem corporal positiva.
Benefícios do esporte em adultos mais velhos
A atividade física também é benéfica para os idosos .
Reduz o envelhecimento do cérebro
Muitos estudos mostraram que a atividade física previne e retarda o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento, reduz o risco de demência, o nível de funções executivas prejudicadas e melhora a qualidade de vida.
Quais são os benefícios psicológicos da atividade física em idosos?
Benefícios em pessoas com demência
Benefícios também foram observados para pessoas com demência. A atividade física regular melhora os sintomas comportamentais e psicológicos e a função cognitiva de pacientes com demência e Alzheimer.
Além disso, de acordo com este estudo, retarda a progressão clínica do Alzheimer ao neutralizar os efeitos cerebrais da doença e é capaz de reduzir a dependência e retardar a institucionalização desses pacientes.
Por que o exercício físico é benéfico para prevenir a demência?
Uma possível explicação, que mencionamos no início do artigo, baseia-se no fato de que a atividade física estimula a circulação sanguínea nos circuitos cerebrais envolvidos no funcionamento cognitivo. Outra interpretação refere-se à reserva cerebral, mecanismo que explica as variações de gravidade no envelhecimento cerebral e na demência. Haveria dois tipos de reservas, cerebral e cognitiva. A reserva cerebral é baseada nas formas anatômicas do cérebro que parecem ser protetoras, como tamanho, densidade neuronal e a conexão entre os neurônios. A reserva cognitiva é baseada na eficiência da conexão entre os circuitos cerebrais.
E o exercício físico é um fator ambiental que nos permite ganhar essas reservas.
Equilíbrio entre corpo e mente
O corpo e a mente estão inter-relacionados, eles influenciam um ao outro. A mente pode criar doenças físicas, e a forma como nosso corpo está afeta nosso estado emocional, mental e cognitivo. Portanto, para atingir o bem-estar completo é necessário cuidar do nosso corpo, através de uma boa alimentação, sono de qualidade e atividade física, e também manter a mente em boas condições. Podemos fazer isso por meio de terapia psicológica, aprendendo a controlar nossas emoções e mantendo nossas habilidades cognitivas em forma por meio de exercícios mentais.