Suplementos

10 melhores suplementos para dar energia e disposição




suplementos para dar energia e disposição

O cansaço e o desânimo são problemas muito comuns hoje em dia. Devido à rotina agitada, muitas pessoas procuram por suplementos para dar energia e disposição, como uma alternativa para ser mais ativo.

Se sentir esgotado sem ter feito uma atividade intensa merece muita atenção, pois não é um sintoma normal e pode indicar a falta de uma vitamina ou mineral importante para o organismo. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

Quais são os suplementos para dar mais energia e disposição?

Para ter mais disposição existem diversos suplementos alimentares excelentes que podem ser incluídos na rotina. Cada opção oferece benefícios que farão diferença, principalmente se você é uma pessoa que tem dificuldades para se sentir energizado.

É importante entender que o uso inadequado desses produtos pode resultar em efeitos adversos à saúde. Antes de iniciar a suplementação, é aconselhável consultar um profissional de saúde, médico ou nutricionista, para garantir que suas necessidades específicas sejam atendidas de maneira segura e eficaz.

Além disso, lembre-se que os resultados com a suplementação de qualquer nutriente podem variar de organismo para organismo. Fique de olho também sobre as indicações e contra-indicações de cada um.

Confira as principais opções de suplementos com esse objetivo:

Ubiquinona ou Coenzima Q10

A ubiquinona ou CoQ10 é uma substância lipossolúvel, produzida pelo corpo e desempenha um papel crucial na produção de energia nas células. É encontrada em fontes alimentares, como carne, peixe, espinafre, entre outros.

A produção da CoQ10 diminui naturalmente com a idade, e algumas condições de saúde ou medicamentos podem afetar seus níveis. Sua deficiência pode causar a sensação frequente de fadiga, entre outros sintomas.

Por isso, pode ser uma opção suplementar essa substância, principalmente com orientação e acompanhamento de um profissional de saúde, para manter os níveis adequados, além de obter benefícios, como a melhora da disposição e energia. Prefira um suplemento de coenzima Q10 de melhor absorção e usufrua de seus benefícios!

Creatina

Presente em carnes vermelhas e também nos frutos-do-mar, a creatina pode ser mais uma opção de suplemento para pessoas que desejam ter mais disposição no dia a dia. Inclusive, um dos mais estudados e amplamente utilizados.

O aminoácido é usado pelos músculos para adquirir energia, possibilitando que o indivíduo tenha um bom desempenho durante a execução de atividades de alta intensidade e curta duração, entre outros.

Complexo B

As vitaminas do complexo B atuam no metabolismo energético, convertendo os alimentos em energia, entre outras funções. A deficiência dessas vitaminas pode afetar negativamente a produção de energia.

Por isso, é fundamental ficar atento aos níveis de tiamina (B1), riboflavina (B2), niacina (B3), ácido pantotênico (B5), piridoxina (B6), biotina (B7), ácido fólico (B9) e cobalamina (B12). Por ser diversas vitaminas, o recomendável é consultar um profissional de saúde para uma abordagem personalizada.

Ferro

O ferro é um mineral fundamental para o organismo e está associado à produção de energia, transporte de oxigênio e manutenção da função cognitiva, entre outras funções.

No caso da produção de energia, o nutriente está envolvido na cadeia de transporte de elétrons, que é uma parte do processo de produção de ATP (trifosfato de adenosina), que é a nossa principal fonte de energia celular. A sua deficiência pode afetar negativamente esse processo, resultando em baixa energia.

Magnésio

O magnésio participa de diversas reações bioquímicas do organismo, auxilia a regular a pressão arterial e fortalecer os ossos. É também um mineral completo que ajuda a aliviar o estresse, ansiedade e depressão, e possui relação com a produção de energia.

Isso porque, é um cofator crucial em muitas reações envolvidas na produção de ATP. Sua deficiência pode estar associada a sintomas como fadiga e fraqueza. E por isso, pode ser uma alternativa a sua suplementação, dependendo do estilo de vida e histórico do indivíduo.

Cafeína

É conhecida por proporcionar um estado de alerta e foco. Esse estimulante natural, pode ajudar a aumentar o estado de vigilância e energia de maneira temporária, sendo uma opção amplamente conhecida. A cafeína pode aumentar a liberação de adrenalina, preparando o corpo para uma atividade física, por exemplo.

No entanto, a sensibilidade à cafeína varia entre indivíduos, e o consumo excessivo pode levar a efeitos colaterais adversos.

Ginseng

O ginseng é uma planta medicinal extremamente popular pelas suas propriedades adaptogênicas, sendo muito utilizada na medicina tradicional asiática. Um dos seus efeitos positivos que estão sendo estudados é a promoção da vitalidade e a resistência ao estresse.

A resposta ao ginseng pode variar entre os indivíduos, e também pode interagir com alguns medicamentos, o qual a orientação profissional é crucial.

Conheceu os principais suplementos relacionados a melhora da energia e disposição? Avalie cada opção junto a uma orientação profissional da área da saúde. Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:
suplementos para dar energia e disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *