Suplementos

Suplementação de magnésio: previna osteoporose e ganhe vida [2022]




A tão falada suplementação de magnésio ingressa para aquele ranking de soluções culturais e naturais, das quais foram passadas de geração a geração. É fortemente utilizada em sua forma líquida, como uma solução para dores e incômodos do estômago.

Mas o fato é que o magnésio vai muito além de um “quebra galho para estômago”.

Por ser um mineral encontrado em alimentos como aveia, banana, amendoim, leite, ervas usadas em chás (dentre outros), esse nutriente tornou-se um aliado de frente para manter a saúde dos ossos e dos músculos.

Além do mais, esse mineral possui a função de regular o açúcar do sangue. Não obstante, ele é bom para o estômago, para os ossos e para a capacidade física.

Como se vê, os motivos para colocar o magnésio como base de suplementação natural somente aumentam. Vamos entender mais além.

Afinal, o que é o magnésio?

Dentre os muitos componentes que formam o organismo humano, encontramos os minerais, grupo do qual o magnésio faz parte.

Suplementação de magnésio

No corpo, o magnésio faz morada (principalmente, mas não somente) nos ossos e nos músculos, onde cerca de mais de ⅔ (dois terços) de todo esse mineral está noa estrutura do esqueleto e ⅓ (um terço) fica no tecido muscular.

Ainda que o corpo humano produza esse nutriente, o brasileiro, em maioria, é carente neste mineral crucial, o que justifica a necessidade de repor o magnésio (muito embora muitas folhas com magnésio sejam utilizadas em infusões para emagrecimento, como o chá seca tudo caseiro – com carqueja, cavalinha, e outras tantas).

Em outras palavras, o corpo humano utiliza profundamente este elemento poderoso, e portanto, precisa muito desse aliado da vida longeva.

Quais os benefícios do magnésio?

Quando os benefícios do magnésio são relacionados, torna-se ainda mais visível o quanto esse mineral é precioso para a conquista de uma vida com longevidade e alta saúde. Vejamos alguns benefícios:

  •     Redução do risco de doenças do coração;
  •     Controle de açúcar sanguíneo;
  •     Alívio de dores e desconfortos estomacais;
  •     Prevenção da osteoporose;
  •     Mais força para atividades físicas;
  •     Controle da pressão sanguínea;
  •     Previne paradas cardiorrespiratórias quando em aceleração metabólica;
  •     Coordena e/ou participa de mais de 300 reações químicas importantes no corpo (como no transporte e absorção do cálcio, que sozinho é incapaz de ir e grudar nos ossos e dentes);
  •     Melhora do humor. 

Como se vê, o magnésio é um mineral completo, cuja ação promove força física, garantida na reposição óssea e muscular. Esse mesmo mineral também regula o transporte de glicose no sangue e reduz o acúmulo da gordura em forma de placas nos vasos sanguíneos.

Um dos benefícios menos conhecidos, porém muito bem-vindo, é a melhora do humor. O magnésio é um dos maiores responsáveis por liberar serotonina, que é um hormônio que ajuda a regular o humor e a controlar a ansiedade. Logo, é uma alternativa natural de obter mais saúde mental.

Suplementação de magnésio

Como o magnésio previne a osteoporose?

Além de existir o próprio mineral em grande volume nos ossos, o magnésio também provoca a ativação da vitamina D (colecalciferol, mais conhecida como vitamina D3, para ser mais preciso), que é responsável pela absorção devida do cálcio. Dessa forma, a suplementação de magnésio previne o desgaste ósseo, comum com a chegada da idade avançada.

E por falar na idade, é muito comum encontrar pessoas suplementando o magnésio combinando o seu uso com a suplementação de alguma vitamina para cabelo e unha à base de colágeno. E é fácil de entender a motivação inteligente por trás destas suplementações combinadas:

  • O colágeno hidrolisado fortalece a absorção do cálcio, além de ampliar a espessura óssea, o que combate e previne doenças como a osteoporose;
  • As articulações, nervos e tendões são reforçados com a suplementação de colágeno;
  • O colágeno também participa da formação de massa magra, que é um processo muito melhorado com a presença da suplementação de magnésio;
  • Por ser o “maestro” do organismo, o magnésio também ajuda e potencializa o trabalho do colágeno, principalmente na regeneração muscular, e na formação de massa magra.

 

Como usar o magnésio?

A suplementação de magnésio pode ser consumida em forma de hidróxido de magnésio, que vem em um frasco. Esse formato é ideal para combater azia e desconfortos no estômago.

Mas é possível obter os mais potentes benefícios do magnésio através de um suplemento natural, que pode ser encontrado em uma loja de produtos naturais.

O suplemento em cápsulas é excelente, pois vem na quantidade adequada e é mais fácil de tomar.

Quem pode usar esse mineral?

Em geral, esse mineral é recomendado para quem está com deficiência dele no organismo devido à má alimentação. Quem faz essa recomendação, normalmente, são os médicos e nutricionistas. Com autorização de um deles, qualquer pessoa pode suplementar com magnésio para obter seus benefícios.

O magnésio pode parecer comum, pois está praticamente difundido em nossa cultura, mas jamais deve ser subestimado, pois se trata de um nutriente essencial para a locomoção, disposição e qualidade de vida humana.

Esperamos ter te conscientizado sobre a relevância do maestro dos minerais, desfrute destes benefícios e comente abaixo como esta postagem lhe ajudou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.