Whey faz mal? Conheça os problemas que traz pra saude


Whey faz mal ou bem? veja a verdade sobre esse suplemento muito usado em academias!

A proteína extraída do soro do leite, mais conhecida como whey, prejudica a saúde? Esta é a dúvida de muitas pessoas que tomam ou pretendem fazer a ingestão deste tipo de suplemento. Continue lendo este texto e confira a resposta final para esta questão.

Este tipo de suplemento alimentar é um dos mais vendidos do mercado. De acordo com a Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), 60% das vendas em lojas de suplemento é whey.

Mas por que o whey é tão procurado assim?

Por que whey protein?

Os usuários deste tipo de suplemento alimentar, em sua maioria, são praticantes de musculação. Ou seja, realizam exercícios físicos buscando um melhor condicionamento físico.

Quando o músculo é estimulado através dos exercícios de hipertrofia, ele sofre microlesões, e a proteína é a responsável por curar essas lesões musculares. Desse modo, quando ingerimos a proteína, ela é sintetizada pelas células do tecido muscular, promovendo o aumento da massa magra (hipertrofia).

Por conta disso, a maioria dos praticantes de musculação costuma consumir o whey protein, visando um melhor desempenho e a recuperação muscular.

whey faz mal?

Qual a quantidade de proteína ideal?

De acordo com nutricionistas, o consumo ideal deste aminoácido seria de 1g a 1,4g por cada quilo corporal. No entanto, dependendo do nível e da intensidade dos exercícios físicos praticados, este consumo pode ser maior ou menor.

É aí onde está o problema do consumo de whey protein, pois o excesso de proteína não fornece nenhum benefício. Algumas pessoas acreditam que tomar whey protein toda hora é capaz de aumentar os músculos demasiadamente.

E, pior, há quem acredite que trocar refeições completas por um shake de proteínas é benéfico à saúde. No entanto, especialistas indicam que uma refeição saudável é composta por até 11 aminoácidos, diferentes e o whey só tem 1.

Whey faz mal?

A ingestão de proteínas em excesso pode causar diversos problemas simultâneos, acompanhe:

Whey causa acne

Um estudo comprovou que tomar whey protein influencia no surgimento de espinhas. Segundo a pesquisa, todos os participantes que consumiram o suplemento alimentar relataram o surgimento de acne. Isso acontece porque a proteína do soro do leite conta com compostos que elevam a incidência de acne.

Whey sobrecarrega o fígado

Para ter uma ideia, o organismo excreta todo o excesso de proteína consumida, forçando o trabalho de filtragem dos rins. Esta prática, em longo prazo, causa cálculo e insuficiência renal. Dessa forma, quando se soma as proteínas do whey e das demais refeições diárias fica fácil de ultrapassar o recomendado, sobrecarregando os rins.

Ganho de peso com whey

As proteínas possuem a mesma quantidade de calorias que o carboidrato: 4 kcal. Além disso, grande parte das marcas misturam a proteína e carboidratos em um mesmo produto. Assim, quando o suplemento é ingerido de maneira excessiva, resulta no acúmulo de gordura.

Whey faz mal

Vou parar de tomar o suplemento

Neste caso, fica ao seu critério tomar ou não o whey protein. Mas, levando em consideração os problemas causados por este suplemento alimentar, o melhor é focar na alimentação saudável, com proteínas variadas e nutrientes.

Responda para a gente, você toma whey protein? Ele já te causou algum problema?

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *