Quando o assunto é ganhar músculos ou atingir uma performance alta no esporte, não há atalhos. No entanto, com uma boa alimentação aliada a uma excelente suplementação, é possível ter ganhos acima da média.
Em termos nutricionais, as necessidades de praticantes de musculação são maiores do que uma pessoa normal. Tanto a necessidade energética quanto o consumo de proteína são totalmente diferentes. Os nutrientes consumidos em uma dieta convencional pode não fornecer os nutrientes necessários para ganho de músculos ou melhorar sua resistência.
Para evitar a provável deficiencia de nutrientes, surge uma oportunidade única para quem busca qualidade superior na alimentação. Estes são os suplementos alimentares, que tem a função de nutrir o organismo de acordo com as necessidades de um atleta.
Antes de começarmos a entender mais sobre o mundo da suplementação, é preciso informar que toda alteração de dieta, é necessário o acompanhamento de um profissional nutricionista. Ele é capaz de entender as necessidades do organismo em sua individualidade, e indicar (ou não) a utilização de suplementos alimentares.
Vejamos agora os principais tipos de suplementos usados por praticantes do esporte.
Whey Protein
Talvez o grande querido e o mais famoso dos praticantes do esporte. De alto valor biológico, o Whey Protein (Soro do Leite) possui diversos benefícios para os praticantes de musculação.
É melhor aproveitada no consumo pós treino, onde sua absorção rápida pode se tornar um grande aliado na hipertrofia.
- Facilita o ganho de massa muscular
- Redução da Fadiga e auxilia na recuperação muscular
- Age como reparador de fibras do músculo;
- Aumento da lipólise (Queima de gordura)Atualmente, o mercado possui três principais grupos de Whey Protein: o concentrado (WPC), Isolado (WPH) e o Hidrolisado(WPH).
Aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA)
Aminoácidos são compostos que constituem proteínas. Existem diversos tipos de aminoácidos, que desempenham papéis importantes no nosso organismo, desde auxiliar o sistema imunológico até a recuperação das fibras musculares expostas durante o treino.
BCAA (cuja sigla em inglês: branched-chain amino acids) significa aminoácidos de cadeia ramificada. São formados por Leucina, Isoleucina, Valina.
Alguns benefícios dos aminoácidos de cadeia ramificada são:
- Construção de novos tecidos musculares
- Inibe o catabolismo (que é o uso da massa magra do corpo como fonte de energia)
- Atua como matéria prima na construção de proteínas
- A creatina é um composto que é produzido naturalmente dentro de nossas células musculares, e é uma das principais fontes de energia celular
Creatina
A creatina, como suplemento, tem sido popular desde a década de 1990, e tem sido tema de centenas de estudos desde então. Comprovadamente, o uso de creatina favorece treinos intensos, como levantamento de peso e deslocamentos rápidos.Os benefícios do uso de creatina são muitos, entre eles, podemos destacar:
- Aumento de massa muscular, principalmente através treinamento de força
- Melhoria da força muscular
- Diminuição da dor muscular e redução dos níveis inflamação induzida por exercícios
- Melhor fluxo de sangue durante o treinamento
- Melhor desempenho durante o treino
A creatina pode ser obtida através da proteina da carne e também em forma de suplemento. Ela pode ser encontrada em forma de pó, tabletes, líquido e também em cápsulas.
Vitaminas
Um suplemento multivitamínico e mineral não é exatamente para ganhar músculos, mas sim um ganho substancial para sua saúde. A quantidade certa de vitaminas e minerais é um fator importante para criar as condições ideais que melhoram o desempenho do treino e também o crescimento muscular.
Embora certos compostos, como vitamina C são importantes para o sistema imunológico, é o efeito age em harmonia com todas as vitaminas e minerais essenciais, que apoiam as condições para melhores resultados em saúde e também crescimento de muscular.
Conclusão
Suplementos podem auxiliar e muito dentro de uma dieta balanceada, e seus resultados podem variar de organismo para organismo.
O uso de suplementos pode sim ser benéfico para esportistas e amantes da musculação, e seu uso não se restringe necessariamente a atletas.
Suplementos de proteína são mais utilizados, principalmente quando se fala no uso de Whey Protein. É o mais utilizado entre os praticantes do esporte, principalmente pelo seu poder de reparo das fibras musculares e também auxilia como agente anti catabolizador.
Lembrando que toda alteração em uma dieta, o essencial é fazer a consulta a um nutricionista capacitado.