Nootropicos: como funcionam as chamadas Drogas da Inteligencia?


Nootropicos tem ficados famosos por supostamente deixar o cérebro mais ágil e mais focado, entenda como funcionam essas pílulas que são chamadas de drogas da inteligência, confira.

Em nosso coditiano, temos visto cada vez mais reportagens falando sobre os nootropicos, que também levam o nome de pílulas da inteligência. Em geral são usados por pessoas que trabalham com foco, como operadores da bolsa, pessoas que trabalham com programação ou até estudantes se preparando para concursos. Em todas as mídias vemos reportagens sobre isso e decidimos hoje explicar melhor do que se tratam e como agem no corpo. Acompanhem conosco.

Nootropicos – o que são ?

nootropicos

Drogas Inteligentes e Nootrópicos. As “drogas da inteligência” ou “smarts drugs” são uma das maiores fissuras que a grande maioria dos estudantes, concurseiros ou empreendedores tem – a busca é – descobrir uma maneira de deixar o cérebro turbinado para poder executar tarefas complexas como: aprender mais rápido, reter a maior quantidade de informações sem perdas e processar dados mentais com clareza e facilidade.

Indo mais direto ao assunto, os  Nootrópicos são substâncias que estimulam a nossa capacidade cognitiva, seja por um incremento na memória, atenção, concentração ou motivação. Os nootrópicos são usados pelos homens há milhares de anos, sendo que atualmente inúmeros novos compostos com maior eficiência foram descobertos. Alguns exemplos de nootrópicos utilizados desde a antiguidade são o café, o chocolate e o tabaco. Pesquisadores estudam há vários anos substâncias que possam melhorar as habilidades mentais.

Quais os efeitos comprovados?

Basicamente os nootrópicos trabalham aumentando, regulando ou diminuindo as funções de certos neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios. A lista de neurotransmissores é bem extensa, segue abaixo uma lista dos principais e onde está o interesse da maioria das pessoas que usam nootrópicos:

  • Dopamina: Atua em diversas funções como movimento, memória, prazer, comportamento, atenção, humor, aprendizado e sono.
  • GABA: Principal neurotransmissor inibitório do cérebro atuando principalmente no humor.
  • Serotonina: Atua de forma direta e indireta na maioria das células do sistema nervoso. Influencia humor, comportamento social, sono, memória, desejo e função sexual.
  • Acetilcolina: Atua como neuromodulador no sistema nervoso central (SNC) e também no sistema nervoso periférico (SNP). No SNC tem papel importante na atenção, excitação, aprendizado e memória.
  • Noradrenalina (ou noraepinefrina): Hormônio e neurotransmissor responsável pelo estado de concentração.
  • Glutamato: Principal neurotransmissor excitatório no SNC. Desempenha um papel importante na cognição, memória, movimento e sensação.

nootropicos funcionam

Há quem chame os nootrópicos de “a droga do futuro”, um produto de uma sociedade acelerada que deseja ir além das suas próprias possibilidades. Contudo, este termo incomoda, não agrada e não é aceito porque – em geral – não possuem efeitos colaterais e não são “psicoestimulantes”. Por isso são classificados de uma forma muito mais inspiradora: “potencializadores cognitivos”.

Inteligen – Nootropico mais famoso

Inteligen é um suplemento composto por uma combinação exclusiva de vitaminas e minerais especiais. Juntos, esses nutrientes trabalham em diferentes frentes da performance cerebral.O composto do Inteligen tem o objetivo de melhorar as conexões entre os neurônios no cérebro, melhorando essas conexões você terá mais foco nas suas atividades, melhorará sua memória tanto recente quanto passada, terá mais disposição por mais tempo às atividades intelectuais e ainda melhora na sua concentração, tudo isso porque o Inteligen é um nutriente nootrópico para o cérebro.


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *