Misantropia: Tudo sobre esse problema psicológico


A misantropia é um problema psicológico grave de aversão a humanidade. As pessoas que sofrem de misantropia relatam antipatia e desconfiança por outras pessoas. Normalmente a misantropia causa o isolamento total do ser humano que não suporta o convívio social com outras pessoas. Continue lendo esse artigo e saiba mais a respeito da misantropia.

misantropiaMisantropia

A misantropia é uma doença psicológica caracterizada por isolamento do convívio social. Essa doença aparece logo na infância, nota-se em crianças introvertidas e com dificuldade de fazer amigos. Porém também são características de pessoa que possui misantropia a inteligência, perfeccionismo e o sarcasmo que são usados como válvula de escape para esconder ou disfarçar a introversão do indivíduo.

Outra característica relevante da pessoa que sofre de misantropia é a preferência por ficar em casa e as alterações de humor constantes. A palavra misantropia vem do grego (misanthropía) e significa ódio pelo ser humano.

Misantropia na vida adulta

Na vida adulta a pessoa que sofre de misantropia são indivíduos capazes de conviver bem a solidão. Eles não se abalam pelo fato de muitas vezes não terem constituído família ou de não possuir amigos. A solidão é algo positivo para o misantrópico que vive em torno de seus pensamentos. A misantropia muitas vezes vem associada com a depressão.


Características comuns de indivíduos que sofrem de misantropia

Dentre as características mais relevantes a esse grupo de pessoas está a depressão, a aversão ao convívio social, a timidez e introversão e a solidão parcial ou total. Pessoas que sofrem com esta doença não fazem questão de possuírem uma vida social. Também são características de indivíduos com misantropia o perfeccionismo e a inteligência elevada, assim como o sarcasmo.

Em crianças notam-se a dificuldade de fazer amigos, participar de brincadeiras, a timidez e a introversão. Preferem estar sozinhas e analisar os jogos e brincadeiras de longe. São pessoas que sentem-se superiores a outras pessoas e por isso não convivem bem em sociedade. O quadro de misantropia pode evoluir para depressão e levar o indivíduo a cometer suicídio.

Como é a aparência de uma pessoa que sofre de misantropia?

Esse transtorno não causa nenhum tipo de má formação em quem sofre. Sendo uma doença que atinge a saúde mental e não física, por isso as pessoas que possuem esse transtorno não aparentam ser diferentes de outras na aparência.

O que causa a misantropia?

A misantropia geralmente é desenvolvida na infância e ainda existem estudos para comprovar o que ocasiona seu surgimento, porém nota-se entre as pessoas que sofrem com a doença relatos de decepções pessoais, inveja e falta de confiança em si e nos outros. Alguns especialistas afirmam que casos traumáticos também podem contribuir para um quadro de misantropia. Porém há pesquisas que afirmam que a misantropia não é uma doença e sim um modo de viver a vida.

A misantropia tem cura?

Não existe uma formula secreta para a cura da misantropia, porém existem tratamentos e acompanhamento com profissionais, recomenda-se procurar psicólogos e/ou psiquiatras especializados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *