COMO TER UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA E SAUDÁVEL


Agir com coerência, agradar os outros, estar em sintonia com suas emoções, fazer o que gosta, enfim se sentir equilibrado. Quem não quer uma vida assim?

Saiba que com poucas atitudes e esforço você consegue um bom nível de equilíbrio para dar conta das atribuições do cotidiano, e preservar sua qualidade de vida.

Pensando nisso, confira algumas dicas de como ter uma vida mais equilibrada para que siga confiante.

Equilibrando suas prioridades na vida

Não precisamos e não devemos ser escravos da sociedade para definir um norte de prioridades em nossas vidas. Algumas pessoas priorizam status, outras a boa alimentação saudável, outras o trabalho, família, enfim… mas agora estamos falando de você.

Você precisa entender como o poder do foco e equilíbrio mental podem ajudar na sua vida. 

vida equilibrada

 

O que você faz de fato para ter mais equilíbrio?

Como ter mais equilíbrio para sua vida estabelecendo suas prioridades, sim é muito pessoal e singular, mas considere: “o tempo e o grau da importância de alguns fatores”.

Pois importa muito que exista sintonia em todos os aspectos da sua vida que emoções, sentimentos, necessidades, responsabilidades estejam niveladas para que aja o equilíbrio.

Então considere:

 

  • Equilíbrio no trabalho

 

Através do trabalho tiramos o sustento da vida, além do estímulo do intelectual e status, mas não poderá permitir que se torne um vício.

Que seja sobressalente em relação aos “outros mundos nos quais você também é ator”, treine sua mente para que todo o estresse e compromissos do trabalho, não interfiram negativamente nas outras situações da vida.

 

  • Equilíbrio na vida pessoal

 

Como ter uma vida mais equilibrada se você não separa um tempo para si próprio?

Separar um tempo para si. Não chegar em casa e adormecer diante do sofá. Mas fazer coisas de que realmente gosta, como:

  • Praticar Exercícios Físicos, de forma correta e na intensidade adequada, ou algum esporte que goste;
  • Cuidar da sua saúde com uma alimentação equilibrada, entendendo quais são os alimentos que lhe trarão maior benefício e quais os mais prejudiciais à saúde;
  • Praticar um Hobby;
  • Sair para dançar com os amigos e cônjuge;
  • Dar a sua melhor versão com a família;

Enfim são inúmeras situações que precisam de atenção e que serão influentes em como ter uma vida mais equilibrada.

Além disso, a sua saúde também deve estar em dia. Você precisa se sentir bem, com força e disposição para se entregar ao máximo na realização de cada tarefa e compromissos do seu dia.

E o aspecto saúde engloba o físico e o espiritual, então fique atento a isso, alimente-se bem com dietas balanceadas e diversificadas, pratique exercícios agradáveis e simples, mas faça.

Espiritualmente e emocionalmente busque equilíbrio mantendo algumas situações sob controle como:

A grande vilã: Ansiedade

A apreensão, insegurança, sensação de que algo errado vai acontecer com você ou com alguém, são alguns dos sintomas da ansiedade. Como ter mais equilíbrio para que este temporal de emoções não domine você.

Por isso, no mínimo, mantenha a ansiedade sob controle, adote três regrinhas básicas para diminuir este o estado:

 

  • Controle da respiração

 

Faça compassos com a respiração, inspire lentamente pelo nariz, com a boca fechada e permita que o abdômen se encha de ar, logo após expire bem devagar, deixando o ar sair pela boca.

Faça uma sequência de três, e logo irá sentir alívio dos sintomas da ansiedade e o que é melhor poderá fazer a qualquer momento e em qualquer lugar.

 

  • Diminuir e administrar o nível de estresse diário

 

Como ter uma vida mais equilibrada se você está em estado de estresse permanente?

Identifique aquilo que mais te aborrece no trabalho, em casa, nas relações, enfim tome atitudes para que consiga resolver.

Além disso, a sobrecarga deve ser administrada com sabedoria, assuma compromissos e responsabilidades de acordo com sua capacidade de execução.

 

  • Pensamento positivo

 

Os pensamentos negativos afetam você?

Se sim, aprenda a reorientar seus pensamentos, existem muitas técnicas para uma nova “educação para os pensamentos”, procure instrumentos para que o positivismo seja predominante em sua vida.

 

  • Precisa ter autoconfiança

 

Confiar em suas capacidades esse é o ponto de partida, saber reconhecer o que você tem de melhor.

vida mais equilibrada

Sem menosprezar, pegue uma folha de papel e destaque todos os seus pontos fortes, suas habilidades, aprenda a identificar o grau da sua capacidade.

Escreva também onde estão seus pontos fracos, reflita e estabeleça duas alternativas possíveis para desenvolvê-los, algum psicologo pode te ajudar nisso.

Seja resiliente

Nunca se deixe derrotar, quando cair levante, trate suas feridas e observe as cicatrizes sempre que cair de novo, e perceba que você é capaz de superar mais uma vez, e assim alcançar seu maior potencial.

Cultive a paciência

Está é uma das melhores virtudes que você deve cultivar para ter uma vida mais equilibrada. Não permita que o instinto domine você, tão pouco que as controvérsias externas te afetem ao ponto de perder a razão, então:

  • Ouça sempre com atenção, existem muitas versões para um mesmo fato;
  • Olhe de frente para os desafios, sem pressa para analisá-los;
  • Fale a verdade, mas com empatia;

Como ter uma vida mais equilibrada, promovendo e aceitando mudanças em si e no ambiente.

Você está disposto a mudar?

Sabe que a expressão “ninguém muda” pode se tornar a verdade mais absoluta de sua vida, se você permitir é claro.

A mudança é vital para o equilíbrio, pois é ela que fornece os subsídios para a evolução de qualquer área que precisa de ajustes para a harmonia, ponto alto do equilíbrio.

Saiba que você não está sozinho nesta busca, mas é totalmente o único responsável para conquistar uma vida mais equilibrada.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *