Sexualidade

Doenças Sexualmente Transmissíveis: conheça e evite!

Conheça as doenças sexualmente transmissíveis mais famosas e veja como evitar!

DST ou Doenças sexualmente transmissíveis são provocadas por vírus, bactérias, fungos e outros organismos patológicos, através de relações com indivíduos contaminados, sem a utilização de preservativos.

Apesar de ser um assunto muito abordado atualmente, muitas pessoas descuidam-se e acabam tornando-se pacientes dessas doenças. Sendo assim, vale relembrar: use preservativos!

Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis: conheça e evite! (Foto: Divulgação)

As causas e os sintomas das DSTs

As causas variam de acordo com cada pessoa. As DSTs podem ser contraídas através de relações sexuais sem a utilização de barreiras, os preservativos.

Podem também serem transmitidas na gravidez, onde a mãe possui e consequentemente transmite a doença para a criança. E em locais com falta de higiene.

As Doenças Sexualmente Transmissíveis normalmente surgem em formas de bolhas, feridas e verrugas, ou simplesmente instalam-se sem causar reações à pessoa contaminada. Portanto, fique atento a todos os sinais e procure a ajuda médica periodicamente.

Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis: conheça e evite! (Foto: Divulgação)

Cuidados a serem tomados

Como já dito, essas doenças manifestam-se com reações visíveis ou de forma silenciosa.

Deste modo, todo o cuidado é pouco, e ao relacionar-se com alguém sem tomar as devidas precauções vá à consultas médicas em postos de saúde locais, consultórios ou hospitais, sempre que possível. Pois quando instaladas e descuidadas, as doenças podem progredir e consequentemente causar problemas sérios e sem tratamentos.

Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis: conheça e evite! (Foto: Divulgação)

Principais doenças sexualmente transmissíveis

Há diversas doenças causadas por organismos distintos, que possuem sintomas que nem sempre são aparentes. Porém, muitas delas apresentam sintomas parecidos.

As principais e mais conhecidas são:

1- AIDS, transmitida pelo vírus HIV, ela enfraquece o sistema imunológico do corpo que gera o aparecimento de doenças como, resfriados e infecções graves; Já até falamos sobre os sintomas da aids em outros artigos.

2- Tricomaníase, transmitida por um protozoário, atinge o colo do útero das mulheres e o pênis dos homens;

3- Gonorreia e Clamídia, geralmente atacam jovens e são transmitidas por bactérias que causam infecções nos órgãos genitais masculinos e femininos;

4- Sífilis, transmitida por uma bactéria através de relações sexuais, transfusões de sangue ou durante a gestação;

5- Hepatite A, B,C,D e E;

6- Herpes e Herpes genital;

7- Cancro mole, transmitido por uma bactéria que nos primeiros 15 dias de infecção causam febres e dores. Depois, causam feridas nos órgãos genitais;

8- Condiloma acuminado, conhecido também como: HPV, verruga genital ou cavalo de crista, é transmitido pelo HPV que pode causar câncer no colo do útero ou no ânus.

Doenças Sexualmente Transmissíveis
Doenças Sexualmente Transmissíveis: conheça e evite! (Foto: Divulgação)

Os tratamentos utilizados

Toda doença possui um tratamento específico que pode ser prescrito somente por um profissional da saúde. Mas nem todas podem ser curadas, este é o caso da AIDS e da Herpes Genital, porém para elas há tratamentos para amenizar as sensações.

A maioria das doenças é tratada com a utilização de medicamentos, como antibióticos, antifúngicos, com pomadas, vacinas e raramente cirurgias.

Se não tratadas e cuidadas a tempo, elas desenvolvem-se e tornam-se graves, podendo levar à morte ou a estados críticos, como:

– Esterilidade em ambos os sexos;

– Inflamação no órgão genital masculino, podendo causar a impotência sexual;

– Maiores chances de adquirir câncer;

– Inflamações nos órgãos reprodutores femininos, que causam a morte.

Além de medicações e tratamentos médicos, cabe a cada casal conversar sobre essas doenças e não deixar de utilizar preservativos nos atos sexuais.

Importante

Sempre procure seu médico ao menor sinal de qualquer uma dessas doenças e lembre-se: camisinha sempre!

Já falamos em outro artigo sobre como fazer massagem erotica, leia e aproveite!

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *