Conheça as doenças sexualmente transmissíveis mais famosas e veja como evitar!
DST ou Doenças sexualmente transmissíveis são provocadas por vírus, bactérias, fungos e outros organismos patológicos, através de relações com indivíduos contaminados, sem a utilização de preservativos.
Apesar de ser um assunto muito abordado atualmente, muitas pessoas descuidam-se e acabam tornando-se pacientes dessas doenças. Sendo assim, vale relembrar: use preservativos!
As causas e os sintomas das DSTs
As causas variam de acordo com cada pessoa. As DSTs podem ser contraídas através de relações sexuais sem a utilização de barreiras, os preservativos.
Podem também serem transmitidas na gravidez, onde a mãe possui e consequentemente transmite a doença para a criança. E em locais com falta de higiene.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis normalmente surgem em formas de bolhas, feridas e verrugas, ou simplesmente instalam-se sem causar reações à pessoa contaminada. Portanto, fique atento a todos os sinais e procure a ajuda médica periodicamente.
Cuidados a serem tomados
Como já dito, essas doenças manifestam-se com reações visíveis ou de forma silenciosa.
Deste modo, todo o cuidado é pouco, e ao relacionar-se com alguém sem tomar as devidas precauções vá à consultas médicas em postos de saúde locais, consultórios ou hospitais, sempre que possível. Pois quando instaladas e descuidadas, as doenças podem progredir e consequentemente causar problemas sérios e sem tratamentos.
Principais doenças sexualmente transmissíveis
Há diversas doenças causadas por organismos distintos, que possuem sintomas que nem sempre são aparentes. Porém, muitas delas apresentam sintomas parecidos.
As principais e mais conhecidas são:
1- AIDS, transmitida pelo vírus HIV, ela enfraquece o sistema imunológico do corpo que gera o aparecimento de doenças como, resfriados e infecções graves; Já até falamos sobre os sintomas da aids em outros artigos.
2- Tricomaníase, transmitida por um protozoário, atinge o colo do útero das mulheres e o pênis dos homens;
3- Gonorreia e Clamídia, geralmente atacam jovens e são transmitidas por bactérias que causam infecções nos órgãos genitais masculinos e femininos;
4- Sífilis, transmitida por uma bactéria através de relações sexuais, transfusões de sangue ou durante a gestação;
5- Hepatite A, B,C,D e E;
6- Herpes e Herpes genital;
7- Cancro mole, transmitido por uma bactéria que nos primeiros 15 dias de infecção causam febres e dores. Depois, causam feridas nos órgãos genitais;
8- Condiloma acuminado, conhecido também como: HPV, verruga genital ou cavalo de crista, é transmitido pelo HPV que pode causar câncer no colo do útero ou no ânus.
Os tratamentos utilizados
Toda doença possui um tratamento específico que pode ser prescrito somente por um profissional da saúde. Mas nem todas podem ser curadas, este é o caso da AIDS e da Herpes Genital, porém para elas há tratamentos para amenizar as sensações.
A maioria das doenças é tratada com a utilização de medicamentos, como antibióticos, antifúngicos, com pomadas, vacinas e raramente cirurgias.
Se não tratadas e cuidadas a tempo, elas desenvolvem-se e tornam-se graves, podendo levar à morte ou a estados críticos, como:
– Esterilidade em ambos os sexos;
– Inflamação no órgão genital masculino, podendo causar a impotência sexual;
– Maiores chances de adquirir câncer;
– Inflamações nos órgãos reprodutores femininos, que causam a morte.
Além de medicações e tratamentos médicos, cabe a cada casal conversar sobre essas doenças e não deixar de utilizar preservativos nos atos sexuais.
Importante
Sempre procure seu médico ao menor sinal de qualquer uma dessas doenças e lembre-se: camisinha sempre!
Já falamos em outro artigo sobre como fazer massagem erotica, leia e aproveite!
Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!