Dermatite: o que é e porque ocorre


Muitas pessoas tem dermatite e sofrem com a doença sem saber como tratar, muitas nem sabem o que é. Para ajudar essas pessoas hoje vou falar um pouco mais sobre a doenças, bem como o que é e porque ocorre. Se você quer saber fique aqui e leia o artigo.

Dermatite: o que é e porque ocorre (Foto: Divulgação)

O que é Dermatite?

Dermatite é uma doença de pele que a deixa vermelha e é infecciosa, além de dar bolhas e coceira. A dermatite pode aparecer em qualquer parte do corpo e em qualquer idade. A Dermatite é uma doença curável através de tratamento indicado por um dermatologista, pode ser cremes e medicamentos.  Vale lembrar que existem inúmeros tipos de Dermatite, como: Dermatite Seborreica, Dermatite de Contato, Dermatite Atópica, Dermatite Ocre, Dermatite Hipertiforme, Dermatite Esfoliativa, Dermatite Perioral, Dermatite de Fralda, Dermatite Numular. Para saber mais sobre cada um dos tipos de Dermatite clique aqui.

Dermatite: o que é e porque ocorre (Foto: Divulgação)

Porque ocorre a Dermatite?

O surgimento da dermatite pode ter inúmeros motivos, que podem ser de fundo emocional ou genético, porém também podem surgir por agentes externos como, por exemplo oleosidade da pele, clima frio.

Dermatite: o que é e porque ocorre (Foto: Divulgação)

Sintomas da Dermatite

A Dermatite apresenta vários sintomas, porém os mais comuns são coceira e erupções cutâneas. Porém cada tipo de dermatite apresenta sintomas diferentes, como é o caso da dermatite seborreica que apresenta manchas vermelhas, escamação e muita caspa. Quando os sintomas surgirem é importante procurar um especialista, no caso um dermatologista.

Dermatite: o que é e porque ocorre (Foto: Divulgação)

Como evitar a Dermatite?

Como os sintomas da dermatite podem variar de acordo com o tipo, assim ocorre com o tratamento. Cada tipo de dermatite pede um tratamento específico. Como por exemplo: na dermatite atópica o tratamento é evitar banhos quentes de mais e manter a pele hidratada, isso faz com que melhore muito, além do tratamento medicamentoso indicado pelo médico especialista. A dermatite de contato precisa de um tratamento mais forte que deve ser ministrado por um especialista, no caso um dermato, e pode ser medicamento via oral ou injetável, vai de acordo com a necessidade de cada paciente.

Se você tiver dermatite, não se automedique, procure sempre o médico, pois ele saberá qual o melhor tratamento para o seu caso.

Dermatite: o que é e porque ocorre (Foto: Divulgação)

Medicamentos usados no tratamento da Dermatite

Como já foi dito acima existem inúmeros medicamentos para tratar a dermatite de acordo com cada tipo. Os medicamentos mais usados são:

– Advantan

– Meticorten

– Nebacetin

– Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina

– Nitrato de Miconazol

– Dermazin.

Além dos tratamentos medicamentosos também tem os tratamentos caseiros, como:

Lavar das lesões com chá de tomilho;

Colocar compressas sobre as lesões com chá de aveia;

Colocar compressas frias de chá de malva nas lesões;

Usar babosa no tratamento das lesões;

As dermatites que atingem o couro cabeludo, pode aplicar óleo de lavanda.

Espero que tenha ajudado você com as dicas sobre tratamento para Dermatite.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *