Confira como é o trabalho de um psicólogo e como ele pode te ajudar a ter mais saúde mental e qualidade de vida. Veja como eles atuam e sua formação.
Nos dias de hoje, mais e mais pessoas estão deixando o preconceito de lado e reconhecendo que necessitam de ajuda para cuidar de sua saúde mental, ainda mais com o pós pandemia em que vivemos. Mas engana-se que essa área é recente.
Desde o início do século passado, as práticas psicológicas já eram exercidas no país, e dentre estas o ensino de “psychologia” (Massimi, 1990; Penna, 1992). Os cursos eram ministrados então, no âmbito de diversas áreas do conhecimento: Teologia, Direito, Medicina, Pedagogia e Filosofia e era com este perfil fragmentado e “adaptado” a outros saberes, que ocorria o repasse e construção do pensamento psicológico entre nós. No artigo de hoje, vamos mostrar então como um psicólogo atua para nos ajudar e como é sua formação. Também vamos mostrar quais as vantagens que consultar esse profissional podem nos trazer
Como é a formação de um psicólogo?
Quem quer se tornar psicólogo precisa entrar na faculdade. Existe o curso de licenciatura, com o qual o aluno pode atuar dando aulas, mas não está habilitado para o atendimento clínico, e o programa de bacharelado. A graduação em Psicologia tem duração total de 10 semestres (5 anos) e, após a conclusão do curso, o aluno recebe o título de bacharel. Durante os anos de faculdade, além da vasta carga teórica, o estudante também passa por um estágio supervisionado para ter conhecimento da prática da profissão.
Após o profissional se formar é imprescindível fazer algum treinamento e atualização como por exemplo os cursos de atualização da PROPSICO em psicologia. Afinal, as pesquisas e estudos da área nunca param e o profissional deve sempre estar atualizado com os melhores cursos.
Como eles costumam atuar?
Normalmente a atuação se dá em consultório, com o paciente sendo ouvido e várias técnicas sendo utilizadas pelo profissional, de acordo com a linha adotada pelo mesmo, seja psicanálise, análise comportamental, dentre outras.
Quais as vantagens de se consultar um psicólogo?
São várias, tais como:
- Autoconhecimento – Ir ao psicólogo pode nos ajudar a entender por que somos como somos ou por que agimos dessa maneira. Um profissional de saúde mental nos ajudará a nos conhecer , mesmo que pensemos que convivemos com nós mesmos há muitos anos.
- Controle da ansiedade – A ansiedade é uma das doenças mentais mais frequentes em nossa sociedade, e a terapia pode nos ajudar a adquirir as ferramentas para lidar com ela no dia-a-dia. Às vezes, podemos ficar sobrecarregados porque há estímulos externos que aumentam a ansiedade.
- Melhoria na qualidade de vida – O resultado não é milagroso, é claro. Essas melhorias são sentidas com o progresso do acompanhamento. À medida que você trabalha assuntos mais complexos e difíceis de falar em voz alta, percebe uma mudança extremamente positiva em diversos aspectos de sua vida diária. Uma pessoa lidando com uma depressão que atrapalha sua vida pessoal, seu trabalho e demais aspectos da vida, pode vir a se encontrar com o tratamento e ter uma vida muito mais plena e “normal” dentro do possível.
Ou seja, sem dúvida, são vários benefícios que pode ter a ida ao psicólogo, que podemos aproveitar e tornar nossa vida muito mais qualitativa, aprendendo como manejar esses tipos de transtornos, por outro lado tão frequentes.
Considerações finais
Bem caros leitores,esperamos que consigam com sucesso entender como o psicólogo pode te ajudar a ter mais saúde mental e mais qualidade de vida.
Se você possui novas dúvidas ou quer sugerir algo, pode deixar nos comentários!