Suplementos

O mundo online revoluciona a comercialização de suplementos alimentares



As novas tecnologias digitais, a ascensão de blogueiros, influenciadores e a constante evolução do consumidor estão a provocar grandes mudanças na forma como os produtos alimentares, incluindo os suplementos alimentares, são comprados, vendidos e comercializados.

A mudança dos consumidores e o fenómeno da digitalização levaram a uma revolução na forma como os alimentos funcionais, os suplementos alimentares e os complementos alimentares são comercializados e vendidos nos últimos anos. 

Novos conceitos que não existiam ou pareciam simples quimeras como a nutrição personalizada, as vendas online ou a capacidade de influenciar através das redes sociais estão agora completamente na agenda. E até mesmo formam ou devem fazer parte das estratégias de marketing e comercialização. 

Sem dúvida, as novas tecnologias digitais estão mudando a forma como a indústria de suplementos alimentares funciona.

suplementos alimentares

Comercialização de suplementos alimentares através das redes 

Estamos numa época em vender nas redes sociais é a forma mais simples de alcancer o maior número possível de consumidores. 

Há alguns meses, os gestores das grandes empresas de suplementos alimentares reconheceram, no evento Vitafoods, que a importância do marketing em linha – web e redes sociais – para aumentar a sensibilização, educar os consumidores e proporcionar um incentivo à compra não pode ser subestimada hoje em dia.

Cada vez mais, as compras de suplementos alimentares são feitas através de um fornecedor online, especialmente entre os millenials e a geração X, que preferem usar seus smartphones para comprar certos produtos antes de irem para um ponto de venda físico. 

Além disso, as gerações anteriores estão também a utilizar activamente a Internet e as redes sociais para informação e compras. 

Por conseguinte, é essencial trabalhar na comercialização em todos os canais de distribuição, uma vez que os consumidores compram os complementos alimentares mais horizontalmente do que verticalmente.

Neste cenário digital, a indústria de alimentos e suplementos alimentares tem uma nova oportunidade de crescer e expandir-se. O objetivo é saber onde seus clientes potenciais estão em todos os momentos e tudo isso acontece levando em conta o canal online e apostar na comunicação em fóruns web, blogs, redes sociais e através de influenciadores.

Influenciadores e suplementos alimentares

A última edição da Vitafoods também destacou o papel que os influenciadores estão desempenhando nas redes sociais e o poder que eles podem exercer positiva ou negativamente sobre uma marca e/ou produto. 

A tendência actual é que o consumidor dê mais credibilidade e confiança a este novo perfil social do que às fontes tradicionais de autoridade em matéria de nutrição e saúde. A principal razão é o envolvimento emocional com as histórias que contam.

 

Com base nessa realidade, a indústria de suplementos alimentares também recebe novas oportunidades para “educar” os consumidores sem se referir a produtos específicos através desses novos “porta-vozes”. 

Em qualquer caso, é fundamental que as empresas saibam trabalhar com uma influência de forma adequada, tendo em conta que existe uma lei que estabelece o direito do consumidor a receber informação correcta, objectiva, certa, eficaz, compreensível e suficiente e que sanciona os que não a cumprem.

As oportunidades oferecidas pelo mundo online para expandir e crescer o negócio de suplementos alimentares estão crescendo. 

A Afepadi está consciente do importante papel das novas tecnologias digitais e dos novos perfis que surgem em cena como resultado do processo de digitalização. 

Em qualquer caso, é essencial conhecer e analisar em detalhe as diferentes alternativas oferecidas para escolher a correcta e, acima de tudo, definir quem se quer explicar, de que forma, como, quando e onde para construir confiança e, ao mesmo tempo, evitar cair na sobre-saturação do canal online e possíveis efeitos indesejáveis como confusão ou desinformação.

Aqui estão as principais coisas que você precisa considerar para vender mais produtos online…

  • Produzir vídeos de produtos turísticos ou de revisão de produtos – estes ajudarão a aumentar a taxa de conversão, pois permitem que as pessoas realmente vejam o produto
  • Se você estiver fora de estoque – ofereça-se para pegar os detalhes do cliente e chamá-los de volta quando tiver estoque disponível
  • Certifique-se de que o seu site é rápido.  Para cada segundo que leva a sua página para carregar – você acabou de perder um cliente impaciente (apontar para 3 segundos – 6 ou mais segundos é muito lento).  Você pode monitorar a velocidade do seu site através do Google Analytics
  • Monitore o que as pessoas estão procurando no seu site – você pode encontrar a demanda por produtos que você não (ainda) carregar ou você pode achar que as pessoas estão escrevendo mal certos nomes de produtos para ajudá-lo a vender mais online
  • Certifique-se de que você tem um blog onde você fala sobre a sua gama de produtos, descontos e ofertas e novos produtos interessantes que você estará estocando em breve
  • Se você apenas aceitar o PayPal como um pagamento, certifique-se de testar o design da sua página de checkout, você parece confiável?
  • Oferecer uma garantia de devolução do dinheiro

Se trabalha com suplementação alimentar, siga nossas dicas. Vai ver que irá ter muito sucesso. 

 

Gostou do Artigo? Receba novidades em primeira mão:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *